Por que Hemlock Grove nunca teve uma quarta temporada

Hemlock Grove chegou ao fim em 2015 depois de três temporadas, deixando os fãs imaginando por que foi cancelada e se uma quarta temporada seria de alguma forma possível. Em 2013, o romance de estreia de Brian McGreevy, Hemlock Grove, foi adaptado para uma série de TV graças à Netflix e ao produtor Eli Roth (Bastardos Inglórios), trazendo um tipo diferente de história de terror para o serviço de streaming.

Hemlock Grove é o nome de uma cidade fictícia na Pensilvânia que esconde alguns segredos obscuros que afetam aqueles que vivem nela. A série começa quando Roman Godfrey (Bill Skarsgård), herdeiro da rica família Godfrey, faz amizade com o recém-chegado Peter Rumancek (Landon Liboiron) e trabalham juntos para esclarecerem alguns assassinatos recentes enquanto descobrem os segredos mais sujos da cidade. A primeira temporada abrange todo o romance, com as temporadas subsequentes sendo mais de acompanhamento do que uma adaptação do material de origem.

Uma razão concreta para o cancelamento de Hemlock Grove nunca foi revelada e com a Netflix não divulgando suas estatísticas (a menos que quebrem recordes, como Stranger Things), não há como saber se a audiência diminuiu ou aumentou na segunda e na terceira temporada. No fim de semana de abertura, a Netflix revelou que Hemlock Grove foi “vista por mais membros globalmente em seu primeiro fim de semana do que House of Cards”. No entanto, a série não se saiu bem com os críticos desde o início.

Enquanto alguns elogiaram as referências à clássicos de terror como Frankenstein, de Mary Shelley, e Drácula, de Bram Stoker, outros criticaram a quantidade de figuras góticas e a mistura de criaturas fantásticas em uma história que, em alguns pontos, parecia confusa. Embora a segunda temporada de Hemlock Grove tenha sido recebida um pouco melhor, isso não foi suficiente para salvá-la e a equipe de produção entrou na terceira temporada sabendo que seria a última. Essa recepção crítica provavelmente influenciou a decisão da Netflix de encerrar a série, mesmo que a audiência não tenha sido ruim.

No final, a equipe criativa planejou de forma adequada e deu a cada personagem um final, sem deixar nenhum ponto perdido – exceto pelo destino de Shelley (Madeleine Martin) e Nadia. Ainda assim, o final pareceu apressado e os roteiristas garantiram que nenhuma quarta temporada fosse possível, literalmente acabando com todos os personagens principais, tornando impossível para outra rede resgatá-la. Se Hemlock Grove voltasse em um futuro não tão distante, teria que ser um remake ou uma adaptação cinematográfica e provavelmente não apresentaria o mesmo elenco – algo com que os fãs podem não concordar. Por enquanto, não há como os upirs e lobisomens voltarem como o público conhece.