Percy Jackson | A verdadeira história de Perseu na mitologia grega

Divulgação/Disney+

Os livros de Percy Jackson e os Olimpianos estão fortemente ligados à mitologia grega, e sua influência é responsável até mesmo pelo nome do personagem principal. Baseada nos livros de Rick Riordan, a série do Disney+ traz um Perseu filho de Poseidon, uma das poucas diferenças entre o personagem e o herói grego. As lendas gregas pairam sobre tudo o que ele faz, mesmo antes de descobrir que é um semideus.

Dvulgação

Perseu foi um herói da mitologia grega e, como Percy Jackson, também foi um semideus. Nas histórias, Perseu é filho de Zeus e de uma princesa mortal chamada Danae. Danae foi trancada em uma torre de bronze por seu pai, Acrísio, depois que uma profecia afirmou que seu filho seria quem o mataria. Isso de fato aconteceu, e pode-se dizer que Acrísio provocou seu próprio destino.

Ao saber da torre de bronze e da beleza de Danae, Zeus decidiu fazer uma visita à princesa. Ele assumiu a forma de uma nuvem e fez chover ouro sobre ela, levando à concepção e nascimento de Perseu. Como Sally Jackson diz no primeiro episódio de Percy Jackson e os Olimpianos, ela não nomeou o filho em homenagem a Perseu porque ele foi um herói; ela fez isso porque Perseu e Danae foram expulsos quando ele era criança, e eles eram tudo o que o outro tinha.

Divulgação/Disney+

Como foi profetizado que Perseu mataria Acrísio, o pai de Danae colocou os dois em um baú de madeira e depois os enviou ao mar. Sua esperança era que eles morressem ou viajassem muito longe para retornar. Graças a Zeus e Poseidon, a caixa chegou em segurança à costa, pondo fim mais uma vez aos planos de Acrísio.

A Medusa

Percy Jackson ainda é uma criança, mas Perseu cresceu e se tornou um homem forte, protetor, corajoso e ambicioso, sempre preocupado em proteger a mãe. O Rei Polidecto ficou preocupado com a grande ambição do rapaz e decidiu criar uma forma de se livrar dele. Em uma das versões, Polidecto propôs um torneio no qual o vencedor seria quem trouxesse a cabeça da Medusa, um desafio que Perseu não recusou. As verdadeiras intenções do Rei, porém, eram que ele não voltasse.

Fúria de Titãs / Divulgação

Como sabemos, Polidecto não previu que Perseu fosse receber alguns presentes dos Deuses, afinal, ele aparentava ser um homem pobre. Algo semelhante acontece em Percy Jackson, mas os presentes foram dados de forma indireta. Assim como o boné de Annabeth, Perseu recebe o Elmo de Hades, que o torna invisível. Assim como os tênis de Hermes, Perseu ganha sandálias aladas do Deus. E diferente da série, o herói grego também ganhou o escudo mais polido de Atena.

Perseu decapitou Medusa com sucesso, assim como Percy Jackson – e usou sua cabeça para transformar o rei Polidecto em pedra.

Andrômeda

Durante sua viagem para casa, Perseu também realizou seu outro grande feito, salvando a vida de Andrômeda. A princesa foi acorrentada a uma rocha depois que sua mãe Cassiopeia se gabou de ser mais bonita que as Nereidas, filhas de Poseidon. Andrômeda foi deixada como sacrifício para ser comida por monstros marinhos, mas Perseu a salvou desse destino. O filme Fúria de Titãs retrata esse momento.

Fúria de Titãs / Divulgação

Algumas versões da história afirmam que ele matou o monstro com a mesma espada que usou para matar a Medusa, enquanto outras sugerem que ele derrotou o monstro com a cabeça da Medusa, tal como no filme. Diferente de Percy Jackson, Perseu se apaixonou por Andrômeda e eles se casaram depois que ele a resgatou. Perseu se tornou rei de Micenas e morreu de velhice, não sem antes retornar à sua cidade e cumprir seu destino de matar o avô.

Como a história de Perseu se compara à de Percy Jackson nos livros?

Tanto Perseu quanto Percy Jackson são semideuses que realizam grandes feitos apesar das probabilidades e suas primeiras histórias são um tanto semelhantes. Embora Sally e Percy não sejam dramaticamente lançados ao mar, os dois são essencialmente abandonados por Poseidon, que cuida deles da mesma forma que ele e Zeus ajudaram a guiar a caixa de Perseu e Danae.

Estátua de Perseu segurando a cabeça da Medusa / Divulgação

E embora Percy não tenha um avô, cujo destino é ser morto pelo neto, ele é considerado uma ameaça por Zeus e Hades, por ser uma criança proibida. Como Perseu, ele também recebeu uma missão aparentemente impossível: recuperar o Raio de Zeus. Além disso, Percy luta contra Medusa com itens semelhantes aos de Perseu nos livros de Riordan.

Percy Jackson está em exibição no Disney+. No Brasil, os livros foram publicados pela Intrínseca.