Harry Potter | Momentos esquecidos dos livros que a série pode adaptar

Divulgação

O anúncio de uma série voltada para os livros de Harry Potter pegou a todos de surpresa nessa quarta-feira (12). Os boatos já circulavam na internet, mas foi apenas hoje que a HBO fez o anúncio oficial da produção, que está programada para adaptar cada livro em uma temporada, totalizando sete temporadas. O elenco será todo renovado, o que dará a produção por trás do seriado a opção de adaptar momentos antes nunca adaptado.

Pensando nisso, separamos alguns momentos dos livros que os fãs sonham até hoje com uma adaptação. O Max, forma como passará a ser chamado o HBO Max, terá sete temporadas para agradar um público exigente e fiel a história original. Como JK Rowling retornará como produtora executiva, os fãs podem esperar muito conteúdo dos livros nas telas, mas será que lembramos de todos?

A história dos Marotos

Uma história que não foi explicada nos filmes de Harry Potter e que certamente está entre as mais pedidas é a trama dos Marotos, aqueles por trás da criação do Mapa que Harry recebe de Fred e Jorge em O Prisioneiro de Azkaban. Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas eram Remo Lupin, Pedro Pettigrew, Sirius Black e Tiago Potter quando mais novos, um grupo de amigos que decidiram virar animagos para apoiar Lupin, que já sofria com a maldição da licantropia.

Há muito para se explorar na história do grupo de quatro amigos, principalmente na relação que tinham com Snape, sua fama na escola e como tudo deu errado anos depois.

Divulgação

O F.A.L.E.

Um dos principais pontos dos livros e também um dos mais bonitos de Harry Potter é, sem dúvida, o projeto criado por Hermione para combater a escravidão do elfo doméstico. Por ter nascido trouxa, a ideia de criaturas mágicas escravizadas não era algo que ela aceitasse com facilidade e por isso, Hermione criou a Society for the Promotion of Elfish Welfare (O Fundo de Apoio à Liberação dos Elfos, em português).

O ativismo de Hermione irritava Rony e Harry, que não entendiam o grande motivo da criação de uma fundação para ir contra algo que para eles era normal. A série pode aproveitar para abordar temáticas cada vez mais atuais, como o racismo e a desigualdade entre duas espécies.

Divulgação

O segredo de Rita Skeeter

A repórter e jornalista surgiu no quarto filme de Harry Potter, O Cálice de Fogo. Ela era conhecida no mundo bruxo pelas fofocas e informações em primeira mão que divulgava nas páginas do jornal, muitas delas repletas de mentiras. Mas afinal, como Rita sempre parecia saber coisas que deveriam ser impossíveis para ela descobrir?

Nos livros, Hermione decide investigar a vida da repórter após a mesma ter lançado uma matéria ao seu respeito. Ela acaba descobrindo que Rita Skeeter era um animago ilegal, um besouro, o que permitia com que ela ouvisse conversas privadas, invadisse reuniões e encontros sem ser notada. Hermione decide prender Skeeter em uma jarra de vidro até que ela prometesse parar de escrever mentiras.

Divulgação

O triste passado de Voldemort

Quando conhecemos Voldemort pela primeira vez, ele está assassinando Lilian e Tiago Potter a sangue frio. Em seu retorno, ele prende Harry Potter em uma estátua, convoca uma legião de seguidores e invade Hogwarts, destruindo parte da escola. É difícil imaginar Tom Riddle sofrendo, como um menino medroso e assustado. Acredite, Voldemort veio de uma família de sangue puro empobrecida.

Tom foi concebido após sua mãe, Merope Gaunt, enganar Tom Riddle Sr. para que se casasse com ela através de uma poção do amor. O passado de sua família tem total relação com a escolha das Horcruxes, assim como com sua obsessão em encontrar as Relíquias da Morte.

Divulgação

Tonks, Lupin e…Ted

Nos filmes de Harry Potter, não fica claro quando Remo Lupin e Ninfadora Tonks se apaixonaram. Nem mesmo nos livros isso fica muito evidente, mas certamente temos mais informações do que o que foi divulgado nas telas. Harry se aproxima muito de Lupin após a morte de Sirius e começa a passar muito tempo com Remo e Tonks. Não foi por acaso, inclusive, que Harry foi convidado para ser o padrinho de Ted, filho do casal brevemente mencionado no último filme.

Como ficamos sabendo no epílogo do último livro, Ted passava quase todas as noites na residência dos Potter e era uma espécie de quarto filho de Harry e Gina.

Divulgação

Ariana Dumbledore

Com boatos de um possível cancelamento da franquia Animais Fantásticos, a história da irmã de Alvo Dumbledore pode ter sua primeira chance de adaptação na série do Max. A trama envolvendo Ariana mostra um lado de Alvo que nem mesmo Harry Potter sabia e que chegou a ser mencionado em Relíquias da Morte – Parte 2. 

Dumbledore levou a culpa pela morte de Ariana consigo pelo resto da vida. Sua busca pelo poder e o amor que sentia por Grindelwald fizeram com que o antigo diretor de Hogwarts tomasse decisões erradas em sua vida. Uma delas custou a vida de sua irmã, algo que Aberforth fez questão de dizer a Harry no último filme da saga.

Divulgação

O aniversário de Nick Quase Sem Cabeça

Não foram apenas momentos tristes que ficaram de fora dos filmes de Harry Potter. Se você jogou ou está jogando Hogwarts Legacy, deve ter visto uma festa de fantasmas dançando em algum momento do jogo. A mesma foi inspirada no aniversário de Sir Nicholas de Mimsy-Porpington, o Nick Quase Sem Cabeça, mencionado nos livros.

Nick comemora os seus 500 anos de morte no dia 31 de outubro e chama Harry, Rony e Hermione, os únicos humanos convidados para a ocasião. Eles deixam de aproveitar o jantar de Halloween para ir a festa. O momento é importante pois foi durante a festa que Harry ouviu pela primeira vez os sussurros do Basilisco. Ao sairem de lá, eles encontram Madame Nora petrificada e uma mensagem com sangue escrita na parede.

Divulgação

A esfinge do labirinto e o verdadeiro Torneio Tribruxo

O Torneio Tribruxo foi um marco importante nos filmes e nos livros de Harry Potter. A história começa a amadurecer e Harry deixa sua infância para trás de vez. Com tarefas complicadas e a última delas envolvendo o retorno de Voldemort (e a morte de Cedrico), é difícil imaginar que a realidade é ainda pior.

A terceira tarefa do Torneio Tribuxo não trazia apenas um labirinto, mas sim uma série de perigos e armadilhas programadas para matar. Harry precisa lidar com um bicho-papão em formato de Dementador durante sua corrida pelo labirinto, mas nada é pior do que a Esfinge, uma besta mística gigantesca que profere um enigma. Ao sair dali, Harry encontra com Cedrico e juntos precisam derrotar uma Acromântula.

Divulgação

O berrador de Petúnia e o ódio por Harry Potter

Petúnia Dursley mandou inúmeras cartas para Dumbledore quando era criança, pedindo para estudar em Hogwarts com Lilian. O diretor gentilmente recusou, algo que ela não lidou muito bem. Petúnia decide cortar o contato com Lilian e com o Mundo Bruxo até a chegada de Harry, que acaba por atrapalhar seus planos. Quando Harry e Duda são atacados por Dementadores no quinto filme, Válter tenta expulsar Harry de casa, mas é um berrador de Dumbledore que muda tudo.

Lembre-se da última”, disse o berrador, obrigando Petúnia a impedir o marido de expulsar o sobrinho de casa. A real razão não foi revelada, mas os livros nos explicam o motivo pelo qual Harry foi mandado para os Dursley. Como Petúnia tinha o sangue de Lilian, ele deveria ficar lá pois estaria protegido pelo “amor de sua mãe” até os 17 anos.

Divulgação

A importância de Neville Longbottom

Assim como a história dos Marotos, o passado de Neville e sua relação com o nascimento de Harry nunca foram mencionados nos filmes. Quando descobriu que havia uma profecia que dizia que “um garoto nascido no final de julho de 1980, filho de pais que desafiaram três vezes Voldemort e viveram, teria a capacidade de destruir Aquele Que Não Deve Ser Nomeado”, Harry teve a certeza que ele era a única opção. Mas não era.

Enquanto Tom Riddle foi atrás dos Potter, Bellatrix foi atrás de um outro garoto que se encaixava exatamente na descrição da profecia: Neville. Ele nasceu um dia antes de Harry e assim como Lilian e Tiago, seus pais também lutaram contra Voldemort. Buscando informação, Bellatrix usa a Maldição Cruciatus inúmeras vezes nos pais de Neville e os leva a loucura em um estágio vegetativo.

Nos livros, quando Harry, Rony e Hermione vão visitar o Sr. Weasley no Hospital St. Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos, eles encontram Neville visitando seus pais em uma das cenas mais emocionantes dos livros.  Eles também encontram Gilderoy Lockhart por lá, o que faz dessa cena um dos momentos de Harry Potter mais pedidos pelos fãs.

Divulgação

O enterro de Dumbledore

Sem dúvida um dos momentos mais bonitos dos livros de Harry Potter e que acabou ficando de fora dos filmes. O funeral de Alvo Dumbledore toma todo um capítulo e é muito mais do que varinhas levantadas ao céu. Uma cerimônia imponente é preparada e o que chama a atenção é quem aparece por lá. A notícia da morte de Dumbledore chega em todo o Mundo Mágico e convidados de todo o planeta vem até Hogwarts se despedir.

O funeral acontece ao lado de fora do castelo, próximo ao Lago Negro. Centenas de cadeiras douradas são colocadas de frente para o túmulo de mármore branco. Alguns dos nomes presentes são Olympe Maxime, diretora da Beauxbatons, Cornelius Fudge, Rufus Scrimgeour, Dolores Umbridge, Percy Weasley, Tom do Caldeirão Furado, Ernie do Noitebus, Aberforth Dumbledore, a senhora que empurra o carrinho de doces no trem, os Centauros, Os Sereianos, Rita Skeeter, Fleur Delacour, os membros da Ordem da Fênix, os Fantasmas de Hogwarts e muitos outros.

Divulgação

E para você, qual cena importante dos livros de Harry Potter ficou de fora?