Netflix divulga infográfico com o momento em que os fãs se apaixonam pelas séries

Os fãs de quadrinhos já sabiam da icônica roupa vermelha de Matt Murdock em Demolidor, mas os espectadores ainda estavam se acostumando com o traje preto, porém, ficaram até o final. Narcos começa com um massacre, mas a verdadeira caçada a Pablo Escobar é no meio da temporada. Contudo, como bons fãs, ficamos e assistimos.

Todos nós já assistimos episódios pilotos e, às vezes, não vamos até o fim. Talvez os personagens não tenham sido carismáticos o suficiente ou a série não mostrou o quão promissora pode ser. Com base nisso, a Netflix decidiu analisar seus dados de streaming e descobrir o momento fatídico: aquela hora em que somos “fisgados”. Os dados mostram que nem sempre o episódio piloto é o momento em que os fãs surgem, mas existe um episódio gancho capaz de fazer 70% dos telespectadores assistirem toda a temporada, especialmente quando essa mesma temporada está totalmente disponível e não existem comerciais ou interrupções.

Ted Sarandos, diretor de Conteúdo da Netflix, afirma que “dada a natureza do horário nobre na TV tradicional, o episódio piloto é indiscutivelmente o ponto mais importante na vida de uma série”, ele ainda continua: “Na nossa pesquisa, com mais de 20 séries em 16 países, descobrimos que ninguém nunca foi fisgado no episódio piloto. Isso nos dá confiança de que disponibilizar todos os episódios de uma só vez para os nossos assinantes está mais alinhado em como surgem os fãs

Apesar dos dados identificaram que realmente existe um episódio gancho, ainda é difícil dizer o momento exato em que a trama realmente ganha um telespectador. É seguro, no entanto, afirmar que podem existir mais de um desses momentos, afinal, todos nós amamos diferentes personagens e diferentes ações tomadas por eles. Pessoalmente, Sons of Anarchy conseguiu me ganhar na rixa de Jax e Clay sobre a morte de uma personagem chave, enquanto conhecidos meus foram conquistados em um dos primeiros tiroteios da série, em outra sede da Sam Crow.

Marta Kauffman (criadora de Friends) conta que “criar uma série para a Netflix me dá uma sensação única de intimidade. A história pode seguir num ritmo mais natural, porque sei que posso contar com a atenção total do público. Afinal, o espectador está convidando essas personagens a entrar em sua casa”. Falando também sobre seu novo seriado na Netflix, “no quarto episódio, Grace e Frankie estão num beco sem saída: resta a elas apenas confrontar o medo, a raiva e a incerteza da situação em que estão. No meu ponto de vista, como criadora, esse foi um ótimo momento para dar uma guinada na história e fazer com que a narrativa se concentrasse no futuro, e não no passado; é uma delicia saber que os espectadores estavam lá, junto conosco.

É óbvio, contudo, a existência de diferenças geográficas. Seja por questões culturais ou não, as séries fisgam certos públicos de modo mais rápido, enquanto outros demoram mais a se prender. Arrow conseguiu conquistar a Alemanha bem rápido, enquanto o público Francês já adorava How I Met Your Mother. O advogado favorito de Breaking Bad conseguiu conquistar os brasileiros em Better Call Saul um episódio antes dos mexicanos. Enquanto isso, a Austrália e Nova Zelândia não se prendem tão fácil: levam dois episódios a mais do que o resto do mundo para serem fisgados por qualquer seriado

Mesmo com as diferenças nítidas, o momento exato em que assinantes do serviço foram “fisgados” não tem nenhuma relação com a quantidade de espectadores ou taxa de abandono, independente da série, número de episódios ou país.

[masterslider id=”112″]

Metodologia:

Os dados deste levantamento foram coletados a partir de contas de assinantes que começaram a assistir à primeira temporada das séries selecionadas entre janeiro e julho de 2015 no Brasil, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, México, Países Baixos, Noruega, Suécia, Reino Unido e EUA, e entre abril e julho de 2015 na Austrália e Nova Zelândia. O episódio definido como “gancho” é aquele que, ao ser assistido, levou 70% dos espectadores a completarem a temporada. Os episódios-gancho foram identificados primeiro por país; em seguida, foi calculada a média para chegar ao episódio-gancho global. Não há relação entre os episódios-gancho, o total de espectadores ou desistência.

*Indica séries que não estavam disponíveis na Netflix de um ou mais países, portanto a média é constituída por dados de menos de 16 países.

**O levantamento da Netflix não indicou o ponto exato em que as tramas fisgaram os assinantes, mas confirmou os episódios em que isso aconteceu.