Atenção, o texto abaixo contém spoilers do episódio sete de The Last of Us
Mais um domingo se passou, o que significa que um novo capítulo de The Last of Us foi ao ar. O episódio sete seguiu o que vinha acontecendo anteriormente e focou em uma personagem. Dessa vez, foi a vez da protagonista finalmente ter seu passado explorado e é neste momento que a série introduz Riley (Storm Reid), uma velha conhecida dos fãs do jogo original.
Antes de se encontrar Joel e saber que é imune ao fungo, Ellie (Bella Ramsey) viveu nas escolas militares criadas pela FEDRA, aprendendo a eliminar ameaças contra a vida (ou os Vagalumes). Lá ela vivia com sua melhor amiga, Riley, que desaparece de forma misteriosa e retorna como membro do grupo rebelde, chocando Ellie. Ao voltar para a escola, Riley a leva para uma noite no shopping, algo que as meninas não tinham em seu dia a dia.
Em determinado momento do sétimo episódio de The Last of Us, a história mostra ao público a luta interna de Ellie contra seus sentimentos que começam a surgir pela melhor amiga. Embora isso também não seja novidade para quem já jogou o game original, as cenas entre Ellie e Riley deram o que falar e Storm Reid precisou se pronunciar sobre o assunto:
“Como Bella disse quando o episódio 3 saiu: Se você não gosta, não assista. Estamos contando histórias importantes. Estamos contando histórias das experiências das pessoas, e é para isso que eu vivo. É isso que faz uma boa narrativa porque estamos contando histórias de pessoas que estão ocupando espaço no mundo. É 2023. Se você está preocupado com quem eu amo, então preciso que você coloque suas prioridades em ordem. Há tantas outras coisas com que se preocupar na vida. Por que você está preocupado que esses jovens – ou qualquer um – se amem? O amor é lindo, e o fato de que as pessoas têm coisas a dizer sobre isso é um absurdo.”
Essa não foi a primeira vez que The Last of Us enfrentou críticas homofóbicas por parte dos fãs. No episódio 3, que foca no relacionamento entre Bill e Frank e o explora ainda mais, Bella Ramsey precisou vir a público rebater as críticas.
O episódio sete de The Last of Us , “Left Behind“, adaptou diretamente o conteúdo do videogame original, trazendo o momento que retrata a última noite de Ellie e Riley juntas. A história confirma a orientação sexual da protagonista por meio de seu beijo romântico com Riley após uma dança em um shopping abandonado.
The Last of Us é exibido semanalmente pela HBO Max.