Penny Dreadful | Em qual período a série acontece?

Divulgação

Penny Dreadful sempre foi uma série enraizada em seu período de tempo e cenário, mas a nova série derivada, Penny Dreadful: City of Angels muda tudo.

Embora o cenário vitoriano da série original tenha tudo a ver com seu nome – penny dreadfuls eram livros muito baratos, com histórias de caráter sensacionalista e sangrento, muitas vezes tratando de temas do oculto e do sobrenatural ou tendo criminosos como protagonistas – Penny Dreadful: City of Angels se passa em um tempo e lugar completamente diferentes.

Penny Dreadful estreou em 2014. É um drama de terror gótico vinculado à Inglaterra vitoriana, além de muitas obras famosas da literatura obscura, emprestando temas e personagens de obras como O Médico e o Monstro, O Retrato de Dorian Gray, Frankenstein e muitos outros. Ideologicamente, a era vitoriana viu um aumento no romantismo e no misticismo, que teve um grande efeito sobre a cultura e as ideias da época e se reflete em um ressurgimento da arte e da literatura. Muito do que tornou o programa tão popular entre os fãs foi como ele retratou e pensou seu cenário gótico. É lúgubre, sensacional e exagerado, mas é exatamente isso que o público gosta.

Divulgação

Penny Dreadful: City of Angels, por outro lado, leva o estilo e a mitologia da série para um cenário mais moderno. Esta nova série estreou em 26 de abril de 2020 nos Estados Unidos e procura manter o que os espectadores gostaram no original, mas com novos personagens e ideias. Em outras palavras, os temas sombrios permanecem, mas novas entidades serão exploradas, como a divindade da morte do folclore mexicano-americano, Santa Muerte.

A série derivada, estrelada por Natalie Dormer (Game Of Thrones), ocorre cerca de 50 anos após a série original. Começa especificamente na Los Angeles de 1938, durante a Era de Ouro de Hollywood. Semelhante à série original, ela acompanha alguns dos eventos históricos e políticos que ocorreram durante esse período, como a construção das primeiras rodovias de Los Angeles e a ascensão dos programas evangélicos nas rádios. Também explora o folclore mexicano-americano desse período, com um conflito secreto entre aqueles que seguem Santa Muerta e aqueles que seguem o diabo. No geral, Penny Dreadful sempre foi uma série com laços profundos quando ocorre, seja na Inglaterra do século XIX ou na América de 1938.

As três temporadas de Penny Dreadful estão disponíveis no Globo Play.
Penny Dreadful: City of Angels ainda não tem data de lançamento prevista no Brasil.