Séries do Arrowverse, The Flash, Supergirl, Arrow e Legends of Tomorrow Séries do Arrowverse, The Flash, Supergirl, Arrow e Legends of Tomorrow

Por que as séries do Arrowverse têm desapontado tanto os fãs?

Divulgação

O Arrowverse criado pela CW, que inclui as séries como Arrow, The Flash, Supergirl, Legends of Tomorrow, Batwoman, Black Light e em breve a novata Superman & Lois foi um sonho que se tornou realidade para os fãs de quadrinhos, particularmente aqueles que apreciam e admiram o universo da DC.

No entanto, isso não foi suficiente para agrandar grande parte dos fãs, que estão desapontados com o rumo que muitas séries tomaram ao longo das temporadas. Listamos aqui alguns motivos que justificam os descontentamentos dos fãs.

Formato e canal errado

Séries do Arrowverse
Divulgação

Grande parte das séries do Arrowverse possuem em média 22 episódios por temporada, o que exige muito do criativo dos escritores da série. É nítido como as séries começam bem em suas primeiras duas temporadas e depois desandam ou até mudam sua essência.

A explicação para a quantidade de episódios vem da cultura dos canais abertos dos EUA, eles precisam reprisar durante um ano a temporada anterior, dando um formato fechado entre o encerramento de uma temporada e o início de uma nova.

O canal CW é uma junção de uma unidade da CBS com a Warner, onde temos o C, de CBS e o W de Warner Bros. Na época de Smallville, por exemplo, a série começou a ser transmitida pelo canal Warner nos EUA e depois passou a ser chamar CW.

A justificativa que temos que o Arrowverse tem sido transmitido no canal errado, é pelo fato do histórico da rede. É uma rede que possui grande audiência entre jovens e adolescentes, visto que por uma longa data produziu séries de drama como One Tree Hill, Gossip Girl, The Vampire Diaries, 90210 e entre outras, séries que sempre tiveram um grande centro: o romance.

Aproveitando esse formato que trouxe sucesso ao canal por anos, buscando grande audiência, a rede aplicou nas séries do Arrowverse o drama com romance, o que tirou de alguns episódios o foco central da trama.

Romance e drama não é ruim, é até essencial para o desenvolvimento dos super-heróis. No entanto, a grande quantidade de episódios faz com que a narrativa fique cansativa e repetitiva.

Menos é mais

Personagens de Supergirl, Arrow, The Flash e Legends of Tomorrow,
Divulgação / Arrowverse

Assim como a quantidade exagerada de episódios, que exige muitos episódios de “encher linguiça”, as séries incluíram muitos personagens que não foram explorados da forma correta e como mereciam.

Em qualquer série, na primeira temporada, temos o elenco que chamamos de fixo que vão se mantendo durante as demais temporadas. Eles são os pontos centrais da narrativa mas, para cada nova temporada, os produtores sentem a necessidade de inserir mais personagens, como novos vilões e heróis. A quantidade geralmente tende a ser exagerada, o que faz com que esses personagens não sejam explorados e simplesmente jogados na história.

Personagens como Caçadora e Pantera, da série Arrow, são grandes exemplos que poderiam ter sido explorados de uma forma melhor, uma vez que eles exerceram grande influência no desenvolvimento de outros personagens centrais da trama. O mesmo acontece com muitos vilões, que simplesmente surgem com um motivo raso apenas para a produção de mais um episódio.

Produtores e escritores

Greg Berlanti com atores de The Flash e Supergirl
Greg Berlanti com atores de The Flash e Supergirl

Sempre que uma série do Arrowverse é anunciada, ouvimos nomes como Greg Berlanti, Marc Guggenheim, Geoff Johns e Andrew Kreisberg por trás da criação e produção, mas por motivos de agenda e novos projetos a maioria nunca se mantem até o final. As séries sofrem constantes mudanças por parte dos criativos, o que faz com que a série mude o rumo da sua essência a cada nova temporada.

Como todas as séries são mantidas no ar por conta da audiência, e precisam ser renovadas antes da produção de uma nova acontecer, é nítido como isso influencia no desenvolvimento do enredo. Uma vez que os diretores, escritores e produtores não podem se prender a único projeto já que pode ser cancelado a qualquer momento. Cada temporada nova somente é produzida e escrita após o anúncio oficial da sua renovação.

Problemas de direitos autorais

Manu Bennett em Arrow / Divulgação
Manu Bennett em Arrow / Divulgação

Alguns personagens ou até o rumo da história tende a não acontecer devido aos direitos autorais dos estúdios e por mais que todos façam parte da DC Comics, os cinemas influenciam muito no desenvolvimento das séries.

Um grande exemplo que temos é o vilão Exterminador/Slade Wilson (personagem de Manu Bennett), que foi bem explorado no começo e depois simplesmente desapareceu, pois ele estava apenas “emprestado” para a série Arrow.

Quando o filme Liga da Justiça foi anunciado, o personagem teve que se ausentar do universo do Arrowverse, pois o mesmo teria uma participação importante – o que aconteceu na cena pós crédito – mesmo que seja interpretado por outro ator, que foi o caso. O personagem também ganhará um filme de origem, o que dificultou ainda mais nas aparições de Slade Wilson no Arrowverse.