Sauron x Morgoth: Quem venceria o duelo em Os Anéis do Poder?

Os Anéis do Poder vem trazendo de volta toda a magia, encantamento e maldade presentes na Terra Média de Tolkien. Já se passaram oito anos desde que o terceiro filme da franquia O Hobbit chegou aos cinemas e fazia tempo desde que nos deparávamos com algum conteúdo voltado para o universo de O Senhor dos Anéis. Quem pensou ouvir falar de Sauron em pleno 2022?

A série do Prime Video trouxe não apenas o senhor das trevas novamente em pauta, como relembrou ao fã de que muito antes de Sauron e seu exército aterrorizarem a Terra Média, Morgoth já era temido por todos. Morgoth já foi o mestre de Sauron, o que indicaria de imediato que o primeiro poderia ser mais poderoso? Para isso, precisamos relembrar os velhos contos de Tolkien.

Morgoth

Conhecido como Melkor , Morgoth é o principal vilão do universo estendido de Tolkien para a Terra Média, apresentado principalmente em O Silmarillion e A História da Terra-Média . Ele queria controlar Arda (o mundo) e Valinor (as Terras Imortais, onde os Elfos e, eventualmente, os Portadores do Anel poderiam habitar em paz eterna), e para isso exerceu sua influência como o primeiro e mais forte dos Valar (poderosos como Deuses) a corromper o mundo.  Sua corrupção se espalhou rapidamente, bem como aconteceu com Sauron, fazendo de sua presença algo sempre ameaçador.

Em toda a história de JRR Tolkien , poucos personagens ou criaturas foram corajosos o suficiente para desafiar Morgoth. Seu jovem aprendiz, por sua vez, cresceu na sombra de seu Mestre, com sua ambição aumentando a cada dia.

Divulgação

Sauron

Antes de ser Sauron, ele era conhecido como Mairon e estava entre os mais poderosos dos Maiar, espíritos criados para ajudar os Valar. Quando eles finalmente expulsaram Morgoth ao final da Primeira Era, Sauron se tornou o segundo Lorde das Trevas a aterrorizar a Terra-Média. Sua principal estratégia era controlar os Anéis de Poder através do Um Anel.

Quem vence?

Embora Morgoth e Sauron tenham conseguido conseguiram infligir danos significativos ao mundo em que viveram, dizimando civilizações e escravizando muitas outras, o primeiro era sem dúvida o mais poderoso dos dois. De acordo com fãs, existem três razões principais para explicar o porquê Morgoth sempre venceria em um duelo frente a frente.

A diferença entre Valar e Maiar é a chave para entender tudo isso. Os Valar foram criados por Ilúvatar, o ser supremo que criou o mundo, sendo encarregados de moldá-lo e governá-lo. Melkor foi o primeiro e mais forte dos Valar, mas sua visão deturpada o levou para o lado das trevas. Os poderes diferem para cada Valar: Manwë podia controlar os ventos de Arda e Ulmo controlava as águas, enquanto Morgoth podia amaldiçoar aqueles que se opunham a ele; mudar de forma e enganar seus inimigos. Apenas sua presença podia corromper quem estava em volta.

Os Maiar, por outro lado, foram criados por Ilúvatar para ajudar os Valar a moldar o mundo. Cada um foi designado para um ou mais Valar (como Sauron foi para Morgoth), e seus poderes refletiam as habilidades de seus mestres. Suas habilidades gerais são bastante semelhantes às dos Valar, como a capacidade de mudar de forma, imortalidade e o poder de aumentar o mundo ao seu redor.

Divulgação

Sauron não é o único Maiar conhecido na Terra-Média. Em O Senhor dos Anéis, Gandalf era conhecido como Olórin, enquanto Saruman já foi o Maiar conhecido como Curumo. Radagast, por sua vez, já foi conhecido como Aiwendil.

A inteligência de Morgoth fez com que seu “reinado” pela Terra Média durasse uma quantidade insondável de tempo, enquanto sua corrupção atingiu níveis além do que Sauron poderia reunir. Algo o coloca a frente de seu antigo mestre, porém. Morgoth tornou-se escravo de seus desejos e procurou apenas destruir seus inimigos. Sauron buscou domínio sobre a Terra-Média, manipulando seu povo.

O exército

Mesmo com suas fileiras cheias de Orcs, Uruk-hai, Trolls e Nazgûl, Sauron não tinha a sua disposição alguns dos aliados de Melkor,  o criador de todas as coisas malignas na Terra Média. Ele não apenas corrompeu os Elfos e os transformou em Orcs, mas também criou dragões, como nosso querido Smaug. Morgoth também foi o responsável pela criação dos Balrogs, Maiar que foram seduzidos e corrompidos pelo lorde das trevas. Foi necessário apenas um único Balrog para expulsar os Anões de Khazad-dûm.

Sauron não tinha Balrogs e Dragões ao seu dispor, afinal, quase todos foram expulsos da Terra-média ou destruídos quando ele subiu ao poder novamente na Terceira Era. Seja como for, seu exército não tinha a menor chance contra as monstruosidades de Morgoth.

O poder

Morgoth pode ser o principal vilão da Terra-média de Tolkien, mas ele não é o ser mais poderoso da história de O Senhor dos Anéis em geral. Responsável pela criação dos Valar, Eru Ilúvatar, que significa “o único, pai de todos”, em élfico, pode ser considerado uma espécie de Deus do mundo dos humanos. Tolkien nunca escreveu sobre os Valar, mas é seguro assumir que ele pretendia que Eru Ilúvatar fosse uma divindade inalcançável.