Person of Interest e o retorno para 0 em um final perfeito

ALERTA DE SPOILERS!

Se você pode ouvir isso, está sozinho. A minha voz é a única coisa que sobrou. Abrindo o episódio com o diálogo da máquina na voz de Amy Acker (a ROOT), o final de Person of Interest começa com um leque de possibilidades apertando o coração do espectador. Como já visto em trailers, encontramos em uma espécie de prólogo todos os protagonistas sangrando e morrendo.

Jonathan Nolan, criador da série, declarou que a intenção original era chamar o último episódio de “Everyone Onde Dies Alone” (Todos Morrem Sozinhos, em tradução livre), mas que isso seria muito “na cara”. Então recebemos o episódio “Return to 0” (Retorno ao 0) em que o seriado se encerra de uma das formas mais gloriosas e já esperadas pelos fãs, tornando-se um legitimo series finale e deixando aquele gosto de que valeu à pena acompanhar o seriado durante 5 anos.

Dificilmente uma série consegue tal façanha. Podemos ver seriados cujos finais foram desagradáveis, estranhos ou até mesmo repugnantes. Aqui não. A premissa de POI sempre foi interessante, apresentando uma versão mais moderna e realística da Skynet. E em Return to 0 encontramos o derradeiro momento: a batalha entre a Máquina e o Samaritano. Os agentes de ambos os lados acabam em fogo cruzado, deixando muitas vítimas para trás e encerrando a jornada de personagens na série cujos destinados estavam praticamente selados, como Reese (Jim Caviezel) e Finch (Michael Emerson).

Apesar do drama e da ação, a narrativa sci-fi  baseada em vários pontos da realidade, como o perigo de inteligências artificiais altamente desenvolvidas, conspirações governamentais, privacidade, liberdade e livre arbítrio, joga na tela aquele clássico final em que, apesar de todo o mal, o bem consegue triunfar e salvar a humanidade.

Person of Interest, sempre genial em seu desenvolvimento (até mesmo quando Taraji P. Henson, a Carter, saiu de cena), conseguiu amarrar todas as pontas soltas. Após um longo diálogo sobre as ações do homem no mundo, o sentido da vida e da morte, a Máquina, em seu último suspiro, consegue levantar a última questão antes dos créditos finais: é realmente o fim?

O episódio final de Person of Interest foi ao ar na última terça-feira (dia 21), no canal norte-americano CBS. No Brasil, a série é exibida pela Warner Channel.