WandaVision WandaVision

WandaVision | Confira os easter eggs do quinto episódio da série

Divulgação

O quinto episódio de WandaVision foi lançado nesta sexta-feira e aqui estão todos os principais easter eggs que apareceram nele.

Os telespectadores esperaram muito tempo por novos conteúdos do Universo Cinematográfico Marvel, principalmente porque alguns dos filmes tiveram que ser adiados pro conta da pandemia de coronavírus. Agora, finalmente, a Fase 4 começou oficialmente – embora não da maneira que todos esperavam. WandaVision é a primeira série de TV produzida pelo Marvel Studios, com transmissão exclusiva pelo Disney+.

Estrelada por Elizabeth Olsen e Paul Bettany como a Feiticeira Escarlate e o Visão, WandaVision é diferente de tudo visto no MCU até agora. É uma homenagem a comédias clássicas como The Dick Van Dyke Show, A Feiticeira e I Love Lucy, ambientadas em um mundo estranho onde nada é o que parece. Os três primeiros episódios mostram muito dessa estranheza ao mesmo tempo em que tentam deixar algumas pistas para que sejam reveladas ao longo do caminho.

O quarto episódio de WandaVision finalmente revela o que está acontecendo no MCU “real” – e está cheio de easter eggs da Marvel. WandaVision pode parecer uma comédia, mas na verdade é um mistério. Por que a Feiticeira Escarlate e o Visão se envolveram em uma realidade baseada em sitcom? No quarto episódio, a Marvel deu algumas pistas importantes ao revelar que a S.W.O.R.D. está trabalhando no mistério da mesma maneira que os espectadores.

Divulgação

Isso é literalmente o caso, porque os episódios da sitcom estão sendo transmitidos para o universo na forma de Radiação Cósmica de Fundo em Microondas. Os agentes da S.W.O.R.D. que monitoram a cidade de Westview estão literalmente assistindo aos mesmos episódios que o público está – embora estejam sendo misteriosamente censurados, o que significa que os espectadores do Disney+ têm mais algumas pistas. O conceito é divertido e será fascinante ver o que acontece a seguir. Além disso, o episódio mais recente sutilmente reescreve a história do próprio MCU – e apresenta uma série de personagens recorrentes importantes.

Wanda Maximoff tem tudo de que precisa – e, no entanto, está evitando desesperadamente aceitar o único fato verdadeiro da realidade:  não existe “Felizes para Sempre”. E então, quando os espectadores começaram a pensar que  descobriram o que realmente está acontecendo em WandaVision, há uma reviravolta chocante no final do quinto episódio quando a campainha toca. É hora da realidade distorcer mais uma vez, de uma maneira que pode ter repercussões massivas para o MCU.

Aqui estão todos os principais easter eggs que apareceram no quinto episódio de WandaVision.

Memórias perturbadoras de Wanda adolescente

Os créditos de abertura de WandaVision muitas vezes foram criativos e caprichosos, os do quinto episódio não são diferentes. Talvez o momento mais perturbador seja uma foto de uma adolescente excêntrica – se você olhar ao fundo, poderá ver sua terra natal devastada já que esteve em um estado de guerra civil por décadas. É interessante notar que nenhuma dessas fotos enfatiza a conexão familiar de Wanda, mostrando seu irmão, Mercúrio.

Wanda Maximoff não é a Feiticeira Escarlate (ainda)

WandaVision

O episódio faz questão de frisar que Wanda Maximoff nunca adotou formalmente um nome de super-herói. Kevin Feige confirmou que WandaVision verá Wanda Maximoff se tornar oficialmente a Feiticeira Escarlate, adotando sua própria personalidade dos quadrinhos. Durante a CCXP de 2019, Feige confirmou que série iria “revelar um nome que eu nem tenho certeza de que falamos no MCU ainda, mas certamente fazemos um grande negócio em [WandaVision], que é que Wanda é na verdade, a Feiticeira Escarlate. O que isso significa, que ela é a Feiticeira Escarlate?”

Nos quadrinhos, Wanda é na verdade a última em uma longa linhagem de feiticeiros a herdar este título; sua mãe Natalya Maximoff foi uma das maiores dessa linha, uma mulher que sacrificou até sua alma imortal para salvar a própria bruxaria. Algumas das primeiras imagens de WandaVision sutilmente fizeram referência ao famoso capacete que Wanda usa nos quadrinhos, mais uma coisa que ela tem em comum com sua mãe, então isso pode acabar sendo um ponto importante da trama.

Os poderes de Monica Rambeau são sugeridos

É bastante claro que a experiência de Monica Rambeau em Westview a mudou de alguma forma permanentemente – os cientistas da S.W.O.R.D. são completamente incapazes de conduzir raios-X nela. Este é um aceno sutil para a transformação de Monica nos quadrinhos, onde a exposição à energia extradimensional garantiu a ela a habilidade de manipular o espectro eletromagnético. Monica já passou por uma série de codinomes, incluindo “Capitã Marvel”, “Spectrum” e até “Fóton”. O último deles era o apelido de sua mãe no MCU e fótons são citados no quinto episódio, então é possível que Monica adote isso em homenagem a sua mãe e em reconhecimento por suas habilidades.

Darcy cunhou o termo “The Hex”

A bolha de realidade que cobre Westview tem forma hexagonal e, como resultado, Darcy a chamou oficialmente de “The Hex”. Este é um bom aceno para os quadrinhos, onde a Feiticeira Escarlate manipula a natureza da probabilidade liberando o que é comumente descrito como “Hexes”. Será interessante ver se a forma hexagonal foi meramente configurada para este easter egg ou se há uma razão real para a bolha de realidade assumir esta forma.

Quanto as pessoas sabem sobre a batalha final de Vingadores: Ultimato?

Os fãs de super-heróis adoram discutir sobre quem é o Vingador mais poderoso e a Marvel frequentemente usa a discussão sobre esse ponto para fins promocionais. Parece que as pessoas gostam de debater isso no próprio MCU, com personagens como Darcy e Jimmy memorizando os feitos de cada super-herói. Curiosamente, os dois parecem saber tudo o que aconteceu na batalha final em Vingadores: Ultimato, discutindo como a Feiticeira Escarlate e a Capitã Marvel foram tremendamente eficazes em seus próprios confrontos com Thanos; eles claramente ainda estão agindo como a perspectiva do público nesta história, o que é muito divertido.

Há algo estranho sobre este nível de conhecimento, no entanto, já que Homem-Aranha: Longe de Casa sutilmente sugeriu que os Vingadores ocultaram muito da verdade – com o mundo acreditando que o Capitão América morreu durante aquela batalha, sem saber que ele posteriormente viajou de volta ao passado via Reino Quântico. É possível que Darcy e Jimmy tenham invadido os registros da S.W.O.R.D., então eles sabem mais do que o público em geral.

Wanda roubando o corpo do Visão é a cena excluída de Vingadores: Ultimato

O Marvel Studios sempre teve a tendência de guardar as cenas excluídas para o caso de poderem ser utilizadas posteriormente. WandaVision na verdade usa uma dessas cenas excluídas de Vingadores: Ultimato, a cena que Paul Bettany revelou recentemente que a Marvel filmou com a  Feiticeira Escarlate colocando o cadáver de Visão em uma “espécie de gaveta de bolsa para corpos”. Esta foi cortada porque Kevin Feige sentiu que não combinava com o clima geral do filme e, na verdade, ele provavelmente estava certo. Além disso, a revelação que o corpo de Visão foi roubado por Wanda garante um momento inquietante no quinto episódio – o que é muito mais dramático.

Os Acordos de Sokovia

O episódio confirma que os Acordos de Sokovia ainda estão em vigor na Fase 4 e apoia ainda mais a teoria que a S.W.O.R.D. é responsável por aplicá-los, afinal um aspecto dos acordos cobre o desenvolvimento de inteligências artificiais, o que o quarto episódio já confirmou que é algo no qual a S.W.O.R.D. tem interesse. Monica Rambeau acaba de retornar ao serviço ativo e ela acha a nova abordagem brutal da S.W.O.R.D. – incluindo sua disposição de considerar Wanda Maximoff uma terrorista e sua aparente ânsia de abatê-la – bastante chocante.

Sparky/Faísca é o cachorro sintezóide do Visão

Sparky/Faísca, o cão, é uma referência explícita ao icônico Visão de Tom King, publicado nos quadrinhos. Lá, Visão tentou se estabelecer e construir uma família própria, criando uma família sintezóide. O cão pertencia originalmente a alguns dos vizinhos de Visão e ele foi morto quando acidentalmente desenterrou o cadáver do Grim Reaper e se eletrocutou na arma do vilão. Visão extraiu o cérebro dele de seu corpo e o usou para criar um cão sintezóide – o que ainda pode acontecer. Sparky/Faísca foi espancado até a morte por um dos filhos do Visão em um acesso de raiva, mas foi posteriormente ressuscitado pela Feiticeira Escarlate.

Tommy e Billy usam suas cores de super-heróis

Os espectadores podem ser perdoados por lutar para lembrar qual dos gêmeos de Wanda e Visão é qual, mas a Marvel ajudou codificando-os por cores de acordo com seus personagens nos quadrinhos. Nos quadrinhos, Billy é o feiticeiro Wiccano e ele normalmente se veste de vermelho, já Tommy é o super veloz Célere, e ele usa tons de azul e verde.

Lagos é uma referencia à Capitão América: Guerra Civil

Os anúncios de WandaVision teceram de forma consistente um fio narrativo do trauma através da história, com cada um dedicado a uma experiência diferente de dor e sofrimento no passado de Wanda. O anúncio no quinto episódio não é diferente, dedicado a uma marca de produtos de limpeza denominada “Lagos. Para quando você faz bagunça sem querer.” Uma referência aos acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil, em que Wanda foi incapaz de evitar que Crossbones causasse o caos com um atentado suicida. Ela foi injustamente culpada pela tragédia, que levou à assinatura dos Acordos de Sokovia.

Visão “desperta” pessoas

A capacidade de Visão de “despertar” as pessoas é um easter egg para da história em quadrinhos Dinastia M, onde a Feiticeira Escarlate reescreveu o mundo inteiro e criou uma falsa realidade. Lá, uma garota chamada Layla Miller resistiu à influência de Wanda e possuía a habilidade de despertar outras pessoas com um toque. Ela usou esses poderes para despertar os Vingadores, que forçaram Wanda a restaurar a realidade ao normal – embora a um custo.

O sotaque sokoviano da Feiticeira Escarlate faz um retorno

Em uma cena no quinto episódio, Wanda emerge do Hex para confrontar a S.W.O.R.D. e dizer a eles para recuarem. Ela volta a usar seu sotaque sokoviano natural durante aquela cena, ilustrando seu domínio e sua crença de que ela não tem nada a temer e não precisa mais fazer nenhum esforço para se encaixar. Curiosamente, o sotaque aparece novamente durante a discussão de Wanda com Visão mais tarde no episódio, ilustrando que seu controle realmente estava começando a falhar.

O Mercúrio de X-Men

O episódio termina com o toque da campainha e Wanda perplexa porque isso não foi algo que ela havia feito. Para sua surpresa, ela é saudada por seu irmão há muito perdido, Pietro – interpretado por Evan Peters, que também interpretou o Mercúrio nos filmes da franquia X-Men da Fox. No MCU, Mercúrio foi interpretado por Aaron Taylor-Johnson.

“O irmão perdido pode abraçar a irmã fedorenta até a morte?”, pergunta o Mercúrio reformulado. Esta versão do Mercúrio pode ter sido puxada pelo Multiverso de alguma forma e é muito cedo para dizer qual será o impacto disso a longo prazo no MCU.

Quantos easter eggs você conseguiu encontrar durante o episódio? Conta pra gente nos comentários!