Todas as histórias de Henry James em A Maldição da Mansão Bly

Divulgação

Embora na superfície A Maldição da Mansão Bly possa parecer uma adaptação direta da história de fantasmas mais famosa de Henry James, A Volta Do Parafuso, a série Netflix é muito mais expansiva do que isso.

Um escritor americano que acabou se estabelecendo na Inglaterra, Henry James nasceu em 1843 e faleceu em 1916. Suas obras incluem os romances Retrato de uma Senhora e As Asas da Pomba, mas é sua novela sobrenatural arrepiante, A Volta Do Parafuso que é mais conhecida pelo público moderno. A adaptação mais famoso foi para o cinema, com o filme Os Inocentes em 1961 pelo diretor Jack Clayton, A Volta Do Parafuso teve muitos relatos graças à sua premissa simples, mas altamente eficaz: duas crianças inocentes sendo presas por um par de fantasmas malévolos.

Criada por Mike Flanagan como uma sequência espiritual de sua série de 2018, A Maldição da Residência Hill, A Maldição da Mansão Bly está repleta de referências às obras de Henry James – mas existem algumas histórias de fantasmas em particular que desempenham um papel proeminente.

A volta do Parafuso

A Maldição da Mansão Bly
Os Inocentes/Divulgação

Em primeiro lugar, A Maldição da Mansão Bly é baseado em A Volta Do Parafuso. No entanto, seria mais correto dizer que é baseado em Os Inocentes, já que muitos dos elementos que fizeram seu caminho para a série – Miles quebrando o pescoço de um pombo branco, Dani encontrando uma caixa de música e uma foto de Peter Quint, e a música O Willow Waly – são retiradas da adaptação de Clayton e não estão presentes no conto original. Existem muitos outros acenos para o mundo único e assustador que Clayton construiu, como as rosas que Peter Quint e Miles escolhem, o jardim das estátuas e a foto de Miss Jessel parada entre os juncos do outro lado do lago de Flora.

O final de A Maldição da Mansão Bly também é um afastamento da conclusão perturbadora tanto da história original quanto da adaptação de 1961. Em A Volta Do Parafuso, a governanta consegue libertar Miles e Flora das garras dos fantasmas residentes da Mansão Bly, mas com um grande custo. Flora tem um acesso de raiva em que grita com a governanta que a odeia e depois fica muito doente. A Sra. Grose leva Flora para longe de Bly para ficar com seu tio em Londres e a governanta é deixada para trás com Miles. Ela consegue fazer com que ele reconheça o fantasma de Peter Quint, o que exorciza o espírito inquieto, mas o choque de ser despojado para o coração de Miles e a história termina com a governanta segurando seu cadáver.

The Romance of Certain Old Clothes

A Maldição da Mansão Bly
Divulgação

Kate Siegel é uma das integrantes do elenco de A Maldição da Residência Hill, mas seu papel em A Maldição da Mansão Bly foi mantido em segredo cuidadosamente guardado. O episódio 8, The Romance of Certain Old Clothes, revela que ela está na verdade interpretando Viola Lloyd, uma das duas irmãs que moraram na Mansão Bly (Katie Parker, que interpreta Perdita, também apareceu em Residência Hill como o fantasma louco de Poppy Hill). Curiosamente, Henry James parece ter editado The Romance of Certain Old Clothes após o fato para criar uma conexão com uma de suas outras histórias de fantasmas. Além de mudar o nome da filha mais velha de Viola para Rosalind quando a história foi republicada, ele também mudou o sobrenome da família de Willoughby para Wingrave, o nome da família em Owen Wingrave.

A Maldição da Mansão Bly mantém os nomes originais de Viola e Willoughby, mas também faz algumas mudanças na história original. Na versão de James, a mãe das irmãs ainda está viva e elas também têm um irmão mais velho, então a necessidade de garantir sua herança não é um fator no casamento com Arthur Lloyd. Arthur também se casou com Perdita primeiro em vez de Viola, depois de vários meses tentando flertar desajeitadamente com as duas garotas na frente de sua mãe. Perdita morre, não de tuberculose como Viola no programa, mas depois de um parto difícil. Viola e Arthur se casam algum tempo depois e, como em A Maldição da Mansão Bly, os maus negócios de Arthur os deixam pobres, fazendo com que sua segunda esposa comece a ansiar pelo baú de roupas finas que sua primeira esposa o fez jurar guardar para sua filha.

A recusa de Viola em se submeter à morte, seu lugar de descanso final no lago e sua transformação da casa em um poço gravitacional para outros fantasmas não são elementos da história original de Henry James. The Romance of Certain Old Clothes termina depois que a segunda esposa vai ao sótão para abrir o baú cheio de roupas. Arthur a encontra ainda lá na manhã seguinte: “Seus lábios estavam entreabertos em súplica, desânimo, em agonia; e em sua testa e bochechas pálidas brilhavam as marcas de dez feridas horríveis de duas mãos fantasmagóricas vingativas.”

The Jolly Corner

A Maldição da Mansão Bly
Divulgação

O episódio 6 de A Maldição da Mansão Bly, The Jolly Corner, leva o nome de uma história de Henry James que é sobre um tipo bastante incomum de fantasma. Na história, um homem chamado Spencer Brydon volta para a casa em que cresceu e começa a pensar no tipo de vida que ele viveria se tivesse feito escolhas diferentes. Ele se convence de que em algum lugar da casa, fora de vista, essa outra possível versão de si mesmo está viva e começa a andar obsessivamente pelos cômodos em busca de seu sósia. Infelizmente para Spencer Brydon, ele finalmente encontra o que está procurando:

Rígido e consciente, espectral mas humano, um homem de sua própria substância e estatura esperava ali para se medir com seu poder de desânimo. Isso só poderia ser – isso apenas até que ele reconhecesse, com seu avanço, o que tornava o rosto sombrio era o par de mãos levantadas que o cobriam… As mãos, enquanto olhava, começaram a se mover, a se abrir; então, como se decidissem num relâmpago, caíram do rosto e o deixaram descoberto e apresentado. Horrorizado com a visão, saltou para a garganta de Brydon, ofegando lá em um som que ele não conseguiu pronunciar; pois a identidade exposta era horrível demais como a dele, e seu olhar era a paixão de seu protesto.

O sósia de Lord Henry Wingrave em A Maldição da Mansão Bly é bastante diferente. Em vez de ser a visão de uma vida que ele poderia ter vivido, o fantasma sorridente é uma manifestação de sua própria consciência culpada. Apareceu pela primeira vez depois que o irmão de Henry o baniu da família, o amaldiçoou a viver sozinho com ninguém além dele como companhia e, posteriormente, morreu junto com Charlotte Wingrave na Índia. Ao contrário de Spencer, que enfrentou seu sósia por apenas alguns momentos antes de desmaiar, Henry passa todas as noites em seu escritório se embebedando e sendo atormentado pelo fantasma do qual não consegue se livrar.

Sir Edmund Orme

Divulgação

Lord Henry não é o único personagem sendo assombrado por uma consciência pesada. Dani não pode se olhar no espelho sem ver o espectro de seu noivo, Edmund, que foi atropelado por um caminhão e morto momentos depois que ela rompeu o noivado. Esta é uma adaptação solta da história de Henry James, Sir Edmund Orme, na qual um jovem começa a se apaixonar por uma bela mulher, mas percebe um estranho cavalheiro que sempre parece estar perto dela. A mãe da jovem, a Sra. Marden, é a única outra pessoa que pode ver este cavalheiro e ela implora ao jovem pretendente que não conte à filha sobre a presença sinistra. O homem, ela diz a ele, se chama Sir Edmund Orme, e ele a assombra há anos:

Ele se matou. Eu parti o coração dele – ele me achou terrivelmente má. Nós deveríamos ter nos casado, mas eu terminei – apenas no final. Eu vi alguém de quem eu gostei mais; eu não tinha outra razão além dessa. Não era por interesse, dinheiro, posição ou qualquer coisa desse tipo. Todas essas coisas eram dele. Foi simplesmente porque me apaixonei pelo capitão Marden. Quando o vi, senti que não poderia me casar com ninguém. Eu não estava apaixonada por Edmund Orme – minha mãe, minha irmã mais velha tinha causado isso. Mas ele me amava. Eu disse a ele que não me importava – que não podia, que não me importaria. Eu o afastei e ele tomou alguma coisa, alguma droga abominável ou soro que se revelou fatal. Foi terrível, foi horrível, ele foi encontrado assim – ele morreu em agonia.

Depois que seu marido morreu, a Sra. Marden começou a ver Sir Edmund Orme observando sua filha. A visão do fantasma a faz ficar assustada e entrar em pânico, e ela diz às pessoas que é “sujeita a palpitações” para encobrir a verdadeira razão por trás de seus estranhos episódios. A natureza de seu tormento é muito semelhante à de Dani, cujos repentinos vislumbres de Edmund podem desencadear ataques de pânico que são impossíveis de explicar para aqueles ao seu redor.

Owen Wingrave

Owen Wingrave Opera/Divulgação

A Maldição da Mansão Bly não adapta Owen Wingrave, mas sim o coloca em segundo plano. A história original de Henry James é sobre um tutor que prepara meninos para uma carreira no exército e fica surpreso quando Owen Wingrave – um jovem muito promissor de uma família com uma longa e orgulhosa história de serviço militar – declara que não vai entrar o exército porque ele discorda da violência da guerra por princípio. Owen é o herdeiro do nome da família e da fortuna, e seus parentes estão indignados com sua decisão. Eles convidam o tutor para um jantar na mansão da família Wingrave, onde esperam fazer com que o jovem Owen mude de ideia.

Lá, o tutor fica sabendo que a casa tem um quarto onde ninguém dorme. Ele conta a história de um ex-membro da família Wingrave que bateu em seu filho com raiva e acidentalmente matou o menino. O pai foi mais tarde encontrado morto na mesma sala onde ocorreu a primeira morte, acreditam que ele tenha morrido de medo do fantasma de seu filho morto. A história termina com o próprio Owen Wingrave, tendo a ousadia de passar a noite no quarto proibido e sendo encontrado morto da mesma forma que seu ancestral.

A Maldição da Mansão Bly se inspira em Owen Wingrave de algumas maneiras. Há a ala proibida da casa, onde costumavam dormir os pais Wingrave, que é visitada à noite por um fantasma. Depois que Flora é assustada pelo fantasma sem rosto de um menino, Lord Henry diz a ela que ele teve um amigo imaginário quando era menino – um soldado. O fantasma do soldado está escondido no fundo de certas cenas, revelando que os Wingraves da Mansão Bly têm sua própria história militar, assim como a família na história.

A Maldição da Mansão Bly está disponível na Netflix.