Jaspion, Changeman e Jiraiya serão exibidos a partir de domingo (22) na Band

Reprodução/Sato Company

Em parceria com a BAND, a Sato Company anunciou que as séries O Fantástico Jaspion, Jiraiya – O Incrível Ninja e Esquadrão Relâmpago Changeman serão exibidos na emissora a partir de domingo, 22 de março, às 10h30. As três séries foram uma febre no Brasil da década de 80 e 90 na extinta Rede Manchete.

Chegando ao Brasil em 1988 pela Rede Manchete, JASPION foi o responsável pelo renascimento das séries japonesas que já eram exibidas desde a década de 60 com a estreia de NATIONAL KID. De imediato tornou-se um grande fenômeno de audiência, chegando a atingir 15 pontos, colocando a emissora a frente de todas as concorrentes da época. O sucesso de JASPION fez com que a Manchete dobrasse sua exibição diária e o colocasse também em horário nobre. Percebendo isso, as principais emissorasdo país trocaram parte de sua programação por séries japonesas do mesmo gênero.
O sucesso do herói não parou na série de TV. Diversos produtos foram lançados, virando uma febre entre as crianças da época e aquecendo principalmente o mercado de brinquedos e outros artigos destinados ao público alvo. JASPION foi exibido por outras emissoras no Brasil nos anos 90, mas ficou por mais de 20 anos sem ser transmitido oficialmente desde então.

CHANGEMAN, a série do gênero SUPER SENTAI (Super Esquadrão) foi a primeira a ser transmitida no Brasil. O ESQUADRÃO RELÂMPAGO chegou em 1988 para ser exibida na extinta Manchete, ao lado do FANTÁSTICO JASPION. A série tornou-se um grande sucesso tanto em seu país de origem, como no Brasil. A popularidade da série foi tão grande que tempos depois uma adaptação em quadrinhos foi feita baseada no roteiro original.

Exibida originalmente no Japão em 1988, JIRAIYA, O INCRÍVEL NINJA, foi um grande sucesso. A série estreou no Brasil no ano seguinte sustentando os altos índices de suas antecessoras.
Esse grande sucesso deve-se à quebra de padrão que JIRAIYA trouxe ao gênero “METAL HERO”. Diferente das outras séries com super-heróis e suas super armaduras, armas e robôs gigantes, o protagonista era um jovem comum, sem poderes e aprendiz de ninjutsu que um dia recebe uma misteriosa armadura ninja e tem a grande missão de proteger um artefato sagrado.
A temática e o visual mesclando a arte ninja tradicional com a tecnologia “Metal Hero” da série, fez com que JIRAIYA se torna-se uma referência da antiga cultura dos ninjas para o público do Brasil.

As três séries também estão disponíveis no Brasil pelo serviço de streaming Amazon Prime.