smallville - series online para assistir smallville - series online para assistir

Como Smallville tem influenciado as atuais séries de Super-heróis

Divulgação

É difícil de acreditar que Smallville exibiu seu último episódio há mais de nove anos. Estreando em 2001, a série acompanhou o jovem Tom Welling como Clark Kent, por 10 temporadas. A série foi um fenômeno da televisão, tornando-se um dos primeiros grandes sucessos de super-heróis na TV e o carro chefe da Warner/CW.

Embora Smallville não esteja mais no ar, ela deixou um legado que hoje influenciam as atuais séries de TV de super-heróis. Listamos aqui algumas das influências que a série do superboy deixou:

1 – História de origem

Smallville primeira temporada
Divulgação

Smallville trouxe um novo formato com as histórias de origem de seus personagens, não só apresentando um super-herói bem sucedido combatendo os “vilões da semana”. Todas as temporadas foram praticamente uma história de origem, incidindo a chegada de Clark Kent na Terra como uma criança encontrada por Jonathan e Martha Kent.

Assim como vimos em Arrow, The Flash, Batwoman e Supergirl, o episódio piloto de estreia centra no herói como um combatente do crime, e ao decorrer da primeira temporada (se não a série toda) acompanhamos os respectivos heróis embarcando em uma viagem para se tornar os verdadeiros heróis, como estabelecidos pelos quadrinhos.

Smallville foi uma das primeiras séries que não adotaram a história de origem dos quadrinhos, o que influenciou as séries colegas de sucesso da CW. Arrow pode ter trazido o Arrowverse, mas as coisas poderiam ter sido bem diferentes se Smallville não tivesse trago uma influência na história moderna do super-herói.

2 – Hackers

Chloe Sullivan em Smallville
Divulgação

Cada super-herói tem um – o ajudante gênio que muitas vezes é nerd, desajeitado, mas sempre adorável que merece todo o crédito por ajudar a salvar vidas com os super-heróis. Hoje temos vários exemplos como Felicity Smoak, Cisco Ramon, Caitlin Snow e Winn Schott. E não podemos deixar de associar esses personagens com Chloe Sullivan, a amiga nerd de Clark Kent, que faria tudo pelo super-herói.

Chloe foi interpretada com perfeição pela incomparável Alisson Mack, que constantemente recebeu elogios por ser uma das melhores atrizes do elenco. Além disso, com exceção de Tom Welling, Mack foi o único membro do elenco a permanecer em uma série regular, em todas as dez temporadas.

3 – Lado humano do super-herói

Lado humano em Smallville
Divulgação

Ao longo de 10 anos, presenciamos Kal-El crescer como Clark Kent na fazenda da família Kent. Nas primeiras temporadas vimos o super-herói começando a sua jornada como um jovem fazendeiro. Uma história que nunca havia sido contada antes. Muito parecido com Gotham da FOX, que nos leva a uma viagem do menino que se torna um herói. Além disso, The Flash retrata Iris West como o amor de infância de Barry Allen, que é uma reminiscência de Clark Kent se relacionando com Lana Lang em Smallville.

Smallville foi uma das primeiras séries que humanizou um super-herói – característica que muitos programas de TV de hoje, tem adotado com sucesso.

4 – Liga da justiça na TV

Crossover do Arrowverse
Crossover do Arrowverse

Com Chloe Sullivan tornando-se a WatchTower, Smallville tinha basicamente montado uma mini Liga da Justiça com seus próprios personagens na TV. Devido às restrições, eles não conseguiram juntar outros dois líderes principais da liga, Batman e Mulher-Maravilha. No entanto, Chloe faz uma menção a ambos quando ela estava a procura de encontrar outros heróis para recrutar. Podemos dizer que isso influenciou nos famosos crossovers entre Arrow, The Flash, Supergirl, Batwoman e Legends of Tomorrow, onde provavelmente temos uma outra potencial mini Liga da Justiça formada na TV.

5 – Ele contou a sua própria história

https://www.youtube.com/watch?v=xNnD4trB-RA

Smallville não teve medo de desviar um pouco das histórias em quadrinhos, desde o que o resultado final fosse o mesmo. Assim, a sua decisão foi justificada. Por exemplo, Lois Lane e Clark Kent se conhecendo antes mesmo do trabalho no Planeta Diário. O enredo de Davis Bloome e Jimmy Olsen também foi alterado. Além disso, Chloe Sullivan foi uma personagem original, criada exclusivamente para Smallville, assim como Arrow criou John Diggle.

E mais recentemente podemos ver uma conclusão do personagem, que abdicou seus super poderes em busca de uma vida simples e feliz – como retratou o crossover do Arrowverse em um episódio de Supergirl.

Personagens originais ajudam as séries formarem suas próprias continuidades, enquanto eles beneficiam o enredo (e também há situações que eles não fazem), eles ajudam a criar uma versão original da história em quadrinhos para televisão. Muitos programas têm adotado a fórmula de sucesso de Smallville.

Quer assistir novamente a série? Todas as temporadas estão disponível no Amazon Prime Video.