Patrick Melrose Patrick Melrose

Por que assistir Patrick Melrose, a nova série de Benedict Cumberbatch?

Não é preciso muito esforço para se admirar o trabalho de Benedict Cumberbatch. O ator não apenas conquistou o público como Sherlock, como também os fãs dos heróis da Marvel como Doutor Estranho. Além desses, diversos outros personagens do ator ganharam destaque nas telas (Alan Turing, Smaug, Stephen Hawking, entre outros). Após seu grande êxito em Vingadores: Guerra Infinita, Cumberbatch estreou seu novo trabalho, a minissérie Patrick Melrose. Embora conte com outras ótimas atuações, não há dúvidas de que todo o sucesso do seriado caia sob os ombros do protagonista. Em apenas cinco minutos de episódio, já é possível perceber que o papel não poderia ser interpretado por outra pessoa.

Patrick Melrose se baseia na série literária semi-biográfica de Edward St. Aubyn. Primeiramente, temos a impressão de que o protagonista é apenas um playboy viciado em substâncias. Entretanto, não demora para descobrirmos seu passado traumático, sua infância perturbadora, um pai abusivo e uma mãe complacente com tal. Enquanto tenta esquecer os problemas, Melrose se entope coisas que o permitam fugir da realidade. A minissérie conta com apenas 5 episódios, e cada capítulo adapta um dos cinco romances de St. Aubyn. Podem dizer que esse é sem dúvidas, um dos melhores trabalhos de Benedict.

Patrick Melrose
Reprodução

A série

Melrose é o tipo de personagem que nós gostamos logo de cara. Ele é engraçado e problemático ao mesmo tempo, com um toque de ironia e a dose exata de sarcasmo. Com tantas características distintas, interpretá-lo requer não apenas versatilidade, mas também talento. E isso sabemos que Benedict Cumberbatch tem de sobra. Viciado em cocaína e outras substâncias sintéticas, o protagonista usa todo o dinheiro que tem para fugir da realidade. Assim como seu estoque financeiro parece não ter fim, sua bagagem emocional problemática do passado também não.

O primeiro episódio nos leva de Londres para Nova York. Melrose é obrigado a sair de sua rotina ilícita para buscar as cinzas de seu pai, e as lembranças logo vem à tona. A falta de empatia do personagem contrasta com as emoções que ele deixa transparecer, e o motivo disso é explicado no segundo episódio. O que mais impressiona, porém, é o quão confortável Cumberbatch está em todas as cenas. O aristocrata segue uma vida isolado em seus pensamentos, como se vivesse em um mundo diferente do nosso. É possível que tal conforto se deva a semelhança entre Patrick, Sherlock e Alan Turing, outros dois grandes personagens do ator. E assim como os dois, Melrose se desenvolve com facilidade sob os trejeitos e características de Benedict. Certamente uma performance digna de inúmeros prêmios.

Patrick Melrose
Reprodução

Patrick Melrose

Depois de assistir a todas as produções nas quais Benedict atuou, imaginávamos que o ator não teria mais como nos surpreender. Como estávamos enganados. Melrose tem suas próprias características e peculiaridades, algumas que nunca tínhamos visto o britânico interpretar antes. Inicialmente, o protagonista se mostra forte e resistente contra as pressões da vida, mas não demora para desmoronar. Patrick desmonta sob os nossos olhos, a medida em que a voz em sua mente começa a tomar as rédeas. Pela primeira vez em muito tempo, Cumberbatch demonstrou a vulnerabilidade de seu personagem, com um corpo refém do que se passa em sua cabeça.

Patrick Melrose pode ser descrito quase como um monólogo sarcástico e denso de seu protagonista. Sem muitas cenas de ação, é preciso que o ritmo do personagem convença o púbico a assistí-lo. Benedict o faz desde os primeiros minutos. Certamente não são todos que irão se identificar com o milionário, mas todos irão aprender a admirá-lo (ou pelo menos a se divertir com ele).

Patrick Melrose
Reprodução

Caso os motivos citados até agora não tenham aguçado sua curiosidade, recomendamos que reveja seus conceitos! Além do brilhante trabalho de Benedict, a série conta com ótimos componentes em seu elenco. Hugo Weaving (O Senhor dos Anéis)Jennifer Jason Leigh (Atypical), Harriet Walter (The Crown), Pip Torrens (The Crown), Holly Grainger (The Strike Series) são alguns dos nomes que atuam ao lado de Cumberbatch. Certamente é uma série que merece uma chance de mostrar o quão boa ela é!

Patrick Melrose é uma produção da rede de canais Showtime, e estreou no dia 12 de maio.