Penny Dreadful: City Of Angels | O que é a cultura Pachuco?

Divulgação

Penny Dreadful: City of Angels, de John Logan, explora as tensões sociais e raciais que aconteciam na Los Angeles de 1938, especialmente em áreas da cultura latina, como as origens e a história dos Pachucos.

O terceiro episódio da primeira temporada, Wicked Old World, introduziu um novo local na cidade de Los Angeles chamado The Crimson Cat, bem como a terceira face da demônio da transformação, Magda (Natalie Dormer). Nos dois episódios anteriores, a divisão em curso entre membros brancos do Departamento de Polícia de Los Angeles e a comunidade mexicano-americana veio à tona depois de um grande tumulto que colocou o único membro latino do departamento de polícia, o detetive Tiago Vega (Daniel Zovatto) contra sua própria família e povo. Enquanto algumas dessas tensões são orquestradas pela influência de Magda, elas são uma marca registrada da época, um elemento básico da história e do patrimônio da cidade. Da mesma forma, City of Angels também mostra a ascensão do Partido Nazista na América antes da Segunda Guerra Mundial através de vários personagens, incluindo o Dr. Craft (Rory Kinnear) e outra das formas de Magda, Elsa.

Apesar de todas as histórias diferentes, um dos maiores focos de City of Angels é a cultura latina. Isso é interpretado em parte porque a mãe de Tiago é devota de Santa Muerte (Lorenza Izzo), que é adorada como uma divindade e também revelou ser a irmã de Magda. Embora Santa Muerte não pareça possuir o mesmo nível de interesse em se intrometer diretamente na humanidade, sua irmã se infiltrou em muitos aspectos diferentes da cidade, desde o governo local até os nazistas e a comunidade latina através de uma líder de gangue chamada Rio, que é uma Pachuco.

Divulgação

Um dos aspectos mais emblemáticos de um Pachuco é o traje zoot – um terno bem comprido e largo, com calças também largas e muito altas – que quase se tornou ilegal em Los Angeles devido à sua associação com membros de gangues hispânicas. A palavra Pachuco tem uma origem desconhecida; alguns dizem que se originou em El Paso, Texas, onde foi iniciado o movimento específico da contracultura. Há também uma cidade no México chamada Pachuca, que poderia ter sido outra fonte para o termo. Pachuco refere-se a um certo tipo de membro de gangue, frequentemente, esses indivíduos eram conectados por várias gangues de rua e subscreviam noções alternativas em torno de relacionamentos e gênero, que iam contra as tradições geralmente aceitas de seus colegas brancos.

Por causa disso, as Pachucas (mulheres que adotaram o estilo de vida) podiam ser vistas usando uma versão feminina do traje zoot, o que apresentava uma grande diferença em relação às famílias brancas, onde as mulheres não usavam calças e deveriam ficar em casa para cuidar para suas famílias. Embora já houvesse problemas crescentes entre as comunidades latinas e as brancas, essa cultura desafiou diretamente as normas sociais através de roupas, dança e outros aspectos culturais, tornando o estilo de vida Pachuco ainda mais um forte, criando assim uma cultura de medo ao seu redor e difamando-os. Por causa disso, eles foram rotulados como bandidos violentos e as mulheres Pachucas eram consideradas desagradáveis ​​e promíscuas.

Outro aspecto da cultura e história Pachuco foi como eles abraçaram suas raízes. Em uma época em que ser imigrante significava assimilação, até certo ponto, os Pachucos abraçavam sua língua, música, dança e eram demonstravam seu orgulho por seu país de origem, apesar de serem imigrantes e orgulhosos por poderem começar uma vida nos Estados unidos. Em Penny Dreadful: City of Angels são mostrados os dois lados dos imigrantes – alemães e mexicanos. Os alemães tentam se misturar à sociedade e negam suas origens, enquanto os imigrantes mexicanos tentam abraçar suas raízes, apesar de serem vistos como estranhos e, muitas vezes erroneamente, como criminosos.

Penny Dreadful: City of Angels ainda não tem data de estreia programada para o Brasil.