Wandavision Wandavision

WandaVision | Confira os easter eggs do oitavo episódio da série

Divulgação

O oitavo e penúltimo episódio de WandaVision viu a história seguir em direção ao clímax, mas ainda repleta de easter eggs do MCU e referências da Marvel Comics. Os mistérios de WandaVision estão finalmente sendo revelados, com Agatha Harkness dando um passo à frente como a verdadeira vilã da série, com partes de sua própria origem reveladas. Mas parece que o poder de Wanda supera em muito o de Agatha e a velha feiticeira está ansiosa para entender como uma principiante como Wanda Maximoff se tornou tão poderosa.

Tudo isso leva ao episódio que interrompe a programação normal para revelar o que aconteceu no passado. Este é um episódio que revisita a história de origem de Wanda Maximoff no MCU, revelando verdades que haviam sido escondidas e, ao fazê-lo, reescrevendo a história de todo o Universo Cinematográfico da Marvel e re-contextualizando filmes passados. Enquanto isso, a cena pós-créditos do episódio lembra aos espectadores que não devem tirar a S.W.O.R.D. para fora da equação ainda, já que o diretor Hayward revela uma chamada “arma senciente” que ele claramente acredita que pode até mesmo enfrentar a Feiticeira Escarlate.

Aqui estão todos os easter eggs e referências no oitavo episódio de WandaVision.

Logo da Marvel em roxo

Nos últimos anos, o Marvel Studios se tornou cada vez mais criativo com a abertura de seus filmes e as interpretações de seu logo. Pense no tributo à Stan Lee em Capitã Marvel, o efeito de poeira para Vingadores: Ultimato e até mesmo a introdução de Pantera Negra redesenhada em homenagem a Chadwick Boseman. O oitavo episódio de WandaVision abre com o logotipo usual da Marvel transformando-se em um roxo brilhante, a cor marca registrada da magia de Agatha Harkness, refletindo o fato de ela ter assumido o controle do show.

Origem e poderes de Agatha Harkness

WandaVisionNos quadrinhos, Agatha Harkness é uma feiticeira antiga e sem idade que estava viva quando Atlântida caiu sob as ondas. Ela não parece ser tão velha no MCU, em vez disso remonta ao Julgamento das Bruxas de Salem de 1693, onde ela era aparentemente um membro desonesto de um clã de bruxas. Agatha foi colocada em julgamento por seus crimes, com sua própria mãe liderando uma tentativa de executá-la, mas qualquer magia que ela dominou permitiu que ela drenasse a energia vital do coven para si mesma. É possível que Agatha tenha continuado a se alimentar de outros feiticeiros desde então, atraindo a magia deles para dentro de si, aumentando seu poder ao longo dos séculos.

Os julgamentos das bruxas de Salem

WandaVisionAgatha Harkness estava envolvida no Julgamento das Bruxas de Salem nos quadrinhos também, mas em um papel ligeiramente diferente; ela era na verdade sua orquestradora, aprovando a perseguição de bruxas. Ela acreditava que isso era necessário para abater os fracos e até mesmo secretamente ofereceu membros de seu próprio coven para serem executados. A abordagem do MCU parece ser diferente, sugerindo que os experimentos de Agatha com magia proibida foram a causa da perseguição, com seu clã eventualmente descobrindo a verdade e tentando matá-la. Os famosos julgamentos das bruxas terminaram em 1693, presumivelmente porque Agatha se mudou e seu clã foi morto.

A mãe de Agatha pode estar ligada a Zhered-Na

WandaVisionQuando a mãe de Agatha se junta à tentativa de matar sua filha, ela manifesta todo o seu poder em uma “coroa” estonteante semelhante ao cocar de uma bruxa nos quadrinhos. O design é uma reminiscência de uma antiga feiticeira chamada Zhered-Na’s na Marvel Comics, talvez sugerindo que este coven aprendeu a magia atlante. Se for esse o caso, o livro de magia no porão de Agatha poderia muito bem ser o Tomo de Zhered-Na, que foi banido por causa de suas profecias sobre a destruição de Atlântida, mas cujo espírito sobreviveu após a morte para garantir que seus ensinamentos não fossem esquecidos. É até possível que as runas misteriosas usadas por Agatha Harkness para conter Wanda sejam de origem atlante.

A origem da Feiticeira Escarlate foi oficialmente recondicionada

Há muito está claro que a Marvel pretendia reformular a Feiticeira Escarlate, embora haja um intenso debate sobre se ela se tornaria uma feiticeira ou a primeira mutante do MCU. O oitavo episódio de WandaVision reescreve a história ao revelar que Wanda era uma jovem bruxa cujo poder provavelmente teria diminuído com a idade – se ela não tivesse sido exposta à Pedra da Mente. Isso se encaixa com os comentários de Kevin Feige em 2016, quando ele discutiu pela primeira vez como reconectar a Feiticeira Escarlate comparando seus poderes aos do Doutor Strange. Mas, para todos que acham que Wanda Maximoff pode agora ser realmente uma feiticeira, o episódio termina com um momento emocionante, sugerindo que sua magia é muito diferente daquela dos Mestres das Artes Místicas.

O hex da probabilidade

Agatha Harkness força Wanda a revisitar algumas das maiores tragédias de sua vida, incluindo o dia fatídico em que seu apartamento foi bombardeado durante a longa e violenta guerra civil em Sokovia. Ela e seu irmão Pietro ficaram presos nos escombros por dois dias, olhando para a luz piscante de uma bomba não detonada das Indústrias Stark. De acordo com Agatha, há um motivo pelo qual a bomba não explodiu: Wanda teceu um feitiço de probabilidade simples sobre ele, interrompendo seus mecanismos. Nos quadrinhos, esses feitiços de probabilidade foram de fato a primeira manifestação dos poderes místicos da Feiticeira Escarlate.

A bomba das Indústrias Stark

O projétil carrega o logotipo das Indústrias Stark, conforme discutido em Vingadores: Era de Ultron. Esta experiência levou Wanda e Pietro a ver Tony Stark em particular com ódio, e eles finalmente se ofereceram para os experimentos da Pedra da Mente da Hydra na esperança de se tornarem salvadores de seu país. O comercial do primeiro episódio era um easter egg apontando para esta cena, mostrando uma torradeira das Indústrias Stark com a mesma luz piscante da bomba não explodida.

Cetro do Loki

WandaVisionAs memórias de Wanda passam para seu tempo como cobaia de teste de Hydra, quando ela foi exposta à Pedra da Mente. Curiosamente, esses experimentos parecem ter sido bastante básicos, envolvendo simplesmente colocar as pessoas na presença da pedra – Wanda e seu irmão Pietro foram os únicos a sobreviver à exposição. Um recente livro guia do universo, The Wakanda Files, revelou que a Hydra não se estabeleceu apenas em Sokovia porque sentiu que poderia evitar a atenção do mundo lá, eles também observaram uma série de anomalias genéticas entre os Sokovianos, que eles acreditavam que os tornaria objetos de teste perfeitos para os experimentos da pedra. Isso sugere que ainda pode haver um componente genético para os poderes de Wanda, o que significa que mesmo agora a Feiticeira Escarlate ainda pode ser uma mutante latente, bem como uma feiticeira. Certamente a transformação de seu irmão em Mercúrio ainda não foi explicada, porque sempre pareceu estranho que a Pedra da Mente concedesse uma velocidade sobre-humana individual.

A silhueta da Feiticeira Escarlate dos quadrinhos

WandaVisionOs cientistas da Hydra assistem fascinados enquanto a Pedra da Mente explode com poder na presença de Wanda. A própria Wanda recebe uma visão misteriosa, na qual ela parece ver seu próprio futuro sendo trazido à existência. O traje da Feiticeira Escarlate usado é retirado diretamente dos quadrinhos, mas parece muito melhor do que as adaptações anteriores como no episódio de Halloween de WandaVision. Observe o adereço da cabeça tradicional dos quadrinhos, que pode muito bem ser um símbolo de seu poder.

O pós Vingadores: Era de Ultron

WandaVisionA viagem mágica e misteriosa de Agatha Harkness pelas memórias de Wanda continua, avançando rapidamente para o primeiro momento em que Wanda se uniu a Visão imediatamente após o filme Vingadores: Era de Ultron. Wanda estava de luto pela morte recente de seu irmão e Visão ofereceu-lhe conforto em um momento de tristeza, criando a conexão entre eles. Observe que Visão entra ao atravessar a parede, um hábito que ele ainda exibia em Capitão América: Guerra Civil, enquanto lutava para entender o propósito de usar portas.

A placa do carro

Há um easter egg sutil de Stan Lee no oitavo episódio de WandaVision: a placa do carro que Wanda está dirigindo em algumas cenas da memória diz “Excelsior”. A palavra latina pode significas “Ilustre, Elevado, Grandioso, Supremo ou Mais ao alto” e tornou-se o bordão de Lee nos anos 60, quando ele escrevia as respostas para as cartas dos fãs nos quadrinhos.

Magia do Caos

Agatha Harkness finalmente descobre por que Wanda é tão poderosa: ela exerce a Magia do Caos – uma força que Agatha acreditava ser apenas mítica, mas que permite a Wanda reescrever a própria criação. Nos quadrinhos, Magia do Caos é associada ao Elder God chamado Chthon, que o usou para governar a Terra até ser banido. Foi deliberadamente esquecido pela feiticeira da Terra porque era visto como muito perigoso, mas a Feiticeira Escarlate nasceu em um lugar onde o tecido da realidade era tênue e então Chthon foi capaz de imbuí-la com seu poder. O Doutor Estranho inicialmente acreditava que a Magia do Caos era apenas uma invenção da imaginação de Wanda, mas a verdade foi revelada quando Chthon invadiu a Terra e zombou do Feiticeiro Supremo por sua tolice.

O nome da “Feiticeira Escarlate”

Ilustre, Elevado, Grandioso, Supremo, Mais ao altoDe acordo com Agatha, no MCU, a Magia do Caos é um dom que raros usuários de magia chamados de “Feiticeira Escarlates” possuem, eles são seres “capazes de criação espontânea”. Isso se encaixa com um comentário feito por Kevin Feige na CCXP 2019, quando ele disse que WandaVision verá Wanda Maximoff se tornar oficialmente a Feiticeira Escarlate, adotando sua própria personalidade dos quadrinhos. Ele prometeu que a série iria iria “revelar um nome que eu nem tenho certeza de que falamos no MCU ainda, mas certamente fazemos um grande negócio em [WandaVision], que é que Wanda é na verdade, a Feiticeira Escarlate. O que isso significa, que ela é a Feiticeira Escarlate?”

A definição do MCU de Feiticeira Escarlate difere dos quadrinhos, onde é um título herdado – na série elas parecem ser muito mais raras.

Traje de Agatha Harkness

Agatha Harkness é mostrada usando um traje bastante parecido com o dos quadrinhos, embora seja um pouco mais sexy, já que a personagem mudou e não é mais uma mulher idosa. Ela está assumindo um grande risco ao confrontar Wanda abertamente em Westview, presumivelmente apostando que as crianças lhe dão a vantagem de que ela precisa. Mas com todo o seu poder, Agatha não tem ideia do que realmente está em jogo aqui – porque ela se esqueceu da S.W.O.R.D.

O Visão branco/cinza

O oitavo episódio de WandaVision revela que o Visão em Westview é uma construção mágica, um ser criado pela Magia do Caos sem nenhuma substância física – isso explica por que ele não pôde deixar Westview, porque ele estaria deixando a área da magia de Wanda. Mas a S.W.O.R.D. reparou o corpo do Visão real, que eles veem como uma arma. O novo design branco/cinza do Visão é uma referência notável ao arco de quadrinhos de John Byrne de 1989, Vision Quest, no qual o Visão foi desmontado e restaurado. O novo Visão era um sintezóide incolor e sem emoção que considerava a vida humana irrelevante – então ele com certeza será uma força a ser reconhecida.

Os oito episódios de WandaVision estão disponíveis no Disney+