Gotham | Depois de quatro temporadas, a identidade do Coringa é revelada

Conforme as temporadas de Gotham passavam, ficava a dúvida: mas e o Coringa? Jim Gordon já enfrentou diversos vilões conhecidos dos quadrinhos, como Pinguim e Charada, entretanto, o maior inimigo de Bruce Wayne ainda não havia sido revelado. Apesar de parecer que finalmente teríamos o palhaço interpretado na série, um tiro acabou com as esperanças dos fãs do seriado da FOX.

Jerome Valeska logo ganhou o público com seus trejeitos e sua risada bizarra. Embora se encaixasse perfeitamente no papel, os produtores afirmaram que Valeska era apenas um “protótipo”. Cameron Monaghan foi muito elogiado por seu trabalho, mesmo que tenha sumido após a morte de seu personagem. Por fim, para a felicidade geral da nação, Monaghan está de volta!

Jerome Valeska
Reprodução

CUIDADO, O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS! 

No penúltimo episódio de Gotham (4×17), ficamos sabendo da existência de Jeremiah. Usando a frase dita por Bullock: “Meu Deus, há dois deles”. Jeremiah é, sem dúvida, irmão gêmeo de Jerome, mas será que também apresenta o comportamento do irmão? Para o desespero de Jim Gordon, SIM!

O detetive achou ter se livrado da família Valeska ao dar um tiro em Jerome no festival de música. O que ele não sabia, porém, era que Jeremiah estava assistindo e voltou para casa após perder o irmão. Quando chegou em casa, descobriu um presente esperando por ele. Ao passo que abria a caixa, um gás foi lançado e uma mensagem de Jerome começou a ser reproduzida. Caso você tenha assistido ao episódio 17, sabe o que o gás faz com a pessoa. Na mensagem, o irmão avisou a Jeremiah que tinha consciência de que seus dias estavam contados. Como uma última vingança, Jerome enlouquece o irmão com o gás e é ele o responsável por colocar o plano em prática.

Antes que percebamos, Jeremiah grita e o barulho se transforma na característica risada do Coringa. A câmera retorna para o rosto do menino, que está pálido e com um sorriso de orelha à orelha. Isto é mais do que suficiente para entendermos a referência: Jeremiah Valeska se transformará no maior vilão de Batman! Gotham finalmente retratou o nascimento do Coringa!

Confira a comparação com o Coringa:

Coringa
Reprodução/DC Comics

Seja bem vindo Jeremiah!