Os Simpsons bloqueado na China Os Simpsons bloqueado na China

Os Simpsons | Episódio que critica governo chinês é bloqueado em Hong Kong

Divulgação

O serviço de streaming Disney+ em Hong Kong bloqueou um episódio recente da longa série de desenhos animados “Os Simpsons”, que criticava o governo da China continental.

O episódio “One Angry Lisa” (episódio 2 da temporada 34) mostra Lisa convocada para o júri e Marge fica obcecada por sua bicicleta ergométrica. Durante um passeio virtual de bicicleta, o episódio traz imagens da Grande Muralha da China e o instrutor de exercícios diz “Eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalhos forçados onde crianças fazem smartphones.”

https://www.youtube.com/watch?v=znRsyZqe-S4

Fontes locais confirmaram à Variety que o episódio não está disponível em Hong Kong, uma ‘região administrativa especial’ da China que tem um grau de independência política de Pequim. Contactado pela revista, a Disney não fez comentários.

A referência aos campos de trabalho parece ser uma crítica às políticas da China em Xinjiang, a grande província onde o governo tem sido amplamente criticado pelas Nações Unidas, governos ocidentais e organizações de direitos humanos por uma série de medidas que supostamente oprimem a população muçulmana uigures. A China nega o abuso e diz que suas medidas visam combater o terrorismo doméstico e fazer crescer a economia da província.

Embora o serviço de streaming não seja especificamente coberto por regulamentos de censura de filmes atualizados recentemente em Hong Kong, o episódio pode entrar em conflito com outras leis.

Em 2020, após um período de agitação social, a China introduziu uma Lei de Segurança Nacional em Hong Kong que proíbe a secessão, a subversão, o terrorismo e o conluio com organizações estrangeiras. A lei teve impacto em muitos aspectos da sociedade no território, desde a educação e as eleições até os meios de comunicação e o hasteamento de bandeiras.

A Disney já removeu um episódio mais antigo de 2005 de “Os Simpsons”, que apresentou o massacre da Praça da Paz Celestial em 1989.

Todas as temporadas de Os Simpsons estão disponíveis no Star+.