10 séries que se passam nos anos 80 e nós amamos!

Os anos 80 estão cada vez mais em alta. Seja pelo sentimento de nostalgia ou pela alta qualidade das produções daquela época, a modernidade ainda gosta de reviver a cultura da década em novas produções inspiradas em seu estilo ou repletas de referências a esse período que continua vivo até hoje em nossos corações e televisores. Conheça dez séries que se passam nos anos 80 e que tiveram inspiração da época:

Stranger Things

Stranger Things da Netflix - Séries
Stranger Things da Netflix – Séries

A mais popular e badalada série inspirada nos anos 80 não poderia ficar de fora da lista. Passada na fictícia cidade de Hawkins, traz consigo toda a moda, linguagem, tecnologia, músicas, filmes e livros que eram populares na época, além de uma ambientação muito detalhada e um enredo de terror/suspense fantástico com protagonistas jovens, que também é uma das marcas do período.

Glow

Glow série da netflix - Séries
Glow da Netflix – Séries

Situada em Los Angeles, um grupo de garotas inadaptadas surgem como lutadoras profissionais. Esbanjando figurinos brilhantes e coloridos que eram sucesso na época enquanto lutam, ainda, contra o machismo, reproduzindo o pensamento social da época. No Brasil, a série foi promovida pela Netflix com um vídeo promocional com as cantoras Gretchen e Rita Cadillac, que viveram o auge de suas carreiras no mesmo período.

Freaks and Geeks

Freaks and Geeks da NBC
Freaks and Geeks da NBC

Essa série já é um pouco mais antiga. Transmitida originalmente entre os anos de 1999 e 2000, mas já reproduzia o sentimento de nostalgia ao ser ambientada no início de sua década anterior abordando, principalmente, as diferenças culturais entre os ditos “freaks”, fixados a imagem de adolescentes descolados e problemáticos, e o “geeks”, representados como ótimos estudiosos, porém bregas.

Narcos

Narcos série da Netflix - Séries
Narcos da Netflix – Séries

Baseada na história da propagação da cocaína nos Estados Unidos e da Europa. Narcos conta a história de Pablo Escobar, líder do Cartel de Medellín, enquanto agentes da DEA são colocados no comando de uma missão para matá-lo.Centrada nos conturbados anos 80 mostra, além de sua conjuntura sócio-política, o figurino da época.

The Americans

The Americans do canal FX
The Americans do canal FX

Em uma época sem internet e excesso de vigilância por câmeras, a vida de dois espiões da KGB, a principal organização de serviços secretos da União Soviética, que se disfarçavam de casal americano nos subúrbios de Washington é muito bem representada nesta série narrada em plena Guerra Fria que nos evidencia, principalmente, os avanços tecnológicos que ocorreram desde então.

Red Oaks

Red Oaks série da Amazon
Red Oaks série da Amazon

Situada na Nova Jersey, um jovem de 20 anos chamado David Myers arruma um emprego como assistente de tênis profissional no clube predominantemente judeu RedOak, enquanto tenta descobrir o que quer fazer da vida. A série deixa as referências à década surgirem natural e sutilmente, focando nos dilemas da juventude e deixando a época apenas como um plano de fundo que não recebe tanta importância.

Snowfall

Snowfall série do canal FX
Snowfall série do canal FX

Snowfall acompanha o início de uma epidemia de uso de cocaína em Los Angeles e seu impacto na cultura da periferia californiana, com violência policial e guerra entre gangues eclodindo a cada instante, focando no ponto de vista de ambos traficantes e polícia com seus quatro personagens centrais: um jovem empreendedor em ascensão, um lutador mexicano, um agente da CIA com um passado obscuro e a filha de um poderoso chefe do crime mexicano.

Young Sheldon

Young Sheldon série do canal CBS
Young Sheldon série do canal CBS

Série derivada de The Big Bang Theory com foco na infância do protagonista Sheldon. Apresenta o prodígio personagem no Texas do fim dos anos 80, com todas as referências capilares e fashion que a época tinha a oferecer, além do típico ambiente escolar competitivo onde nerds e descolados não conseguem conviver em harmonia.

The Get Down

The Get Down série da Netflix
The Get Down série da Netflix

Passada entre o fim dos anos 70 e início da década de 80, a série musical conta a história de como o hip-hop surgiu no gueto dos Estados Unidos. Com um movimento no Bronx, focado nos jovens negros e de minorias que viviam à margem da sociedade, os vemos desenvolverem relações com a arte, dança, música, política e latas de spray. Infelizmente, a série já foi cancelada e não chegará a ter uma segunda temporada.

Black Mirror: San Junipero

San Junipero episódio de Black Mirror
San Junipero episódio de Black Mirror

Black Mirror é uma série que discute um futuro distópico, mas que apresentou um retorno tecnológico a diferentes décadas passadas no quarto episódio de sua terceira temporada. San Junipero, por meio de uma tecnologia que transporta a consciência de pacientes terminais a uma realidade simulada onde podem viver seus “eu” eternamente jovens e saudáveis. O ano é 2040, mas as personagens protagonistas vivem, predominantemente, o auge dos anos 80 dentro do universo digital que as restaura a juventude, com toda a trilha sonora, vestimentas e ambientação da época. Genial!

E que tal assistir suas séries favoritas e ainda poder gravar pequenos trechos para produzir gifs, ou capturar a tela para fazer tirinhas e compartilhar nas redes sociais? Com o Movavi Screen Recorder isso é possível e forma prática, leve e fácil.

Faltou alguma? Deixe aí nos comentários outras séries inspiradas na década de 80 que você ama.