Game of Thrones | Revelado o verdadeiro nome de Jon Snow

Desde o início de As Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin, ficou claro que havia mais do que sabíamos para Jon Snow, o suposto filho bastardo Ned Stark. À medida que os livros continuavam, a teoria predominante dos fãs que era R + L = J: que Jon era, na verdade, o filho da irmã de Ned, Lyanna e Rhaegar Targaryen.

[SPOILERS] Isso foi confirmado na sexta temporada, com a visão de Bran Stark da Torre da Alegria, em que ele presencia o nascimento de Jon, que é na verdade seu primo. A nova edição da revista Empire (via Screen Rant) sobre a sétima temporada, confirma uma teoria de que o nome de nascimento de Jon é na verdade Jaehaerys. Veja:

“Como vimos no último episódio da sexta temporada, o poder psíquico de viagem no tempo de Bran revelou a verdadeira natureza do nascimento de Jon e seu verdadeiro nome: Jaehaerys Targaryen. ‘Bran está agora nessa situação precária em que restam só ele e Meera (Ellie Kendrick) e ele tem toda essa informação que pode mudar a história toda’, diz Isaac Hempstead Wright. ‘Não apenas sobre Jon. Ele sabe a origem dos White Walkers também'”, diz o trecho da revista sobre o conhecimento de Bran sobre o filho de Lyanna e Rhaegar Targaryen.

Esta possibilidade tem circulado com alguma força desde o final da sexta temporada, com muitos suspeitando de que Lyanna à beira da morte falou a palavra “Jaehaerys” para Ned, e agora está confirmada. Será que o ator Isaac Hempstead Wright falou demais? Ou a produção quer mesmo vazar este tipo de informação, já que a temporada mais curta, não daria tempo de abordar a todos os assuntos?

Em termos de impacto na série, é mais cerimonial do que qualquer coisa, servindo como um apontamento da verdadeira importância de Jon. É um nome comum da família Targaryen, mais conhecido por ter sido usado pelo quarto e mais longo rei dos Sete Reinos, Jaehaerys I, 200 anos antes dos eventos da série. Claro que, enquanto Ned respeitava os desejos de sua irmã e cuidava de seu sobrinho, ele não podia usar seu nome verdadeiro – no momento, o recém-coroado rei Robert Baratheon estava caçando todos os Targaryens que restaram para tornar seu governo legítimo – e ao afirmar que o bebê era seu filho ilegítimo, Ned concedeu um nome nortenho para ele.

Como exatamente será feita essa revelação para Jon e os outros personagens de Westeros ainda não sabemos. Uma teoria de fãs que pode ser “confirmada” nos trailers é que nas criptas de Winterfell pode haver dicas da verdadeira identidade de Jon. O que sabemos é que Jon Snow não sabe de nada mesmo!

Os capítulos inéditos do penúltimo ano de Game of Thrones vão ao ar em 16 de julho.