O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023, uma das principais premiações do audiovisual nacional, outorgado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, premiou ontem Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez na categoria de Melhor Série Brasileira Documentário, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A produção Max Original, lançada em julho de 2022, está disponível na íntegra na HBO Max.
Em 1992, a atriz e bailarina Daniella Perez foi assassinada por Guilherme de Pádua e sua esposa, Paula Thomaz, em um crime cruelmente premeditado. A morte prematura da jovem de 22 anos mexeu com o país. O assassinato da Daniella, filha da autora e produtora brasileira, ganhadora do Emmy Internacional, Gloria Perez, ganhou notoriedade e ocupou as primeiras páginas dos jornais nacionais por anos.
A série documental traz relatos inéditos de familiares e dos amigos mais próximos de Daniella Perez, que relembram a artista com carinho e oferecem suas perspectivas e memórias sobre a tragédia. Entre eles, estão o viúvo da atriz Raul Gazolla e outros atores brasileiros, como Claudia Raia, Fábio Assunção, Maurício Mattar, Cristiana Oliveira e Eri Johnson.
Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez estreou no dia 21 de julho no HBO Max. A série documental é dirigida por Tatiana Issa e Guto Barra, que também assina o roteiro.