The Walking Dead foi a série mais pirateada de 2018

O drama zumbis da AMC, The Walking Dead, ganhou a duvidosa honra de ser o programa de TV mais pirateado de 2018, batendo The Flash e The Big Bang Theory. Nos últimos seis anos, o título foi mantido pela série de fantasiada HBO Game of Thrones, mas sem novos episódios de GOT este ano, quem procura por downloads ilegais teve que encontrar outras séries para se entreter.

Com a popularidade dos serviços de streaming, é mais fácil do que nunca assistir a filmes e programas de TV legalmente sob demanda. Com serviços como Apple Music e Spotify fazendo o mesmo para música, o download ilegal têm diminuído nos últimos anos. Dito isto, ainda há bilhões de downloads ilegais a cada ano e os episódios de TV representam uma porcentagem considerável deles.

TorrentFreak, o site de notícias sobre compartilhamento de arquivos, divulgou uma lista dos 10 séries mais baixadas ilegalmente via BitTorrent este ano, com The Walking Dead alcançando o primeiro lugar. Os shows de super-heróis da CW como The Flash, Arrow e DC’s Legends of Tomorrow apareceram todos no top 10. Confira a lista completa abaixo.

#1 The Walking Dead
#2 The Flash
#3 The Big Bang Theory
#4 Vikings
#5 Titans
#6 Arrow
#7 Supernatural
#8 Westworld
#9 DC’s Legends of Tomorrow
#10 Suits

A grandiosa série de super-heróis do DC Universe, Titans, estreou forte na cena da pirataria, alcançando o 5º lugar. Isso pode ser porque o DC Universe ainda não está disponível fora dos EUA, então, atualmente, a única maneira de o público internacional assistir Titans é ilegalmente. Felizmente para aqueles que têm resistido à tentação de piratear, Titans estará disponível na Netflix a partir de 11 de janeiro de 2019 no mundo todo.

Embora a pirataria de TV seja obviamente ruim, também é um barômetro muito bom para a popularidade de um programa. No ano passado, a 7ª temporada de Game of Thrones foi vista via downloads ilegais e transmissões mais de um bilhão de vezes, e as pessoas por trás do programa expressaram, em várias ocasiões, uma visão bastante apática em relação a essa pirataria em massa. O ex-presidente de programação da HBO, Michael Lombardo, disse em 2013 que os downloads ilegais não afetam as vendas de DVDs e que a pirataria desenfreada é na verdade “um tipo de elogio”.

Com as classificações continuando a cair apesar de uma recente mudança de showrunner, The Walking Dead provavelmente pode usar todos os elogios que puder e sua classificação como o show mais pirateado deste ano pelo menos prova que há um forte apetite pelas contínuas façanhas dos sobreviventes restantes. Com Game of Thrones voltando no próximo ano para sua oitava e última temporada, The Walking Dead quase certamente será derrubada para a segunda posição, mas por enquanto os mortos-vivos dominam o mundo da pirataria.