Game of Thrones | Conheça as espadas mais importantes da história!

Você assistiu todos os episódios de Game of Thrones até agora? Prestou muita atenção em todos os detalhes, pessoas e….espadas? Mesmo com o recente enfoque na arma de Jon Snow, há aquelas que tiveram seu nome apenas mencionado na série, e outras nem isso. Na trama de George R. R. Martin, são as particularidades que revelam um traidor, um plano e até mesmo os pais de uma pessoa. Pensando nisso e levando em conta que estamos nos aproximando do fim, resolvemos esclarecer a importância das espadas em GOT e claro, deixaremos as melhores para o fim!

Todos sabemos – ou deveríamos saber – que as lâminas mais poderosas e desejadas vêm da Valíria, forjadas em meio a magias antigas. Além de serem consideradas relíquias, tais armas são mais leves e mais afiadas do que as tradicionais feitas de apenas aço. Como Jon explicou a Arya na primeira temporada, as melhores espadas possuem nomes e aqui vão alguns deles:

  • AGULHA (NEEDLE)

Como não se emocionar ao lembrar de Jon Snow dando uma fina espada a Arya Stark antes de partir para a Patrulha da Noite. Com sua característica lâmina longa e delgada, ela se assemelha a espada de esgrimistas, o que facilitou o aprendizado das técninas de Syrio Forel. O atual Rei do Norte pediu a Mikken, um antigo ferreiro de Winterfell, para fazer a arma para sua irmã mais nova, que a nomeou em nome ao seu desprazer em costurar. Ela a carrega desde então.

Via HBO
  • ALVORADA/AMANHECER (DAWN)

Alvorada é a espada ancestral da Casa Dayne e mesmo que sua origem seja desconhecida, pressupõe-se que esteja na família há muito tempo. Aquele que a empunhar recebe o título de Espada da Manhã, qualificação essa que gerou grande parte da popularidade da Casa. Embora não tenha aparecido na série, suas propriedades são descritas nos livros. Uma das lendas de criação da arma, prega que a mesma foi forjada a partir do metal do coração de uma estrela caída, o que explicaria seu brilho intenso e sua cor branca como o leite. É extremamente forte e afiada, o que faz com que muitos a confundam como uma espada de lâmina valiriana.  Diferente do que acontece em outras famílias, a Alvorada não é passada de geração em geração na Casa Dayne, mas sim a quem é digno de ostentá-la. O último Espada da Manhã conhecido foi Sor Arthur Dayne, cuja trajetória se encerrou na Torre da Alegria. Ned Stark foi até Tombastela, o castelo da família, entregar a Alvorada à irmã de Sor Arthur, Ashara Dayne.

Ilustração de Henning Ludvigsen
  • ARAKH

Um Arakh é uma espada geralmente usada pelos Dothraki. Originalmente tem a forma de meia espada e meia gadanha e é semelhante a uma Cimitarra, mas na série os Arakhs foram baseados nos Khopeshs dos antigos egípcios. Um dos poucos Arakhs de Aço Valiriano restantes está com Caggo, um mercenário.

Via HBO
  • BLACKFYRE

Esta é, provavelmente, a espada com a história mais longa de todas. Nas Crônicas de Gelo e Fogo, a Casa Blackfyre já havia sido derrotada durante a batalha que carrega seu nome, e sobre ela conhece-se apenas a história do vencedor. A família foi uma ramificação da Casa Targaryen firmada por Daemon Blackfyre, um bastardo do Rei Aegon IV. O brasão é o oposto daquele conhecido por nós, apresentando um dragão negro de três cabeças, soprando fogo negro no dragão vermelho dos Targaryen. Boatos diziam que não apenas o rei havia traído sua esposa, mas ela havia feito o mesmo. Acreditava-se que o filho legítimo, Daeron Targaryen, era na verdade filho de seu irmão mais novo.
Daemon e Daeron eram semelhantes apenas no nome, pois enquanto o primeiro era um valente guerreiro, o outro era inteligente e pacifista. Conhecido por seu caráter violento, não é difícil adivinhar para quem Aegon IV deu sua espada, deixando bem claro quem ele queria que assumisse o trono. Mesmo assim, Daeron subiu ao poder após a morte de seu “pai”, fazendo com que Daemon se rebelasse após alguns anos servindo ao irmão. Iniciava-se então a Rebelião Blackfyre, contando com Daemon Blackfyre e diversos senhores aliados (grandes guerreiros, casas antigas e enfraquecidas e senhores com poderes limitados pela monarquia), contra o Rei Daeron. Embora tivesse liderasse a batalha, um descuido causou a ruína do bastardo, que foi derrotado por um exército de Dorneses e homens de Ponta Tempestade aliados ao rei. Os Blackfyre sobreviveram durante algumas gerações, mas seu legado foi encerrado quando Sor Barristan Selmy matou o último membro da família. Um dos irmãos de Daemon pegou a espada após a derrota e a levou para as Cidades Livres, onde fundou a Companhia Dourada de Mercenários. Acredita-se que a espada tenha se perdido em meio a outras batalhas, ou que ainda esteja em poder da Companhia Dourada.

  • CUMPRIDORA DE PROMESSAS (OATHKEEPER)

Essa espada é uma das duas que foi forjada, por Thobo Mott, a partir do Aço Valiriano de Gelo. Sua lâmina apresenta ondulações em vermelho e preto, tendo sua bainha decorada com ouro e inúmeros leões com olhos de rubi, caracterizando a casa a qual pertence. Sor Jaime Lannister recebeu a espada para que pudesse abandonar a Guarda Real e passasse a se encarregar de Rochedo Casterly. Mesmo tendo recusado tal responsabilidade, Tywin Lannister entregou a arma ao filho, que em um de seus poucos atos de bondade a deu para Brienne de Tarth, quando a guerreira foi atrás de Arya e Sansa Stark. Brienne ainda tem a posse da espada.

Via HBO
  • DEVORADORA DE CORAÇÕES (HEARTEATER)

Ao ameaçar Mycah, o filho do carniceiro, Joffrey Baratheon viu sua primeira espada, Dente de Leão, ser tomada e arremessada para longe por Arya Stark, enquanto ele era atacado por Nymeria. O menino substituiu a antiga arma e nomeou sua nova espada às vésperas da Batalha de Água Negra. A Devoradora de Corações possui um cabo com um rubi lapidado, em forma de coração e entre as garras de um leão. Ela foi substituída pela Lamento da Viúva, rapidamente, quando o Rei ganhou a espada de seu avô. Após o trágico destino de Joffrey, a arma passou para seu irmão Tommen.

Via HBO
  • GARRALONGA (LONGCLAW)

A famosa espada de Jon SnowGarralonga pertenceu a Casa Mormont por cinco séculos, e seu último membro a empunhá-la foi Lord Jeor Mormont. Quando resolveu vestir o preto e abandonar seu posto para comandar a Patrulha da Noite, Jeor deixou a espada para seu filho Jorah. Após o mesmo ter sido exilado, Garralonga retornou a seu antigo dono na Muralha, com quem permaneceu até ser passada ao bastardo de Ned Stark como forma de agradecimento. Antes de entregá-la a Jon, Jeor mandou que refizessem o pomo da espada, substituindo o urso por um lobo branco gigante, em homenagem a Fantasma. Com o derretimento de Gelo por Tywin Lannister e a coroação de Jon como Rei do Norte, Garralonga tornou-se a nova espada de Aço Valiriano dos Stark – podendo inclusive derrotar os Caminhantes Brancos.

Via HBO
  • GELO (ICE)

Você talvez a conheça como a espada de Ned Stark (#RIP), mas Gelo era a espada ancestral de Aço Valiriano pertencente à Casa Stark e ao Lorde de Winterfell. Tendo uma cor escura e esfumaçada, ela é descrita como sendo “tão larga quanto a mão de um homem e tão alta como o jovem Robb Stark”. Cerca de um século após a chegada de Aegon Targaryen, a espada foi forjada e adquirida pela família do Norte, que a batizou com o nome mais característico possível. Ironicamente, foi com ela que Ilyn Payne decapitou o patriarca da família, sendo derretida tempos depois a mando do também falecido, Tywin Lannister, que a tomou e a usou para reforjar outras duas espadas: Cumpridora de Promessas e o Lamento da Viúva.

Via HBO
  • LAMENTO DE VIÚVA (WIDOW´S WAIL)

A espada irmã da Cumpridora de Promessas também foi forjada a partir de Gelo, sendo inicialmente entregue por Tywin Lannister ao então Rei do Trono de Ferro, Joffrey Baratheon, no dia de seu casamento com Margaery Tyrell. Como a coragem não era seu forte, o filho de Cersei nunca a empunhou e após seu (in)feliz destino, Jaime Lannister se apropriou dela. Mesmo sem sua mão direita, o regicida ainda ostenta sua espada rara.

Via HBO
  • LUMINÍFERA (LIGHTBRINGER)

Na atual fase da série, essa talvez seja uma das espadas mais importantes – ao lado de Garralonga e Veneno do Coração. Conhecida como a espada de fogo de Azor Ahai – um lendário herói que viveu cerca de oito mil anos antes do desembarque de Aegon (o tataravô de Daenerys) – ela será a arma usada pelo último guerreiro em sua missão contra os Caminhantes Brancos. Melisandre acreditava que Stannis Baratheon era o Príncipe Prometido, mas por razões óbvias sabemos que não. Então quem é? Infelizmente, ainda não sabemos! No penúltimo episódio da temporada, duas espadas flamejantes chamaram a atenção do público, fazendo com que muitos se questionassem sobre a identidade de Azor Ahai. Não, Beric Dondarrion não é o lendário herói, mas sim um seguidor do Deus da Luz.
Durante um período de escuridão no mundo, conhecido como A Longa Noite, ele surgiu como a última esperança, portando uma espada de fogo conhecida como Luminífera. Para fazê-la, o herói trabalhou arduamente por trinta dias e trinta noites, buscando forjar uma lâmina nas fogueiras sagradas. Quando a mergulhou em água para temperar o aço, sua fabulosa espada se partiu em pedaços, o que levou Azor Ahai a recomeçar o processo, levando dessa vez, cinquenta dias e cinquenta noites. Tentando evitar o mesmo erro, o guerreiro capturou um leão e temperou sua lâmina com o sangue do felino, mergulhando-a em seu coração. Mais uma vez, o aço se desfez em vários pedaços. A terceira tentativa foi dolorosa, uma vez que Azor Ahai sabia onde deveria temperar sua arma. Ele trabalhou por cem dias e cem noites e, enquanto a tirava da brasa, chamou sua amada Nissa Nissa, enfiando a espada fumegante em seu coração. Dizem as lendas que sua alma, sua força e sua coragem penetraram no aço, criando finalmente, a Luminífera – a Espada Vermelha dos Heróis.

Via HBO
  • VENENO DO CORAÇÃO (HEARTSBANE)

Finalmente chegamos a última espada. Veneno de Dragão está na Casa Tarly há mais de 500 anos e após roubá-la da sala de jantar quando visitou a família, Sam tem a posse da arma até hoje. É uma espada enorme, de duas mãos e com um punho em formato de arco e flecha, símbolo da Casa. Sam está a caminho de Winterfell e só nos resta esperar para ver se ele usará a arma de sua família durante a guerra que se aproxima.

Via HBO