Westworld | Linha do tempo e principais conexões

Se as múltiplas linhas do tempo da segunda temporada de Westworld estão dando nó na sua cabeça, você não está sozinho. Uma das grandes viradas da primeira temporada foi quando o público descobriu que a história estava sendo contada em três períodos de tempo diferentes. A segunda temporada continuou indo e voltando no tempo: nós vimos Arnold entrevistando Dolores no início do parque, vimos um pouco mais do relacionamento entre William e Logan após sua jornada em Westworld juntos e fomos apresentados a novos mistérios, entre eles A Porta e o Além do Vale – que podem ou não ser a mesma coisa.

Não só a segunda temporada adicionou mais linhas no tempo, como incluiu novos parques, entre eles o Shogun World e o The Raj. Os personagens ficaram mais espalhados no mapa e os episódios mais distribuídos no tempo. Se você está indo para a reta final ainda meio perdido, confira o guia de linhas do tempo abaixo. Todas as datas foram tiradas de easter eggs dentro do site da Delos, que confirma que a revolta dos anfitriões no final da primeira temporada se passou em 15 de junho de 2052.

2015-2020 – A origem de Westworld

A cena mais antiga que vemos na série é uma interação entre Arnold e Dolores durante o desenvolvimento do parque, antes mesmo dele ser inaugurado. Arnold se torna obcecado com a ideia de guiar Dolores e os outros anfitriões a ganharem consciência.

Durante esse estágio de desenvolvimento, quando o trabalho de Robert Ford e Arnold ainda continua um segredo, os dois inventores levam uma seleção de anfitriões para fora do parque. Eles fazem uma demonstração para Logan Delos, que é enganado pelo realismo dos anfitriões e seduzido por Angela.

Logo após, Arnold acredita que ele fez uma grande descoberta através de Dolores que prova que os anfitriões são capazes de ter consciência e tenta convencer Ford a não abrir o parque. Suas tentativas acabam falhando e então Arnold tenta uma última jogada desesperada para impedir que o parque se abra: ele mistura a mente de Dolores com a de um personagem vilão, Wyatt. Com a ajuda de Teddy ela entra em uma agitação pelo parque, matando os anfitriões e finalmente matando o próprio Arnold atirando na cabeça dele.

Após o massacre, um guerreiro chamado Akecheta encontra os corpos e descobre o enigma do labirinto que Arnold deu à Dolores para ajudá-la a “acordar’. O labirinto desencadeia a jornada de Akecheta para sua própria auto atualização.

Infelizmente, o sacrifício de Arnold falha. O parque abre, mas devido a grandes custos para construir e manter os anfitriões, eles enfrentam problemas financeiros e ameaçam fechar as portas novamente.

2020-2025 – Westworld precisa de fundos

Logan visita Westworld de forma entusiasmada nas primeiras vezes, mas não obtém sucesso ao tentar convencer seu pai, James Delos, a investir no parque. O que é compreensível, já que Delos não confia muito nas habilidades em negócios de seu filho mimado e festeiro.

Durante esse tempo, William entra em cena. Um empregado da Delos, Inc. William é promovido à um cago melhor após se tornar noivo da filha de James Delos. Logan decide dar as boas-vindas ao futuro cunhado o levando ao parque pela primeira vez. Essa viagem é uma das maiores histórias da primeira temporada, que mostra William gradativamente se apaixonando por Dolores conforme ela se desvia de sua narrativa usual e viaja por Westworld com William e Logan.

Após Logan apunhalar Dolores e expor seu interior à William como uma forma de lembra-lo que ela é um simples robô, Dolores sai cambaleando e a jornada de William ao lado mais obscuro começa. Ele mata os Confederados, amarra Logan pelado em um cavalo e começa uma viagem sangrenta por Westworld em busca de seu amor perdido. Quando ele eventualmente a encontra novamente, ele a vê pegando uma latinha do chão, exatamente como na primeira vez que esteve no parque e percebe que todas as ações dela são programadas. Ele chega à conclusão de que tudo que viveu com ela era apenas uma manipulação e seu coração endurece em relação à Dolores e a todos os outros anfitriões do parque.

Akecheta encontra Logan no deserto – pelado e murmurando que “esse é o mundo errado” e que ele precisa encontrar “a porta”. Akecheta dá um cobertor a ele e diz que seu povo virá atrás dele. Mais tarde, Akecheta afirma que as palavras de Logan despertaram algo dentro dele.

Entretanto, William continua profundamente interessado em Westworld e em seu potencial. Ele convence Delos a investir no parque dizendo que pode servir como uma incrível ferramenta de pesquisa de marketing – que permite observar os abastados frequentadores do parque quando eles acreditam que ninguém está olhando. Delos é convencido e o parque é salvo.

2025-2051 – Westworld está sob o controle da Delos

Com a revelação de que William e o Homem de Preto são a mesma pessoa, a segunda temporada de Westworld ficou livre para explorar os anos entre a primeira ida de William ao parque e as cenas dos dias atuais. Nós ficamos sabendo que a exploração do parque não era só para fins comerciais, William começou a trabalhar em uma maneira de alcançar a imortalidade colocando uma mente humana em um corpo hospedeiro.

Durante esse período nós vemos cenas de flashback nas quais William entrevista Dolores e a trata de maneira fria, a chamando de “coisa”. Ele a leva para um local remoto no deserto onde algum grande projeto está sendo embarcado. Nós ficamos sabendo mais tarde que o projeto é o Além do Vale/Glory/A Porta/A Forja – nomes diferentes para um local que na verdade é onde são guardadas as informações sobre os visitantes do parque que mais tarde são usadas para formarem versões dessas pessoas.

Nós vemos a festa de aposentadoria de James Delos, na qual Dolores está tocando piano. Delos pressiona William para que ele ande mais rápido com o projeto da imortalidade. Neste ponto, William está casado com a filha de Delos e sua própria filha, Grace, aparece com cerca de oito anos de idade.

Após algum tempo, Delos morre e William começa a tentar replicar sua mente dentro de um corpo hospedeiro. Nós vemos duas conversas entre a versão jovem de William e a versão anfitriã de Delos, na qual William usa exatamente o mesmo dialogo para tentar estabelecer uma linha de base. Todas as vezes que Delos percebe ser um anfitrião, suas funções cognitivas travam e começam a deteriorar.

Em algum ponto durante o período de experimentação, a esposa de William se suicida. Logan também sofre uma overdose e morre.

Por volta de 2051, William mata a filha de Maeve apenas para descobrir qual a coisa mais perversa que ele pode fazer. Esse ato o leva a descobrir o Labirinto e ele começa a ficar obcecado em resolver o que ele acredita ser um jogo escondido dentro de Westworld. Maeve não consegue se recuperar da morte da filha, então é atribuído um novo papel para ela como a dona do Mariposa Saloon.

Por volta da mesma época (não fica claro se é um pouco antes ou depois), William visita Delos uma última vez – a tentativa de número 149 de aperfeiçoar a imortalidade. Neste ponto ele já perdeu as esperanças de que isso seja possível e se utiliza da tentativa para assegurar de que ninguém deveria viver para sempre. Após revelar a verdade para Delos (incluindo a revelação de que seus dois filhos estão mortos), William deixa o híbrido de humano e anfitrião enlouquecendo em sua prisão de plástico.

2052 – Primeira Temporada

Os dias atuais da primeira temporada e também da segunda se passam em 2052 e levam ao evento que aconteceu em 15 de junho de 2052. Durante um período de tempo (que parece ser algumas semanas ou até mesmo alguns meses), várias grandes histórias se passam ao mesmo tempo.

Ford está planejando algum tipo de nova narrativa, mas mantém os detalhes para si. Ele atualizou recentemente alguns dos anfitriões do parque para incluir uma nova peculiaridade chamada “devaneios” – que permite os anfitriões manterem memórias de suas antigas vidas para fazê-los mais reais. Alguns dos anfitriões começam a dar defeitos por conta dos devaneios.

Durante esse período, Maeve acorda na oficina e é exposta a verdade por trás de seu mundo. Seu conhecimento sobre a verdade persiste mesmo após ela ter sua memória apagada, e com a relutante ajuda dos técnicos Sylvester e Felix, ela aprende mais sobre o parque e começa a planejar sua fuga.

William embarca em sua jornada para encontrar o Labirinto, primeiro ele recruta Lawrence para acompanha-lo, mas após encontrar Teddy quase morto, ele sacrifica Lawrence para pegar seu sangue e arrasta Teddy com ele pelo resto do caminho.

Isso leva William a cruzar seu caminho com Dolores, que vem retraçando seus passos da jornada com William por décadas já que ela também está à procura do Labirinto – apesar de fazer isso sem consciência. Eles se chocam no cemitério do lado de fora da recém-criada igreja de Ford e se envolvem em uma briga que termina com William esfaqueando Dolores. Ela é encontrada por Teddy e pede para que ele a carregue até “onde as montanhas encontram o mar”

Durante algum ponto entre tudo isso, Bernard foi até o laboratório secreto onde Delos estava sendo mantido. Ele obteve um módulo de controle para outro híbrido humano-anfitrião no parque, antes de abater todos os técnicos e drones que trabalhavam no laboratório.

15 de junho de 2052 – Começa a nova narrativa em Westworld

Teddy leva Dolores até o local onde as montanhas encontram o mar e ela morre dramaticamente em seus braços. As luzes se acendem e aplausos começam, revelando que na verdade isso tudo foi apenas a introdução da nova narrativa de Ford, que é chamada “Jornada na Noite”

Os membros do conselho da Delos, incluindo William, celebram até que Ford para a festa para fazer seu discurso. O discurso acaba com Dolores, cuja mente está mais uma vez focada no lado do personagem Wyatt, dando um tiro na cabeça de Ford. Isso desencadeia um levante dos anfitriões que começam a massacrar os convidados da festa.

Enquanto tudo isso acontece, Maeve está cuidando de seu plano de fuga. Ela libera e recruta Armistice e Hector e eles baleiam seu caminho para for a do Mesa Hub. Maeve chega à estação de trem que a levará para Liberdade, mas no último minuto decide voltar e ficar em Westworld para procurar por sua filha.

15 de junho à 29 de junho de 2052 – O resultado imediato

Após a festa de “Jornada na Noite” desencadear o caos e o derramamento de sangue, William consegue sobreviver e – após conhecer a versão robô de um Ford mais jovem – descobre que Ford criou um jogo para ele chamado A Porta. Ele embarca na busca pela Porta, mais uma vez recrutando Lawrence como seu companheiro de viagem.

Dolores agora é uma combinação de Dolores e Wyatt e com o culto que ela comanda, ela anda por Westworld exigindo vingança sombria sobre os hóspedes humanos e recrutando aliados em sua busca por algo chamado Além do Vale, que ela acredita ser uma arma que irá permitir que ela tenha controle não só do parque como do mundo de fora também. Após modificar Teddy para torná-lo menos compassivo e mais sanguinário, Dolores lidera um ataque ao Mesa Hub e chega até o local onde estavam mantendo seu pai Peter Abernathy – a chave para destrancar A Porta. Entretanto, na jornada para Além do Vale, Teddy se mata para poder se ver livre da manipulação de Dolores.

Quando tudo está caindo aos pedaços, Maeve está na Mesa Hub. Ela encontra o egoísta diretor de narrativas Lee Sizemore e força ele a ajudá-la a procurar por sua filha, reunida com Hector e mais tarde com Armistice, Sylvester e Felix. Durante uma visita que abriu as mentes ao Shogun World, Maeve ganha a habilidade de controlar outros anfitriões telepaticamente através da malha de rede que conecta todos eles. Ela eventualmente encontra sua filha, mas quase que imediatamente a perde novamente quando Maeve é capturada pela Delos e sua filha é capturada pela Nação Fantasma. Maeve é levada de volta para a Mesa Hub e a Delos encontra uma maneira de replicar sua malha de rede para controlar a lobotomizada Clementine – permitindo que eles espalhassem um vírus entre os anfitriões que fazia com que eles matassem uns aos outros.

O resultado da nova narrativa de Ford não se limita ao parque Westworld. Tanto o The Raj, quanto o Shogun World também tem seus anfitriões fugindo de suas narrativas, como descobre Grace – a filha de William. Ela é perseguida pelo The Raj por um tigre e é levada através do rio para Westwold, onde é capturada pela Nação Fantasma. Ela escapa e acaba encontrando seu pai, mas a reunião acaba em tragédia quando William – acreditando que Grace é uma anfitriã criada por Ford para enganá-lo – atira e mata sua filha.

Bernard e Charlotte Hale acabam juntos após os eventos da festa e Charlotte revela que a Delos só enviará ajuda caso eles entreguem um dos anfitriões – Peter Abernathy. Enquanto tentam recuperar Abernathy, Bernard é capturado e levado até uma caverna, lá ele encontra Elsie, a técnica desaparecida na primeira temporada. Elsie e Bernanrd vão até o fundo da caverna e encontram uma entrada para o laboratório no qual James Delos estava sendo mantido e os dois acabam com seu sofrimento.

Mas os problemas de Bernard não acabam por aí. Ele e Elsie retornam ao Mesa Hub para investigar O Berço – um local onde é mantido o backup de todos os anfitriões de Westworld, como se fosse uma versão de realidade virtual do parque. Lá, Bernard descobre que Ford criou uma versão de inteligência artificial de si mesmo, que se hospeda no corpo de Bernard e o força a matar vários seguranças da Delos. Bernard e Elsie deixam o Mesa Hub após o ataque de Dolores e vão para o Além do Vale.

De junho de 2052 – Duas semanas depois

Bernard acorda na praia e é encontrado por Stubbs, que o apresenta ao COO da Delos Karl Strand. A Delos enviou reforços ao parque, indicando que Charlotte conseguiu enviar Abernathy para eles. Na costa da praia, Bernard e os outros descobrem vários corpos flutuando – entre eles está Teddy. Mais tarde, Bernard se reúne novamente com Charlotte.

O episódio final da segunda temporada de Westworld vai ao ar domingo, 24 de junho às 22h na HBO