Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis deseja conquistar o público jovem (de espírito)

Da esq. para a dir.: Michel Joelsas, Daphne Bozaski e Thalles Cabral protagonizam a série nacional

No dia 9 de março, a Warner reuniu na academia Team Nogueira, na zona sul de São Paulo, um grupo de pessoas extraordinárias para um treinamento especial que as qualificava a defender a terra de aliens, ninjas e zumbis. Em uma tarde de muito calor na cidade, nerds de diversos segmentos foram treinados pela Nazca para uma missão especial: divulgar a estreia da primeira produção brasileira do canal – Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis.

A primeira produção nacional da Warner é totalmente voltada para o público geek, que segundo Rogério Gallo, vice-presidente dos canais de entretenimento da Turner Brasil, controladora do Warner Channel no país, adotou ao canal por conta das séries de super heróis (Flash, Supergirl, Arrow…). O diretor de Manual, André Moura, destacou o fato da série ser desenvolvida pelo canal, “é uma honra fazer o projeto com a Warner, sempre achamos que a série tinha a cara deles”.

Em um cenário em que a Terra está tomada por uma grande força do mal e a única salvação está nas mãos de jovens que entendem tudo de cultura geek, são viciados em videogames e cresceram como fãs de grandes heróis do cinema, é natural que encontremos diversas referências a esse universo. Moura não esconde suas inspirações que vão de “Goonies a bandas de metal como white zombies”.

O elenco jovem também chama atenção pela forma de interação que lembra o trio de Harry Potter, Sput (Michel Joelsas), Tina (Daphne Bozaski) e Wes (Thalles Cabral) enfrentam ao desafio de gerar identificação com um novo público, além de fazer com que a velha guarda veja neles todas as referências imaginadas na produção da série.

“É muito louco isso, eu particularmente, nunca fui desse universo geek e pra mim foi um grande desafio, o André (diretor) ajudou bastante a mergulhar nesse sentido e tivemos referências no roteiro, do tipo ‘o que o Sput ouve, vê, lê, o que ele faz no tempo livre’, foi muito completo”, contou Joelsas.

“E a gente também fala muito que cada um o Wes, o Sput e a Tina tem um pouco do André (diretor), então a gente brincava com isso, se espelhava no que o André trazia pra gente e nele mesmo”, completou Daphne.

Um dos nomes do elenco, apesar de não ser tão jovem na área artística, também está estreando como ator, com um vilão vindo diretamente do planeta Titã, Branco Mello, encara um novo estímulo ao viver Garcia. “É um desafio enorme fazer uma série desse porte,mas tive toda uma preparação, e quando descobri o tom de voz do personagem foi sensacional, a gente se divertiu muito, desde o início”.

  • PRIMEIRAS IMPRESSÕES: 

Ao começar o episódio tive a impressão de estar assistindo novamente uma produção (anos 80,90) da TV Cultura, o que trouxe uma boa nostalgia. É um piloto bem dinâmico e ao mesmo tempo explicativo. Já dá para enxergar as características individuais de cada personagem, Wes o cara que acredita mesmo em teorias da conspiração e está disposto a salvar o mundo. Tina, a bravinha que não foge da luta e parece defender aos meninos como ninguém e Sput, o inteligente introspectivo que precisa de uns empurrãozinhos para funcionar.

A trama foi sendo apresentada assim como os personagens secundários, Branco Mello parece ter encontrado mesmo o tom do vilão Garcia, que é cruel sem transparecer para os demais, um verdadeiro executivo brasileiro. Juarez (André Abujamra) é um esquisitão que convence e traz alívio cômico, dando força ao elenco mais jovem. Davi (André Bankoff) parece que vai tomar conta da ação, mas ainda tudo envolto a muito mistério.

Como é um episódio curto, acho que funciona bem, a única coisa que me incomodou foi o fato de que todas as ruas estão desertas, até as que não eram para estar, faltou um punhado de figurante. No mais, é uma boa aposta da Warner que deve conquistar ao público jovem de espírito, como deseja o diretor André Moura.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=60&v=Tk0XpHJSTQc

Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis estreia em 12 de março às 22h30 no canal Warner e também às 23h no YouTube da Warner Channel.