Gotham | 6 coisas que podemos esperar do episódio final

Depois de uma temporada cheia de altos e baixos, a série Gotham (Fox) promete ao público um encerramento em grande estilo. O episódio final – que foi ao ar nesta segunda-feira(04) – coloca Jim Gordon (Ben McKenzie) e Harvey Bullock (Donal Logue) bem no meio de uma antiga rixa entre gangues rivais comandadas pelos chefões da máfia, Falcone (John Doman) e Maroni (David Zayas), e não demora muito até que o Pinguim (Lord Taylor) e Fish Mooney (Jada Pinkett Smith) acabem envolvidos na confusão.

Quem será que vai sobreviver? E o que será que vai mudar para sempre as vidas de Bruce Wayne (David Mazouz) e de Edward Nygma (Cory Michael Smith). O produtor Bruno Heller contou um pouco do que os fãs podem esperara desse episódio final:

  1. Bruce vai revirar a Mansão Wayne de cabeça para baixo.

Depois de receber um enigmático aviso de Lucious Fox (Chris Chalk), no penúltimo episódio, Bruce está convencido de que o segredo do seu pai – se é mesmo um só – está escondido no seu antigo escritório, mas ele e Alfred (Sean Pertwee) podem acabar encontrando mais do que o planejam. Segundo Heller, “Como muitas outras pessoas, Bruce descobre segredos sobre os seus pais para os quais ele não estava preparado e começa a duvidar das próprias crenças; uma descoberta impactante e capaz de mudar a sua vida. Ele começa a entender que todo mundo tem uma vida às escondidas, e isso é o gatilho para a longa jornada que ele terá pela frente”.

2 | Os planos do Pinguim vão por água abaixo… de novo!

Embora Oswald tenha sido o verdadeiro cérebro por trás da guerra entre Falcone e Maroni, com os seus planos de ser o dono do pedaço no fim das contas, as coisas fogem do controle quando Jim promete manter Falcone vivo a todo custo (aliás, os dois serão os protagonistas de uma cena bastante emocionante, que nos dará uma perspectiva totalmente nova a respeito do passado de Jim). No entanto, não espere que Oswald seja impedido facilmente: “Ele é um lutador; toda vez que ele cai, torna a se levantar. Este é o segredo de toda grande vitória, até mesmo no caso de um supervilão. Ele é o tipo que nunca vai se dar por vencido”, disse o produtor. Mas tem mais: o Jim deve um favor ao Pinguim…

3 | Fish está de volta… e agora mais cruel do que nunca

Como se uma guerra de gangues não fosse ruim o suficiente, Fish retorna a Gotham e rapidamente monta a sua própria gangue para ajudá-la a “voltar ao topo da cadeia alimentar” – um dos novos aliados pode até deixar o público meio chocado. No final das contas, Fish, Pinguim, Falcone e Maroni vão acabar entrando em rota de colisão. “Não seria um verdadeiro espetáculo se eles desistissem de tudo? Mas ninguém vai fazer isso”, Heller afirmou.

4 | Conversa de garotas

Enquanto Jim tenta salvar a cidade, sua atual namorada, Leslie (Morena Baccarin), passa um tempo aconselhando Barbara (Erin Richards), ex-namorada de Jim, antes do seu encontro com serial killer Ogro. A tensão nestas cenas vai ser palpável e fica ainda mais pesada depois que Leslie descobre que Barbara sabe do relacionamento dela com Jim.

5 | Resolva essa charada

Depois de cometer o seu primeiro assassinato (em nome de Kristen Kringle), vimos Edward Nygma ficar cada vez mais parecido com o seu perturbado alter ego, e uma das cenas mais legais do episódio será aquela em que ele completará, enfim, a transformação. Então, já podemos esperar que ele seja o principal vilão da segunda temporada? Não exatamente. De acordo com o produtor, “É claro que ele vai ganhar mais destaque e vai ser um dos principais vilões da segunda temporada, mas não o maior de todos. Quando você conhece a fundo a alma de alguém, é difícil imaginá-lo como um grande vilão; ele está mais para um humano cheio de falhas e com sérios problemas para controlar a raiva. Ele será um grande vilão, mas haverão vilões bem maiores que ele na segunda temporada”.

6 | A piada da vez

Falando em vilões ainda maiores, o público não vai ver mesmo nenhuma menção ao Coringa no episódio de encerramento da temporada, mas Heller garante que vamos retomar à história com força total quando a série retornar: “O início da 2ª temporada vai girar bem em torno disso. O nascimento do Coringa vai ser explicado com todos os detalhes logo nos primeiros episódios”. Isso quer dizer que podemos esperar um retorno do Jerome? “Sim, vocês podem vê-lo novamente”, o produtor Bruno Heller deu a deixa.

Então, fãs de Gotham, o que vocês esperam do futuro da série?