Já se passaram 23 anos desde o lançamento de Mutação, filme de suspense de ficção científica do cineasta vencedor do Oscar Guillermo del Toro e agora o Deadline informa que a Miramax Television está em processo de desenvolvimento de uma reinicialização em formato de série do clássico cult de 1997. Diretor de Resident Evil, Paul W.S. Anderson assinou oficialmente o contrato para dirigir o primeiro episódio da série.
“O mundo dos insetos sempre foi um fascínio meu”, disse Anderson em um comunicado. “Tanta força e organização de criaturas tão minúsculas que existiram muito antes da humanidade e sobreviverão muito depois de nossa morte. É um mundo empolgante no qual estou entusiasmado em entrar, especialmente com grandes parceiros como Jim e Miramax.”
Baseado em um conto escrito por Donald A. Wollheim, Mutação gira em torno de insetos geneticamente modificados que evoluem, desenvolvendo a habilidade de imitar suas presas humanas e a corrida para impedi-los de assumir o controle.
O filme original foi dirigido por Guillermo del Toro a partir de um roteiro que ele coescreveu com Matthew Robins. Estrelado por Mira Sorvino, Josh Brolin, Jeremy Northam e Norman Reedus, o filme é centrado em torno de uma entomologista chamada Dra. Susan Tyler, que usa a engenharia genética para criar uma nova raça de grandes insetos chamados Judas. Isso foi feito para impedir a propagação da doença de Strickler, que já havia ceifado a vida de centenas de crianças na cidade de Nova York. Mesmo que o projeto tenha sido um sucesso, eles subestimaram a capacidade dos espécimes de evoluir. Eles agora se viram em um problema muito maior do que uma doença, quando descobriram que os insetos já haviam se transformado em uma colônia após três anos sob a cidade.
A série de Mutação será escrita e produzida por Jim Danger Gray (Hannibal), que também será o showrunner. Paul W.S. Anderson também será produtor executivo junto com o colaborador de longa data Jeremy Bolt. Se o projeto for aprovado, esta será a primeira grande série de TV da dupla.
Mutação foi originalmente planejado para ser um dos três segmentos de um filme antológico de ficção científica intitulado Alien Love Triangle, até que a Miramax decidiu expandir tanto Mutação quanto Impostor de Gary Fleder para dois filmes longa-metragem. O terceiro segmento (também intitulado Alien Love Triangle) foi dirigido por Danny Boyle e estrelado por Kenneth Branagh, e nunca foi expandido ou lançado formalmente. Duas sequências de Mutação foram feitas direto para vídeo sem o envolvimento de Guillermo del Toro: Mutação 2 (2001) e Mutação 3 – O Sentinela (2003).