The Umbrella Academy The Umbrella Academy

The Umbrella Academy | Maiores mudanças em relação aos quadrinhos

Divulgação

Originalmente lançado com um quadrinho da Dark Horse, The Umbrella Academy tornou-se uma série original da Netflix bem recebida. Os espectadores apreciam a estranha história de uma família de irmãos superpoderosos disfuncionais que tiveram que se reunir. Em uma era rica em filmes, séries de TV e videogames, todos inspirados em histórias em quadrinhos, The Umbrella Academy consegue oferecer uma história única.

Mas quanto dessa história é tirada do material de origem e o que exatamente os criadores do programa tiveram que mudar? Acontece que a Netflix assumiu inúmeras liberdades com a maneira como os personagens são retratados, o que torna a leitura dos quadrinhos e a exibição da série de TV uma experiência muito diferente.

Enquanto a história principal – sobre ex-super-heróis infantis lidando com a vida adulta e salvando o mundo de um apocalipse – permanece basicamente a mesma, a Netflix optou por alterar as personalidades de alguns dos personagens, principalmente para torná-los mais agradáveis ​​ou relacionáveis. A minissérie original de quadrinhos de seis edições, Suíte do Apocalipse, é altamente sarcástica e se concentra principalmente em quão mal os membros da família se tratam. Embora parte disso seja transmitida para a série de TV, a versão Netflix permite que os personagens expressem mais vulnerabilidade.

The Umbrella Academy
Divulgação

O líder da equipe Luther, também conhecido como Spaceboy ou Número Um, por exemplo, exibe considerável arrogância e autoconfiança, apesar de ter um corpo de gorila (o resultado de alguma cirurgia experimental para salvar vidas). Além de uma breve cena com sua irmã, Allison, em que ele admite que sua forma grotesca o impede de viver uma vida normal, Spaceboy na verdade não parece interessado em viver uma vida normal, dado todo o tempo que ele passa patrulhando a lua. Por outro lado, a versão de Spaceboy (Tom Hopper) na Netflix tem vergonha de seu corpo e não se sente particularmente à vontade em ser o líder da equipe, permitindo que o programa explore temas de imagem corporal e confiança.

Outros personagens também passaram por uma transformação que os deixaram mais simpáticos, incluindo Diego, que é bastante desagradável nos quadrinhos. A série explora um pouco mais a capacidade de amar de Diego (David Castañeda), dando-lhe um relacionamento passado com a detetive Eudora Patch (Ashley Madekwe). Nos quadrinhos, ele tem uma relação mais complicada com um policial – o inspetor Lupo – que funciona mais como o comissário Gordon para sua versão do Batman.

Enquanto isso, Allison é uma personagem mais manipuladora nos quadrinhos, usando sua capacidade de controlar outras pessoas e até alterar a realidade. Ela usa seu poder para manipular sua filha (fazendo com que ela perca a guarda dela) e controla Luther para amá-la. No programa, o relacionamento de Luther e Allison (Emmy Raver-Lampman) cresce mais naturalmente e o poder dela é um pouco mais direcionado ao controle da mente, que ela usa de uma maneira mais contida no programa.

Mas de longe a personagem mais mudada é Vanya. A personagem mais simpática dos quadrinhos é ostracizada quando criança por não ser “especial” como seus irmãos e irmãs – Vanya tenta restabelecer um relacionamento mais próximo com eles quando adultos, mas é rejeitada. Posteriormente, ela se junta a uma misteriosa orquestra que a transforma em uma super vilã – a Violino Branco – dando a seus irmãos um novo inimigo para lutar.

Na série Netflix, a queda de Vanya (Ellen Page) é mais gradual. Em vez de se juntar à orquestra, ela é manipulada por Leonard Peabody (John Magaro). Sua derrota também tem um custo mais alto – em vez de apenas levar um tiro na cabeça, como nos quadrinhos, Vanya consegue arrancar um grande pedaço da lua, enviá-lo para a Terra e dar um salto inicial no apocalipse.

Por fim, as diferenças entre os quadrinhos e a série Netflix mostram uma diferença em suas origens. A série original The Umbrella Academy tinha apenas seis edições e não tinha muito espaço para desenvolver os personagens (ao contrário da série Netflix, que teve dez episódios de uma hora para explorá-los). Os criadores de quadrinhos Gerard Way e Gabriel Bá também provavelmente não sabiam que sua nova criação se tornaria tão popular, fazendo com que encerrassem a primeira história mais definitivamente do que a primeira temporada da versão para TV (que tinha uma chance maior de conseguir uma nova temporada). Embora relacionadas, a série em quadrinhos e a série de TV são bastante diferentes – vale a pena conferir os dois.

A primeira temporada de The Umbrella Academy está disponível na Netflix.