5 plataformas para estudar durante a quarentena

Divulgação

Adaptação tem sido a palavra de ordem nas últimas semanas no Brasil. Muitas empresas passaram a operar em sistema home office, escolas foram fechadas e centenas de pessoas perderam seus empregos. Nesse momento em que “sobra” tempo em casa, uma boa ideia é aprender algo novo, tarefa que fica mais simples com o apoio de sites e aplicativos especializados. Conheça 5 plataformas para estudar durante a quarentena.

Um novo idioma

Saber falar uma segunda língua, como inglês e espanhol, comprovadamente dá mais chances no mercado de trabalho e pode aumentar em mais de 50% o valor do salário. Em número de países, o francês é o segundo idioma mais falado do mundo. Mas você sabia que aprender francês também é bastante valorizado pelas empresas? Assim, as corporações que buscam expandir seus negócios, passaram a procurar por profissionais fluentes no idioma.

Divulgação

O aprendizado de uma língua pode ser feito em casa, com o apoio de sites e apps. Uma das plataformas mais recomendadas de ensino de idiomas é a Babbel, um aplicativo (com versão para o computador), que propõe lições diárias de 15 minutos com exemplos de situações reais, para ajudar o usuário a ganhar fluência. Há ainda um sistema de reconhecimento de voz, para garantir que a sua pronúncia esteja correta.

A Babbel não é um aplicativo totalmente gratuito, mas quem não quiser fazer uma assinatura pode aproveitar o período de teste para entender as funcionalidades e os diferenciais da empresa. Com o preço acessível, em planos de 1 a 12 meses, é possível ter uma verdadeira imersão para aprender outro idioma.

Desenvolva suas habilidades

Quer aprender alguma novidade da sua área de trabalho? Ou prefere estudar um tema completamente novo para ter outras oportunidades profissionais? Em ambos os casos, você pode utilizar a plataforma Udemy, que permite que professores do mundo inteiro disponibilizem aulas e cursos completos para quem quiser assistir.

Divulgação

Apesar de parte dos cursos serem pagos, existe uma boa gama de conteúdo totalmente grátis. Basta fazer o cadastro no site para se inscrever no curso de seu interesse e começar a estudar. Outro ponto positivo da Udemy é que não é incomum a ocorrência de promoções, que faz com que várias formações custem poucos Reais.

Dicas para quem quer empreender

Para aqueles que tem o desejo de abrir sua própria empresa, uma plataforma que pode ser de grande ajuda é o site do Sebrae. Por ser focado nos micros e pequenos empreendedores, conta com uma série de aulas preparatórias, que ensinam desde a análise de viabilidade de negócio, até como fazer o marketing da marca pelas redes sociais.

Divulgação

Todos os cursos presentes no Sebrae são gratuitos, com aulas preparadas e apresentadas por profissionais da área. E se as vídeo aulas não despertarem sua atenção, no site do Sebrae existe uma área específica com artigos escritos com o mesmo objetivo das lições. Ou seja, você pode ler uma publicação sobre atendimento ao cliente, por exemplo, ao invés de assistir uma aula virtual.

Administração e tecnologia

Profissionais da administração ou da tecnologia podem contar com o site da Fundação Bradesco para desenvolver suas habilidades. Criado inicialmente para treinamento interno dos profissionais do banco, com o tempo passou a aceitar estudantes “de fora”, com cursos focados no setor administrativo, sistemas e gestão de pessoas. Recentemente, a Fundação Bradesco anunciou parceria com a IBM, adotando a plataforma Open P-TECH para educação virtual.

Divulgação

Por ser idealizado pelo banco, todas as aulas são elaboradas por profissionais qualificados. Qualquer pessoa pode fazer seu cadastro na plataforma, para ter acesso aos cursos. Ao final das lições, o usuário recebe um certificado, que pode ser compartilhado em redes sociais como o LinkedIn ou adicionado ao currículo.

Diplomas internacionais

Já pensou fazer um curso de uma universidade internacional? Isso é possível pelo site Coursera, que reúne vídeo aulas de grandes centros de ensino e empresas de todo o mundo. Entre os nomes que promovem lições no site estão Universidade de Illinois, Stanford, Imperial College London, Google e IBM.

Divulgação

As aulas são divididas em segmentos de ensino, como negócios, ciência da computação, ciência de dados, línguas, entre outros. Todos os cursos são grátis, mas se você quiser o certificado oficial da instituição, precisará pagar a taxa pela emissão. De qualquer forma, é uma ótima oportunidade de estudar com grandes nomes do ensino.

A Internet possibilitou não só a conexão entre as pessoas, mas o acesso à educação. E com tantas boas plataformas disponíveis, tudo que o usuário precisa fazer é escolher seu curso preferido e se dedicar aos estudos. Preparado para começar?