Confira nossa lista de referências e easter eggs em Castle Rock

Divulgação

Castle Rock é uma série do Hulu com uma história original, mas que se passa no universo das obras de Stephen King. Os espectadores podem apreciar a série mesmo sem terem lido os livros ou visto os filmes adaptados do trabalho do mestre do terror, mas para os fãs, cada episódio pode se tornar uma caça aos easter eggs e referências. Confira a lista que o Inverse fez com o que foi encontrado nos três primeiros episódios da série e que nós traduzimos e adaptamos para vocês.

A LISTA CONTÉM SPOILERS DOS TRÊS PRIMEIROS EPISÓDIOS DA SÉRIE!

VINHETA DE ABERTURA

A abertura não aparece no primeiro episódio, mas nos seguintes já podemos ver uma série de referências junto aos créditos.

A vinheta começa com as páginas do livro Trocas Macabras, livro de 1991 sobre sobre uma loja de curiosidade amaldiçoada que abre em Castle Rock e causa estragos. O xerife Alan Pangborn, que é um personagem da série do Hulu, acaba com o caos.

Two Dead Girls e The Mouse on the Mile são os títulos em inglês das duas primeiras partes do livro À Espera de um Milagre, um romance sobre um preso no corredor da morte com habilidades empáticas que King originalmente lançou em uma forma serializada.

Uma página do livro A Hora do Vampiro de 1978 que conta a história de vampiros que vivem na cidade fictícia de Jerusalem’s Lot, que existe no Maine fictício de King, ao lado de Derry e Castle Rock.

O mapa do Maine fictício criado por King. Nele você pode ver Castle Rock e também Derry (a cidade onde se passa It – A Coisa). Também Podemos ver Haven onde está escrito “crash site” em vermelho, que é uma referência ao livro The Tommyknockers – Tranquem Suas Portas. A frase “arrowhead” é uma alusão ao projeto militar secreto que causou caos em O Nevoeiro e A Incendiária, enquanto a frase “Storm Of The Century” próxima à cidade de Little Tall Island é uma referência a uma série de televisão homônima que King escreveu. No canto direito, bem embaixo, Podemos ler “total eclipse of the sun”, que pode ser uma referência a Jogo Perigoso.

Dolores Claiborne é um romance sobre mãe e filha que se reconectam após a mãe ser acusada de assassinato.

Essas páginas difíceis de ler são do livro O Iluminado, que será mencionado novamente no final dos créditos. Além disso, o ator Bill Skarsgård, que interpreta o prisioneiro sem nome em Castle Rock, foi o palhaço Pennywise na adaptação mais recente de It – A Coisa.

Misery’s Return é o nome do romance que o protagonista de Estranha Obsessão é obrigado a escrever.

Cujo é o nome do romance sobre um São Bernardo raivoso lançado em 1984 e a atriz Sissy Spacek foi a protagonista na adaptação de Carrie, A Estranha de 1976.

Na esquerda é possível ler a frase “All work and no play make Jack a dull boy”, que se refere ao protagonista de O Iluminado, Jack Torrence. Já a planta da prisão de Shawshank se refere ao livro Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank (que deu origem ao belo filme Um Sonho de Liberdade).

Na adaptação cinematográfica de O Iluminado, o quarto mais assombrado do Hotel Overlook era o quarto #237, mas no livro era o quarto #217, como visto na vinheta.

“They float” é claramente uma referência à “você também vai flutuar” – uma das frases do personagem Pennywise, o Palhaço Dançarino de It – A Coisa. E a parte de cima lembra o sorriso de um palhaço.

E, por último, vemos um pedaço de jornal que forma o título Castle Rock, com as palavras “REDRUM” e “MURDER” (assassinato, em inglês), que foram usadas em O Iluminado. Outro pedaço mostra os números 217 e 237 em referência aos quartos assombrados no livro e no filme O Iluminado de Stanley Kubrick (que, por sinal, Stephen King admitiu ter odiado).

EPISÓDIOS 1, 2 e 3

Não dá para considerar a Prisão Estadual de Shawshank apenas como uma referência ou easter egg já que ela é uma parte central da trama de Castle Rock. No entanto, é a mesma Shawshank do livro, como evidenciado por uma referência ao buraco de bala na parede do escritório no qual Warden Norton se matou no final de Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank. O Segundo episódio revelou que a prisão fica na Redenption Road (ou Estrada da Redenção).

Mais uma vez não podemos considerar como sendo apenas uma referência, já que Alan Pangborn (Scott Glen) é um dos personagens centrais de Castle Rock. Ele salvou o protagonista Henry Deaver (André Holland) quando ele era uma criança e está cuidando da mãe de Deaver no momento. No entanto, não é a primeira aparição de Pangborn em uma história de King, já que o xerife foi o protagonista de Trocas Macabras e A Metade Negra.

Não sabemos se a estagiária de Molly Strand (Melanie Lynskey), Jackie Torrance (Jane Levy), tem alguma relação com Jack Torrence de O Iluminado, mas os nomes são parecidos demais para ser apenas uma coincidência.

Quando vemos Henry Deaver como adulto pela primeira vez, ele está trabalhando para salvar Leanne Chambers (Phyllis Somerville) da execução por ter matado seu marido, Richard Chambers, um dos antagonistas de O Corpo (que deu origem a Conta Comigo). O Corpo também é mencionado no segundo episódio, quando o falecido Dale Lacy (Terry O’Quinn) reconta algumas das histórias mais terríveis de Castle Rock.

No segundo episódio, ao olhar antigos recortes de jornal, Henry encontra uma história sobre Trocas Macabras (a loja amaldiçoada do livro homônimo) ter sido incendiada e o dono Leland Gaunt ter sumido.

Outro recorte confirma que o corpo encontrado era do garoto Ray Brower, fazendo referência à O Corpo (o livro realmente se passava no Maine, mas em Conta Comigo, eles mudaram a história para o Oregon). Já o jornal de trás fala sobre um cachorro raivoso, obviamente uma referência à Cujo.

O livro que o prisioneiro nazista está lendo pode ser considerado um easter egg, já que King tirou o nome Castle Rock do livro O Senhor das Moscas de William Golding. No livro clássico, Castle Rock é o nome do forte que alguns dos garotos abandonados fazem para eles próprios.

Enquanto fala com sua irmã, Molly Strand (que parece ter habilidades psíquicas) cita seu plano de revitalizar o moinho antigo da cidade, uma possível referência ao moinho do conto A Criatura do Cemitério – moinho que estava infestado por uma colônia gigantesca de ratos.

Henry e Jackie se conhecem no Mellow Tiger Bar, o bar que aparece em Trocas Macabras e durante a conversa é mencionado o Nan’s Luncheonette, que parece em It – A Coisa e The Sundog.


A pedido da mãe de Henry, Ruth Deaver (Sissy Spacek), Pangborn desenterra um cachorro de estimação para garantir que ele não tenha saído do túmulo, ao estilo Cemitério Maldito.

Certamente teremos muito mais referências e easter eggs nos próximos sete episódios da primeira temporada de Castle Rock.
Achou alguma que não está na lista? Então conta pra gente nos comentários!