O CANAL+ divulgou o primeiro teaser e imagens de Marie-Antoinette, sua nova série de época dos mesmos criadores de Versailles, que volta ao Antigo Regime e nos dá uma visão sobre a vida da Arquiduquesa da Áustria e esposa de Luís XVI. Esta ambiciosa produção pretende apresentar Maria Antonieta sob uma luz diferente, raramente vista nas inúmeras adaptações cinematográficas de seu trágico destino. Confira o teaser no player abaixo:
A série também começa diretamente com a partida da filha de Maria Teresa da Áustria para a França, onde ela se casará com o futuro Luís XVI. Estamos em 1770 e ela tem apenas 14 anos e ainda não está menstruada, mas já deve fornecer um herdeiro ao marido, que é um ano mais velho que ela. Veremos a dolorosa separação de sua mãe, de suas raízes, de seu cachorro e sua chegada a uma prisão dourada onde ela não pode confiar em ninguém. Os primeiros passos de Maria Antonieta em Versalhes são dolorosos e a série promete transcrever toda a crueldade e misoginia da corte da época.
Os oito primeiros episódios de Marie-Antoinette, se passam entre 1770 a 1780, ano da morte da mãe de Maria Antonieta. Durante o período, ela se tornou – entre outras coisas – Rainha da França (aos 18 anos), e começou a se sentir um pouco mais à vontade em Versalhes, que começou a transformar de acordo com seus desejos.
É uma faceta essencial de Maria Antonieta, uma rainha que não concordava com as regras decididas um século antes e que aspira a mais liberdade e glamour em uma Versalhes que a sufoca sob o peso de suas tradições. Mas seria Maria Antonieta uma feminista à frente de seu tempo? Esse é o ponto de vista de Deborah Davis, a criadora da série, cercada por uma equipe de roteiristas mulheres. Ela foi indicada ao Oscar pelo roteiro de A Favorita, filme de época sobre a Inglaterra do século XVIII.
Os impressionantes figurinos e cenários de Marie-Antoinette foram supervisionados respectivamente por Madeline Fontaine, ganhadora de três Césars, um BAFTA, uma indicação ao Oscar por Jackie, e Pierre Quefféléan (Nos Vemos no Paraíso).
No elenco estão a alemã Emilia Schüle (O Perfumista) como a títular Maria Antonieta; a francesa Gaia Weiss (La Révolution) no papel de Madame du Barry; James Purefoy (Altered Carbon) na pele de Luís XV e Marthe Keller (Marathon Man) como Maria Teresa. Jack Archer (The Bay) interpreta o terrível Conde de Provence, enquanto Roxane Duran (Riviera) interpreta Joséphine, sua esposa.
Como esta primeira temporada termina em 1780, é possível que estejam preparando mais duas para cobrir os anos seguintes da vida de Maria Antonieta, até a sua morte em 1793. Marie-Antoinette estreia em 31 de outubro no CANAL+ e mas ainda não tem data prevista para ser lançada no Brasil.