Hannibal | Como a série se encaixa na linha do tempo dos filmes

Divulgação

Hannibal, a série de TV de Bryan Fuller, de certa forma, serve como um complemento para os filmes do famoso canibal, de outras maneiras, é um universo alternativo. Já se passaram quase cinco anos desde que a NBC cancelou a série, mas muitos fãs ainda esperam pela quarta temporada, uma que aparentemente nunca chegará. Fuller e o elenco provocaram um renascimento de Hannibal em várias ocasiões, mas ainda não houve nenhum movimento real nesse projeto desde então. Por enquanto, parece que a série está finalizada de vez.

É claro que isso não significa que os Fannibals pararam de assistir às três temporadas, com todas as suas imagens macabras e bonitas, ou que pararam de ficar investidos no que provavelmente poderia ser um potencial relacionamento romântico entre o serial killer canibal e o profiler do FBI que o caçava.

Um aspecto que provavelmente confundiu antigos fãs e confundirá os novos telespectadores de Hannibal é onde exatamente ele se encaixa na continuidade estabelecida pelos filmes estrelados por Anthony Hopkins. Acredite ou não, a resposta está em todo lugar e em lugar nenhum. Hannibal altera aspectos suficientes dos filmes e dos livros de Thomas Harris em que eles se baseiam para não se encaixar perfeitamente em nenhum espaço da linha do tempo, mas também mantém o suficiente para se sentir parte do mesmo mundo.

Como Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen) é um homem adulto e um psiquiatra experiente quando a série de TV começa, ela claramente se encaixa muito tempo depois do filme anterior de 2007, Hannibal, a Origem do Mal. De fato, existem várias referências e ligações a Hannibal, a Origem do Mal feitas na terceira temporada de Hannibal. A série de TV  também começa um pouco antes de Will Graham (Hugh Dancy) se encontrar e começar a trabalhar com Lecter, colocando-o anos antes de Dragão Vermelho, que foi introduzido durante a terceira temporada.

Onde a linha do tempo da série realmente está em desacordo com a continuidade do filme é que a terceira temporada de Hannibal também adapta parcialmente o livro Hannibal, que se passa após O Silêncio dos Inocentes. Como Fuller não conseguiu os direitos de incluir O Silêncio dos Inocentes e seus personagens na série, o programa nunca adaptou nada desse livro, movendo muitos dos eventos dos livros na linha do tempo antes de Dragão Vermelho. A melhor maneira de descrever como a série de TV se encaixa na linha do tempo do filme é dizer que está depois Hannibal, a Origem do Mal, mas antes de Dragão Vermelho, com a ressalva de que sua versão de Dragão Vermelho se passa após os eventos de Hannibal. É um pouco confuso, nós sabemos, mas vale a pena ser visto.