Todos os personagem que a DC impediu o Arrowverse de usar

Divulgação/The CW

O Arrowverse e a série Smallville introduziram vários heróis e vilões icônicos da DC Comics na telinha, mas, apesar dos grandes elencos, a divisão de filmes da Warner Bros. manteve alguns personagens reservados para o cinema.

Smallville, que foi exibida entre 2001 a 2011, abriu o caminho para o universo atual da DC no canal The CW, mas tinha mais restrições do que os shows do Arrowverse. Naquela época, o estúdio estava preocupado em confundir os espectadores por ter, por exemplo, outro Batman em ação na TV enquanto a trilogia de Christopher Nolan‎ ainda estava em andamento nos cinemas.

Mas, uma vez que o Arrowverse foi criado em 2012, começando com Arrow, se deu o começo de uma nova era para os personagens da DC. À medida que os produtores por trás do Arrowverse começaram a criar histórias mais complexas, com personagens se cruzando entre os programas conectados, as coisas tiveram que mudar rapidamente, já que o Universo Estendido DC também estava se aprofundando. Ao longo dos primeiros anos do universo cinematográfico da DC, a CW foi forçada a remover vários personagens que estavam prestes a aparecer nos filmes. Além disso, mais personagens foram proibidos de aparecer nas séries por causa das próximas franquias. Houve até casos em que os produtores do Arrowverse tiveram que mudar de planos no último minuto depois de receberem limitações em relação à alguns personagens.

Atualmente, as limitações se tornaram mais fluidas com o Superman de Tyler Hoechlin obtendo sua própria série derivada, Superman & Lois, no começo de 2021. A mitologia dos morcegos foi recentemente introduzida no universo pela Batwoman, depois que a CW havia sido proibida há anos de fazer referência a Gotham City ou a qualquer personagem principal de Batman. De maneiras grandes e pequenas, o Arrowverse está incorporando mais do Universo DC à medida que as estações vão passando, mas até agora, aqui estão os personagens da DC que Smallville e o Arrowverse foram impedidos de usar.

Mulher-Maravilha

Divulgação

Uma das heroínas mais icônicas da DC, Diana Prince nunca foi capaz de se juntar ao The CW em nenhum dos programas em andamento ou à Smallville. Embora houvesse o planejamento de uma série que teria seguido a história de origem de Diana em Themyscira, ela nunca decolou. Após várias tentativas de desenvolver o piloto, a CW descartou completamente Amazon  – e essa foi a única tentativa da rede de levar a Mulher-Maravilha para a telinha. Durante a série Smallville, os produtores executivos tentaram várias vezes obter a aprovação da DC e da Warner Bros. para trazer Diana ao seu universo, mas a Warner Bros. estava desenvolvendo ativamente um longa-metragem, razão pela qual se recusaram a permitir que a série tivesse acesso a Diana.

Na 11ª temporada de Smallville, a história em quadrinhos de Bryan Q. Miller, finalmente introduziu a Mulher-Maravilha nesse universo. No entanto, Miller revelou em uma entrevista ao CBR que quando Smallville ainda estava no ar, eles estavam em discussões preliminares sobre como interpretar Diana até que o programa Wonder Woman de David E. Kelley para a NBC estivesse em andamento. A série de Kelley não deu certo, mas os roteiristas de Smallville foram capazes de esgueirar-se em algumas alusões a Diana ao longo da série, com easter eggs sobre Themyscira, Rainha Hipólita e Chloe Sullivan tendo conhecido uma “mulher maravilhosa“.

No caso do Arrowverse, a franquia Mulher-Maravilha em andamento, estrelada por Gal Gadot, os impediu de fazer Diana se juntar a seus colegas aliados da Liga da Justiça. No entanto, a primeira temporada de Batwoman confirmou que a Mulher-Maravilha existe oficialmente neste universo, também foi revelado que Themyscira existia na Terra-1. Embora ela não tenha reprisado seu papel como Diana em Smallville ou Supergirl, Lynda Carter, a Mulher-Maravilha original da TV, fez aparições especiais nas duas séries.

Batman

Divulgação

A Warner Bros. sempre manteve um controle firme sobre o Cavaleiro das Trevas de Gotham City. Antes de Smallville ser uma ideia para a Warner Bros. TV, eles estavam desenvolvendo uma série de Bruce Wayne que exploraria seus dias antes de se tornar o herói icônico da DC. Mas quando a divisão de filmes rejeitou a ideia em favor de reiniciar o Batman na tela grande, inspirou o lado da TV a desenvolver a série de Clark Kent com um conceito semelhante. Em seus 10 anos, Smallville ficou famosa por tentar várias vezes trazer Bruce para a série com ou sem a roupa de Batman. Se eles tivessem recebido permissão, teria sido fácil para Smallville trazer uma versão de Bruce, que também estava no meio de sua história de origem. Da mesma forma que a Mulher-Maravilha, o Batman foi introduzido no universo de Smallville nos quadrinhos da 11ª temporada. Apesar de nunca ter tido acesso a Bruce, a série fez algumas alusões a Gotham City, além de Chloe dizer que conheceu “um bilionário com brinquedos de alta tecnologia”.

O Arrowverse, no entanto, conseguiu romper a barreira mais do que Smallville, especialmente nas últimas temporadas. Depois que vários inimigos de Batman foram introduzidos nos primeiros anos, Gotham City e Bruce Wayne foram citados na 6ª temporada de Arrow, confirmando que uma versão do Cavaleiro das Trevas estava na Terra-1. Quando Batwoman estava prestes a ingressar na CW, abriu o portão para o universo compartilhado de Greg Berlanti e o acesso à mitologia maior do Batman. Antes da estreia de Kate Kane no Elseworlds, vários dos inimigos de Batman foram mencionados e o crossover em si era uma mistura de easter eggs centrados em Batman. Desde que a série estreou, Bruce ainda estava desaparecido, o que fez com que Kate assumisse o amnto e se tornasse sua própria heroína.

No entanto, através da exposição na primeira temporada, mais detalhes foram revelados sobre esta versão do detetive icônico da DC Comics, incluindo o fato de ele ter matado o Coringa. Em Crise Nas Infinitas Terras, os espectadores foram capazes de conhecer uma versão diferente de Bruce, quando Kevin Conroy retratou uma versão cínica da Terra-99. O final da temporada de Batwoman revelou, através de Hush ganhando seu novo rosto que Warren Christie é o Batman do Arrowverse. Se ele vai ou não interpretar o Bruce real ou usar o traje como o Cavaleiro das Trevas ainda não sabemos.

Vandal Savage

Divulgação

Enquanto o Arrowverse foi capaz de introduzir o Vandal Savage como o primeiro vilão de Legends of Tomorrow, Smallville teve um grande problema. Dean Cain, estrela de Lois & Clark: As Novas Aventuras do Super-Homem, deveria aparecer na série durante a sétima temporada. no quarto episódio, mas seu personagem foi mudado no último minuto. Cain deveria interpretar o imortal vilão da DC, mas o estúdio estava planejando ter Vandal Savage em um filme não divulgado na época. Por causa das demandas do estúdio, os escritores de Smallville foram forçados a mudar o personagem de Caim para Curtis Knox, um médico imortal. Mais tarde, esse nome seria usado como apelido pelo Vandal Savage do Arrowverse como uma homenagem a Smallville.

Flash

Divulgação

Embora The Flash tenha sido um dos shows de maior sucesso do Arrowverse desde sua estreia em 2014, seguindo a história de Barry Allen como o homem mais rápido do mundo, Smallville usou um velocista diferente: Bart Allen. Embora ele tenha aparecido apenas em alguns episódios entre a quarta e a oitava temporada, ele foi um dos maiores heróis que Smallville conseguiu trazer. No entanto, eles tiveram que seguir certas restrições: apesar de Barry, Wally West e Jay Garrick terem sido citados no primeiro episódio de Bart, eles nunca apareceram. Além disso, Bart nunca foi autorizado a ser chamado de Flash e teve que usar seu primeiro codinome, Impulse. Muito disso teve a ver com a tentativa da Warner Bros. de fazer um filme centrado no velocista escarlate com participação de David S. Goyer, Geoff Johns e até dos criadores de Arrow Greg Berlanti e Marc Guggenheim. Embora a versão do Flash do Universo Estendido DC esteja vá ganhar seu próprio filme em 2022, as tentativas anteriores de projetos foram a principal razão pela qual Smallville não pôde ir mais longe com o Impulse.

Aquaman

Divulgação

Antes da versão de Aquaman com Jason Momoa, Smallville conseguiu usar Arthur Curry durante as temporadas posteriores como um membro recorrente da Liga da Justiça. Os criadores até tentaram lançar uma série derivada, com Justin Hartley (que interpretaria o Arqueiro Verde de Smallville) como o herói icônico, mas foi feito apenas um piloto. No Arrowverse, o Rei de Atlantis ainda não apareceu e a franquia Aquaman de Momoa está provavelmente impedindo que eles usem o personagem.

Ted Kord

Divulgação

Smallville foi capaz de brincar com a mitologia do Besouro Azul em um de seus episódios finais da 10ª temporada, com Jaime Reyes e Ted Kord aparecendo. No Arrowverse, no entanto, tem sido uma batalha para trazer Ted para o seu universo compartilhado, pois as indústrias Kord e o próprio CEO foram descartados várias vezes ao longo dos anos. Em um ponto, Arrow estava pronta para finalmente apresentá-lo com Brandon Routh no papel de Ted, mas os planos para Ted se tornar o Besouro Azul nunca foram solidificados. No entanto, a Warner Bros. entrou na última hora e disse aos produtores que eles tinham outros planos para Ted. Routh acabou interpretando Ray Palmer, também conhecido como Eléktron. Apesar disso, Ted ainda não apareceu em nenhum outro projeto da DC, nem nas telas grandes nem nas pequenas.

Exterminador

Divulgação

Mesmo que Slade Wilson tenha aparecido no Arrowverse com Manu Bennett o interpretando nas duas primeiras temporadas de Arrow, o Universo Estendido DC acabou impedindo os showrunners de usá-lo nas temporadas posteriores. Apesar de um breve retorno na terceira temporada, os fãs não viram Slade até o final da 5ª temporada, bem como por alguns episódios na temporada seguinte. Depois que Joe Manganiello foi escalado como o icônico mercenário da DC, o Universo Estendido DC teve grandes planos para seu Exterminador, começando com a Liga da Justiça de Zack Snyder e até seu próprio longa-metragem do diretor Gareth Evans. O Slade de Manganiello será visto no Snyder Cut no próximo ano, mas até agora sua única aparição no Universo Estendido DC foi na cena pós-créditos de Liga da Justiça, de 2017. No final de 2017, Guggenheim confirmou que o Exterminador havia sido colocado no banco de reservas por causa do Universo Estendido DC após sua aparição final em Arrow em novembro de 2017.

Questão

Divulgação

Outro herói icônico que os telespectadores e os produtores do Arrowverse estão querendo ver é Vic Sage, também conhecido como Questão. Com programas como Arrow e Batwoman sendo os mais sombrios da franquia, alguém como Sage teria se encaixado perfeitamente. No entanto, o Questão foi outro herói que foi negado pelo fato da Warner Bros. ter planos diferentes para o herói de Hub City. Embora sua cidade tenha sido estabelecida como existente na franquia, Guggenheim revelou em 2017 que eles tentaram introduzir o Questão, mas no final das contas não receberam luz verde. Apesar disso, o Questão ainda não apareceu em nenhum lugar do Universo Estendido DC.

Oracle e Aves de Rapina

Divulgação

Antes do Arrowverse introduzir a mitologia do Batman através de Batwoman, outro membro importante da família Batman foi proibido de aparecer nos programas ou até mesmo mencionar seu nome para Felicity Smoak: Barbara Gordon, ou mais especificamente, Oracle. Arrow provavelmente não conseguiu usar o nome Oracle por causa do filme Batgirl, que está em desenvolvimento há vários anos. Outro conceito que eles também não podiam usar era o das Aves de Rapina, uma equipe que Barbara ajudou a criar nos quadrinhos. Apesar da introdução da Caçadora nas primeiras temporadas, bem como das múltiplas Canários Negros, o Arrowverse nunca poderia usar o time completo, fosse usando outro nome ou criando um derivado. Antes do filme Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa do Universo Estendido DC, Arrow fez um episódio inspirado nas aves de rapina na sétima temporada.

Esquadrão Suicida

Divulgação

Um dos primeiros conceitos que Arrow introduziu do Universo DC foi o Esquadrão Suicida, que foi um grande ponto de virada na segunda temporada. Membros como Pistoleiro, Tigre de Bronze e Shrapnel fizeram parte do primeiro time liderado por Amanda Waller, que se tornou uma das histórias favoritas dos telespectadores. A Arlequina acabou fazendo uma participação especial, dublada por Tara Strong, que dublou o personagem em vários projetos, durante a segunda temporada, mesmo que seu rosto nunca tenha sido visto e nem tenha sido chamada pelo nome. Apesar dos produtores terem grandes planos para sua versão da equipe, esse é outro caso em que o Universo Estendido DC os impediu por causa do filme Esquadrão Suicida de David Ayer. O criador do Arrowverse, Berlanti, chegou a confirmar anos depois que ter o Esquadão em Arrow era um teste para o filme feito pelos superiores da Warner Bros. Por causa do filme, Arrow matou sua versão de Floyd Lawton na terceira temporada, seguida pela morte de Amanda na quarta temporada. Enquanto a equipe foi reinventada como a Iniciativa Fantasma em temporadas posteriores, o Esquadrão Suicida que os espectadores haviam adorado estava morto para sempre por causa da contraparte cinematográfica.

Lanterna Verde

Divulgação

Trazer a Tropa dos Lanternas Verdes para o Arrowverse tem sido um dos maiores desafios da franquia, já que a Warner Bros. sempre negou suas propostas. De todos os heróis que eles fizeram referência, o Cavaleiro Esmeralda foi o mais provocado ao longo dos anos. Incluindo as várias menções de Ferris Air, Oliver visitando Coast City e até mesmo uma aparição sem rosto de Hal Jordan, as alusões à mitologia dos Lanternas Verdes aumentaram nas temporadas posteriores. O crossover Elseworlds criou a ideia de John Diggle ser um Lanterna Verde em outro universo, daí a grande provocação no final da série, quando ele descobriu uma caixa alienígena com energia verde brilhante dentro dela. Mesmo que o anel nunca seja visto, está fortemente implícito que Diggle encontrou um anel de lanterna, preparando sua próxima aventura no Arrowverse.

Mas isso ainda está no ar, de acordo com David Ramsey, após a conclusão da série. Ao longo dos anos que antecederam o grande momento decisivo no final de Arrow, os produtores registraram que o estúdio não os deixara ter o Lanterna Verde no Arrowverse. A única razão pela qual a cena aconteceu foi por causa de um acordo especial entre Guggenheim e o estúdio que determinou que eles não deixassem muito claro o que havia dentro da caixa misteriosa. Apesar da próxima série dos Lanternas Verdes de Berlanti no HBO Max, que se passa no novo Multiverso do Arrowverse, a Warner Bros. mantém um forte controle sobre os Cavaleiros Esmeralda.

Nas temporadas anteriores, o estúdio estava tentando ativamente reiniciar a franquia Lanterna Verde depois que o filme de 2011 foi um fracasso financeiro e crítico. Enquanto o Universo Estendido DC estava sendo criado, a Tropa dos Lanternas Verdes foi um dos filmes originais que eles anunciaram, mas está em desenvolvimento desde 2014. Essa foi a principal razão pela qual Arrow ou qualquer um dos outros programas não conseguiu explorar completamente a mitologia ou teve a aparição de um Lanterna Verde. Mas com a próxima série do HBO Max, pelo menos uma das outras terras finalmente terá acesso ao Lanterna Verde, a menos que Diggle retorne em qualquer um dos outros programas nas próximas temporadas como o Cavaleiro Esmeralda.