Superman & Lois The Cw Superman & Lois The Cw

Superman & Lois I Todos os easter eggs e referências do piloto

Divulgação

O TEXTO CONTÉM SPOILERS DO PRIMEIRO EPISÓDIO DE SUPERMAN & LOIS

Superman & Lois finalmente chegou ao HBO Max e o episódio de estreia está repleto de easter eggs que fazem referência aos quadrinhos clássicos do Superman e ao universo da DC Comics. A nova série do Arrowverse também faz uma série de referências aos filmes e séries de TV anteriores do herói, bem como aos visionários criativos que fizeram milhões de pessoas em todo o mundo acreditarem que um homem pode voar.

Embora Clark Kent e Lois Lane tenham existido no Arrowverse por vários anos, Superman & Lois oferece uma nova visão de ambos os personagens. Os fãs de Supergirl já viram Tyler Hoechlin e Elizabeth Tulloch em ação lutando contra invasores alienígenas e o fim do multiverso, mas a nova série os vê enfrentando um desafio que nenhuma versão dos personagens encontraram antes em live-action: a paternidade. Superman pode ser capaz de fazer quase tudo, mas equilibrar o destino do mundo, seu trabalho como repórter e a responsabilidade de criar dois adolescentes prova ser um verdadeiro teste para a paciência e coragem do Homem de Aço.

Apesar de ser uma série derivada de Supergirl e ambientada no Arrowverse, Superman & Lois pode ser apreciada sem problemas por novos telespectadores, já que nenhuma familiaridade anterior com os personagens, seja dos quadrinhos ou qualquer outro filme ou série é necessária para apreciá-los. Mas para os que já são fãs dos personagens, as muitas referências utilizadas na série serão uma grata surpresa.

Saiba quais são as referências e easter eggs do primeiro episódio de Superman & Lois:

Super Desde Pequeno

As várias versões das origens do Superman ao longo dos anos diferiram quanto ao momento em que Clark e seus pais descobriram que ele tinha superpoderes. As histórias modernas normalmente mostram os poderes de Clark surgindo quando ele é adolescente, mas os quadrinhos clássicos mostram que ele acidentalmente causou problemas como um superbebê. A versão do Arrowverse do Superman mostra pela primeira vez sua incrível força como uma criança, acidentalmente jogando um foguete de brinquedo em um canto da casa de fazenda dos Kent.

A Morte de Jonathan Kent

As origens do Superman geralmente apresentam a morte de Jonathan Kent como o principal ponto focal na vida de um jovem Clark Kent, ensinando-lhe humildade e que, apesar de todo o seu poder, existem algumas pessoas que ele não pode salvar. O exemplo mais famoso disso veio em Superman: O Filme, onde Pa Kent (Glenn Ford) morreu de ataque cardíaco logo após uma conversa em que encorajou o Clark adolescente a olhar para o futuro e como ele poderia ajudar os outros em vez de usar seu poderes para impressionar seus colegas. A montagem de abertura de Superman & Lois tem um momento semelhante, onde o Jonathan de repente desaba no meio de um festival de rua de Smallville.

Action Comics

A montagem segue mostrando o primeiro encontro de Superman com o público, onde ele salva um jovem skatista de ser atropelado por um carro que sai voando de um viaduto. O carro em questão é um hatchback verde de quatro portas. Embora o carro seja de marca moderna, ele lembra o carro carregado pelo Superman na capa de Action Comics #1 – a história em quadrinhos onde ele fez sua primeira aparição.

Max Fleischer

Depois de colocar o carro no chão com segurança, o Superman pega o boné do skatista atordoado e o devolve para ele. É neste momento, quando o peito do Superman torna-se totalmente visível, podemos ver o familiar símbolo em seu peito, delineado em amarelo com um fundo preto e um S estilizado diferente do que estamos acostumados a ver como símbolo da Casa de El. Com meia-calça azul e calção vermelho com uma fivela dourada, este traje inicial do Superman é uma clara referência ao Superman dos anos 40 animados por Max Fleischer.

Perry White

Embora J. Jonah Jameson seja facilmente o jornalista mais famoso (ou infame) do mundo dos quadrinhos, o editor do Daily Planet, Perry White, está em segundo lugar. Tão honesto e comprometido com o jornalismo antiquado quanto rabugento, ele incomoda seus repórteres, mas tem um coração de ouro sob seu exterior áspero. White tem uma rápida aparição na montagem de abertura, correndo às pressas para o repórter novato Clark Kent pela redação em seu primeiro dia de trabalho, pouco antes da primeira vez que Clark viu Lois Lane.

Steve Lombard e os The Metropolis Meteors

Ao ver Clark Kent pela primeira vez, Lois Lane tem apenas perguntas em sua mente; “Quem te disse para usar gravata?” Ela imediatamente assume que a vestimenta formal de Clark foi o resultado de uma pegadinha de alguém chamado Lombard, a quem ela diz a Clark para ignorar, embora “ele possa conseguir camarotes para os Meteors”. Esta é uma referência a Steve Lombard, um personagem coadjuvante de longa data nos quadrinhos do Superman, que era um ex-jogador de futebol profissional que se tornou redator e editor de notícias esportivas.

Lombard era um homem turbulento que gostava de piadas e flertava demais com suas colegas, embora tenha provado ser realmente corajoso e trabalhado para salvar pessoas durante várias crises nos escritórios do Daily Planet quando o Superman não estava por perto. A fala de Lois também é uma homenagem aos Metropolis Meteors; um nome de time esportivo que foi aplicado tanto à franquia de futebol americano da NFL de Metrópolis quanto ao time de beisebol da National League nos quadrinhos. Neste caso, o Metropolis Meteors do Arrowverse é um time de beisebol.

Super Irmãos

Superman & Lois é notável ​​por marcar a primeira vez em qualquer meio que o Superman gerou filhos gêmeos, Jonathan e Jordan. No entanto, uma versão do Superman tinha filhas gêmeas, Jane e Carol, na minissérie em quadrinhos Superman: Secret Identity. Há uma longa história de o Superman ter filhos nos quadrinhos, com muitos de seus filhos sendo chamados de Jonathan em homenagem ao pai adotivo de Clark. Esse é o caso na atual linha do tempo da DC Comics, onde Jonathan Kent assumiu o nome de Superboy, juntou-se à  Legião dos Super-Heróis e, mais recentemente, substituiu seu pai como Superman durante o evento Future State.

Ace Chemical

Em um ponto durante a montagem de abertura, Lois passa por uma série de telas de TV transmitindo grandes notícias. Um deles relata uma explosão na Ace Chemical, com a qual o Superman estava prestes a lidar. Ace Chemical (ou Ace Chemicals) é mais frequentemente associado a Gotham City, sendo o lugar onde um mergulho em um banho químico transformou Arlequina e Coringa nos malucos que conhecemos.

Superman e o Ônibus Espacial

Outro monitor mostra o Superman auxiliando no lançamento de um novo ônibus espacial, guiando a nave em órbita após complicações de última hora com o mecanismo de montagem original. Este é uma referência de como o Superman não limita suas atividades para evitar desastres, bem como como Clark Kent se revelou ao mundo pela primeira vez em muitas das histórias de origem do Superman. Foi em The Man of Steel #1 em 1986 que Clark Kent entrou em ação pela primeira vez diante de uma pequena multidão para impedir a queda de um ônibus espacial experimental. As versões do Arrowverse do Superman e Supergirl também se juntaram para evitar um desastre semelhante no episódio de estreia da segunda temporada de Supergirl.

General Sam Lane

General Sam Lane é visto pela primeira vez em seu uniforme de gala no fundo do casamento de Lois e Clark na montagem de abertura. Nos quadrinhos, o General Lane era geralmente uma figura adversária, que via Clark Kent como um fraco não digno de sua filha e que temia os perigos representados por um ser alienígena tão poderoso quanto o Superman. Foi nessa posição que General Lane (então interpretado por Glenn Morshower) apareceu como um dos principais antagonistas na primeira temporada de Supergirl. As coisas parecem ter mudado na esteira de Crise Nas Infinitas Terras, no entanto, já com a mudança de ator para Dylan Walsh. O piloto revela que Clark e General Lane têm um relacionamento mais cordial do que nos quadrinhos e que o pai de Lois sabe da identidade secreta de Clark e pode pedir ajuda ao Superman.

Relógio de Sinal

Aparecendo pela primeira vez em Action Comics #238 (março de 1958), o relógio de sinal é uma peça de tecnologia avançada que o Superman deu a Jimmy Olsen para que seu amigo pudesse silenciosamente sinalizar a ele por ajuda, transmitindo uma frequência ultrassônica que apenas o herói poderia ouvir em emergências. A versão do Arrowverse de Jimmy Olsen recebeu esse relógio e Supergirl deu dispositivos semelhantes para seus amigos e familiares para que eles pudessem visitá-la. A estreia de Superman & Lois revela que General Lane e Lois Lane têm dispositivos de sinalização para invocar o Superman, mas os deles assumem a forma de pequenos dispositivos parecidos com pagers, em vez de um relógio oculto.

Demonstração de Força

General Lane chama o Superman para ajudar a impedir que um reator nuclear quebrado derreta. Depois de soldar o interior do reator com sua visão de calor, o Superman usou seu sopro de gelo para congelar parte de um lago próximo, criando um iceberg gigante que ele poderia usar para resfriar o reator e evitar o superaquecimento. A cena do Superman levantando o enorme iceberg parece ser uma referência para uma cena semelhante em Superman: O Retorno, onde o Superman de Brandon Routh levantou do oceano uma ilha cheia de kryptonita.

Injustice 2

Quando Clark chega em casa e vai falar com Jordan, ele o encontra jogando o jogo de luta Injustice 2. (Para seu desgosto, ele descobre que Jordan está jogando como Raiden de Mortal Kombat e acha que o “Superman é chato”.) Esta não é a primeira vez que o jogo de luta de super-heróis do mundo real foi visto no Arrowverse, já que o jogo também era um favorito de Felicity Smoak e William Clayton durante a sexta temporada de Arrow.

Richard Donner, Siegel e Shuster

Quando Clark retorna uma ligação para sua mãe, um quadro de avisos pode ser visto pendurado na parede atrás dele. Uma nota no quadro diz para ligar para o Dr. Donner. Esta é provavelmente uma referência ao diretor de cinema Richard Donner, que dirigiu Superman: O Filme e coescreveu vários quadrinhos do Superman.

O quadro de notas tem um segundo lembrete na lista de afazeres de Clark. Esta nota diz a Clark para ligar para Siegel e Schuster. Esta é uma homenagem ao escritor de quadrinhos Jerry Siegel e ao artista Joe Schuster, que co-criaram o Superman em 1938. Talvez não por coincidência, o número de telefone abaixo de seus nomes começa com os números 1, 9, 3 e 8.

George Maxwell Taylor e Ronald Troupe

Quando Lois Lane e Clark Kent chegam ao trabalho na manhã seguinte, eles são recebidos no elevador por um homem que Lois identifica como Max. Quando ela pergunta o que há de errado, Max aponta para um cubículo onde outro homem que ele identifica como Troupe está sendo vigiado pelo segurança enquanto limpa sua mesa, tendo acabado de ser despedido. Aparentemente, esses homens deveriam ser George Maxwell “Max” Taylor e Ronald “Ron” Troupe; respectivamente, um editor e um escritor editorial do The Daily Planet nos quadrinhos do Superman.

Morgan Edge

Lois Lane é rápida em culpar o novo dono do The Daily Planet, o bilionário corrupto Morgan Edge, pela demissão de Troupe (e, mais tarde, de Clark). Nos quadrinhos do Superman, Edge era um magnata da mídia cuja corporação comprou o Daily Planet e transferiu Clark Kent para trabalhar no departamento de notícias da Galaxy Broadcasting Systems. Embora o criador de Edge, Jack Kirby, pretendesse revelar Edge como um chefe secreto do crime, demoraria mais de uma década para que o lado sinistro de Edge se tornasse implícito e ele fosse vinculado à Intergang. Edge apareceu na quarta temporada de Supergirl, interpretado por Adrian Pasdar, onde ele tentou comprar a CatCo Worldwide Media para interromper a reportagem sobre suas transações imobiliárias ilícitas. Edge não faz uma aparição física no piloto de Superman & Lois, mas será interpretado em episódios posteriores por Adam Rayner.

A Morte de Martha Kent

Embora a morte de Jonathan Kent seja geralmente transformada em um grande acontecimento na história de origem do Superman, Martha Kent normalmente tem permissão para viver uma vida longa e relativamente confortável. Nas raras ocasiões em que Martha Kent morreu nos quadrinhos, ela geralmente morreu ao lado do marido em um acidente ou os detalhes de sua morte nunca foram explicados. Superman & Lois desafia o padrão em ambos os aspectos, com Martha morrendo de um derrame no início do piloto e Superman, Lois, Jonathan, Jordan e General Lane viajando para Smallville para o funeral. Clark fica sabendo da morte de sua mãe graças à Dra. Frye; esse também era o nome do médico da cidade de Smallville em Superman: O Filme.

Lana Lang

O primeiro amor da vida de Clark Kent, Lana Lang também foi a primeira pessoa além de seus pais a aprender sobre seus superpoderes na maioria das versões modernas das origens do Superman. Superman & Lois desafia as expectativas novamente, deixando claro que, embora Lana (interpretada por Emmanuelle Chriqui) e Clark ainda sejam amigos depois de terem crescido juntos em Smallville e namorado brevemente, esta versão de Lana não sabe nada sobre a vida dupla de Clark.

Outra mudança notável dos quadrinhos é que Lana permaneceu em Smallville e se casou com o chefe dos bombeiros local, Kyle Cushing, e trabalha para o banco local como gerente de empréstimos. Nos quadrinhos, Lana trabalhou em vários empregos (incluindo repórter, CEO da LexCorp e engenheira elétrica) e foi casada, pós-crise, com o melhor amigo de infância de Clark, Pete Ross, que é mencionado no piloto.

Smallville Crows

Após o acidente, Jonathan e Jordan discutem como sobreviveram no antigo quarto de seu pai. Um banner para do Smallville Crows pode ser visto pendurado na parede ao fundo enquanto eles conversam. O mascote da Smallville High School foi identificado pela primeira vez como os Crows na série de televisão Smallville.

Alfabeto Kryptoniano

Após o funeral, General Lane fala com Clark sobre uma descoberta surpreendente; quem quer que estivesse atacando os reatores nucleares também estava deixando para trás gravuras submicroscópicas escritas na linguagem de Krypton. O editor de Superman, Nelson E. Bridwell, criou o alfabeto kryptoniano oficial, principalmente para impedir que os fãs de quadrinhos lhe enviassem suas próprias ideias de como a linguagem kryptoniana deveria ser. O alfabeto de Birdwell ainda é usado pela DC Comics hoje, e foi usado para criar a escrita kryptoniana vista em Smallville e Supergirl. Deve-se notar que essa língua é diferente do alfabeto kryptoniano criado em 2013 pela antropóloga linguística Dra. Christine Schreye para o filme O Homem de Aço.

Superman e a Cabine Telefônica

Quando Clark expressa sua relutância em perseguir o misterioso sabotador do reator nuclear aleatoriamente no rastro de sua família de luto pela perda de sua mãe, o General Lane sarcasticamente diz: “Tenho certeza de que há uma cabine telefônica nesta cidadezinha onde você pode se vestir.” Nos quadrinhos clássicos, Clark Kent frequentemente mudava rapidamente para seu traje de Superman usando uma cabine telefônica, embora ele devesse teoricamente ser capaz de trocar de roupa tão rápido que ninguém o veria. O clichê é tão antigo que até Superman: O Filme zombou dele, fazendo Clark Kent olhar impotente para uma linha de telefones públicos que substituíram as cabines telefônicas comuns enquanto ele procurava um lugar para se trocar.

Nave e Cristal Kryptonianos

Depois de sobreviver ao que deveria ter sido um acidente letal no celeiro da família Kent, Jordan retorna ao celeiro em busca de respostas. Isso leva ele e Jonathan a descobrirem a nave kryptoniana que trouxe o Superman para a Terra. O foguete responde ao toque de Jordan e produz um cristal amarelo brilhante. A maior parte da tecnologia kryptoniana é baseada em cristais e, embora este cristal em particular não seja identificado especificamente, ele se assemelha a uma Pedra-do-Sol; um tipo particular de cristal kryptoniano usado alternativamente como uma fonte de energia e uma ferramenta de construção.

Caminhonete dos Kent

Depois que Jordan e Jonathan encontram a nave no celeiro da família Kent, eles exigem uma explicação. Quando eles não acreditam que seu pai é o Superman, Clark tira os óculos e levanta uma caminhonete do chão antes de se levantar do chão e levitar acima deles. A caminhonete que ele levanta é do mesmo modelo que a levantada por um bebê Clark Kent em Superman: O Filme.

Super Olfato

Depois que Superman e Lois descobrem que um banco de propriedade do Morgan Edge está comprando fazendas e negócios falidos em Smallville, Lois fica desconfiada e diz a Clark que “você pode ter superforça e super audição, mas eu tenho super olfato e esses empréstimos não cheira bem.” Clark calmamente observa que ele tem superpoderes olfativos, mas brinca que ele não os usa com frequência com dois adolescentes em casa. Nos quadrinhos, o Superman realmente tem um olfato aguçado, mas não é usado com tanta frequência quanto sua visão e audição aprimoradas.

Mais um Tributo à Joe Shuster

Outra homenagem ao co-criador do Superman, Joe Shuster, aparece perto do final do primeiro episódio de Superman & Lois, quando Lois vê a reportagem sobre o incêndio na festa dos adolescentes. A área externa onde os adolescentes estavam curtindo era perto das Minas Shuster.