Medusa será uma personagem muito diferente na série de Percy Jackson e os Olimpianos do Disney+. Uma das protagonistas do primeiro livro e também uma das etapas a serem vencidas por Percy para conseguir salvar sua mãe, a Górgona da Mitologia Grega deverá sofrer algumas mudanças em sua história e na série será explorada sua verdadeira história pela primeira vez.
Em entrevista à Entertainment Weekly, Rick Riordan explicou que a série permitirá que Medusa mostre seu próprio lado da história. Ela deverá ter um papel maior na 1ª temporada de Percy Jackson, já no terceiro episódio.
No meu livro, Medusa era praticamente uma vilã padrão. Ela simplesmente vem e vai, e você realmente não se envolve muito nisso. Então foi muito divertido trabalhar no episódio 3 com Jessica [Parker Kennedy]. O roteiro tinha muito mais nuances e acho que você vê muito mais do ponto de vista da Medusa, o que o torna muito mais rico.
A História da Medusa
A representação original da Medusa envolvia ela como um monstro malicioso, transformando alegremente até civis inofensivos em pedra. Ela mantém um jardim repleto de estátuas que já foram seres humanos e parece fazer isso apenas por crueldade. Ela tem como alvo Percy Jackson, Annabeth e Grover, e nunca parece ter uma forte motivação para suas ações.
A história da Medusa na mitologia mostra ela como uma mulher bonita e simpática, além de ser a mais fiel sacerdotisa de Atena, que valorizava a virgindade de suas seguidoras. E é aqui que a história da Medusa caminha por uma direção extremamente pesada.
Atenção, o próximo conteúdo contém descrições fortes e sensíveis
A série de Percy Jackson nos mostrará apenas uma das irmãs, mas na mitologia sabemos que as três irmãs, Sthenno, Euryale e Medusa, eram filhas de Phorcys e Ceto, sendo que apenas a terceira é considerada mortal. Ela era descrita como uma mulher de beleza descomunal, que acabou atraindo a atenção do Deus dos Mares. Medusa nunca deixou de seguir o princípio da castidade de Atena e respeitava a Deusa acima de tudo.
Quando Poseidon e Atena entram em guerra para decidir a capital da Grécia, ela sai vitoriosa e isso desperta uma fúria gigantesca em seu tio. Para se vingar, Poseidon abusa sexualmente de uma das sacerdotisas mais fieis de Atena, a seduzindo e fazendo com que ela perdesse sua virgindade. Medusa é mais uma personagem feminina punida e transformada em monstro pelo machismo histórico.
A série de Percy Jackson não deve explorar cada detalhe da história, mas sabemos que rumores se espalharam na Grécia Antiga e Medusa foi acusada de seduzir Poseidon. Atena não acreditou em sua fiel devota e transformou seu cabelo em cobra, lançando a maldição que qualquer pessoa que olhasse para ela seria transformada em pedra. O único “crime” da Medusa foi ser muito bonita.
Assim como acontecerá na série de Percy Jackson, foi Perseu, um jovem semideus obrigado pelo rei da ilha Cícade a decapitar a Medusa, que consegue derrotá-la. Caso não o fizesse, a mãe de Perseus seria violada pelo rei. Pedindo auxílio aos deuses, ele recebeu presentes que o auxiliaram, como um elmo que o tornava invisível e uma espada.
É claro que a série de Rick Riordan não deverá contar todos os detalhes da história, afinal, pertence à Disney, um estúdio conhecido por criar conteúdos para família. Falar de estupro e apontar que os culpados pela tragédia da Medusa são os pais de Percy e Annabeth é algo que acabaria com todo o propósito da produção, mas só de termos a chance de Medusa contar um pouco de sua vida já é algo para ser comemorado.