Percy Jackson e os Olimpianos chegou ao Disney+ e vem sendo o assunto da semana entre fãs e críticos. A produção promete fidelidade aos livros de Rick Riordan e apenas pelos dois primeiros capítulos já podemos afirmar que o autor não veio para brincadeira. Os dois primeiros episódiso apresentam diversos monstros e criaturas da mitologia grega. À medida que a série avança, a lista só aumentará, assim como o nível de periculosidade de cada um.
Separamos uma lista de quem já apareceu por lá para você não se perder até agora.
Spoilers dos dois primeiros episódios de Percy Jackson e Os Olimpianos abaixo!
O Pégaso
Visto pela primeira vez no episódio 1 de Percy Jackson e os Olimpianos, os fãs do livro devem imaginar quem é o cavalo alado preto que aparece na infância de Percy. Não vamos dar spoilers por aqui, fiquem tranquilos, mas recomendamos todos os livros da série, que no Brasil são publicados pela Intrínseca.
Esta criatura é talvez uma das criaturas mais reconhecidas da mitologia grega. Embora os mitos gregos tenham mudado naturalmente ao longo dos anos, a origem comum do Pégaso é que ele era uma criatura gerada por Poseidon, o deus do mar, e pela Medusa. Na mitologia grega original, o Pégaso era um ser singular, embora Percy Jackson e os Olimpianos façam da criatura sua própria raça.
Um Rinoceronte Autômato
Um rinoceronte autômato caminhando por Nova York pode ser visto no primeiro episódio de Percy Jackson. Na mitologia grega, os autômatos eram seres automatizados feitos de pedra, madeira ou metal, que podiam realizar tarefas definidas para os deuses ou outros criadores. Deuses como Hefesto ou inventores como Dédalo foram dois dos seres mitológicos que teriam criado Autômatos.
A Névoa – o véu mágico que separa os mundos mitológico e humano – logo faz Percy pensar que é um caminhão de lixo, mas os Autômatos são reais e retornarão em um papel futuro que é vital para as histórias subsequentes de Percy Jackson e os Olimpianos.
A Fúria – Alecto
Embora os encontros de Percy com Pégaso e Autômatos sejam mostrados breve,ente, o primeiro monstro verdadeiro que Percy enfrenta é um dos mais poderosos da mitologia grega – uma Fúria. Na mitologia grega, três Fúrias trabalharam para punir a humanidade por vários pecados, como o assassinato. Percy Jackson e os Olimpianos pegam esse conceito e transformam as Fúrias em executores do Submundo, o reino no qual pessoas más são enviadas para sofrerem a condenação eterna após a morte.
No episódio 1 de Percy Jackson e os Olimpianos , Percy encontra uma das três Fúrias – Alecto, inicialmente disfarçada de Sra. Dodds, a professora de pré-álgebra de Percy. As Fúrias continuam sendo uma ameaça constante ao longo dos cinco livros, o que significa o mesmo para a série da Disney.
O Minotauro
Outro dos monstros mais poderosos encontrados por Percy no início de sua jornada é o Minotauro. Ele é enviado para atacar Percy depois que a verdade sobre sua natureza grega é revelada a ele. Enquanto ele, Sally e Grover estão viajando para o Acampamento Meio-Sangue, seu carro é atacado pelo Minotauro.
Na mitologia grega, dizia-se que o Minotauro era um monstro metade homem e metade touro. Embora seu corpo fosse distintamente humano, o Minotauro tinha a cabeça de um touro até o focinho e chifres curvos. A criatura era a guardiã do Labrinto, onde morou até de ser morta pelo herói Teseu.
Sátiros
Assim como o Pégaso, os Sátiros são algumas das criaturas mais benevolentes da mitologia grega em Percy Jackson e os Olimpianos O primeiro que vemos é Grover, o melhor amigo de Percy. Os Sátiros mais jovens trabalham como Protetores, o que significa que eles saem para o mundo humano em busca de semideuses em potencial. Após os meio-sangues descobrirem sua verdadeira natureza, os Protetores são encarregados de escoltar essas crianças ao Acampamento Meio-Sangue.
Os sátiros têm um design único na mitologia grega, pois são metade homem e metade bode. A série transforma os Sátiros como uma das criaturas mais importantes do mundo.
Centauros
Assim como os sátiros e os minotauros, os centauros são criaturas mitológicas gregas que representam um híbrido humano-animal. Eles são metade humanos e metade cavalos, representados como tendo torso e cabeça de homem com corpo e pernas de cavalo. Os centauros foram descritos principalmente como selvagens que andam pelas terras em rebanhos.
No entanto, um centauro no mito grego foi descrito como muito mais calmo e prestativo do que seus irmãos: Quíron. Em Percy Jackson, ele é o primeiro Centauro encontrado por Percy e não é outro senão o Sr. Brunner, seu professor de latim da Academia Yancy.
Ninfa/Dríade da Madeira
Após a chegada de Percy ao Acampamento Meio-Sangue, várias outras criaturas são mostradas. Uma delas é a Ninfa da Madeira, também conhecida como Dríade. Uma Dríade é encontrada por Grover no Acampamento Meio-Sangue enquanto o Sátiro se reúne com o Conselho dos Anciãos do Casco Fendido.
Na mitologia grega, as ninfas são divindades menores da natureza que representam aspectos específicos da natureza. No que diz respeito às Dríades, este tipo de Ninfa representa o espírito das árvores. Muitas vezes, as Dríades eram descritas como estando ligadas à força vital de uma árvore específica que habitava os bosques sagrados dos deuses.
Novos episódios de Percy Jackson e os Olimpianos são lançados todas as quartas-feiras no Disney+.