Game of Thrones | Conheça a história de Pedra do Dragão, apresentada no último episódio

No primeiro episódio da sétima temporada de Game of Thrones, vimos nossos queridos (ou não) personagens se movimentando para a guerra por vir, seja do Norte ou do Sul. Uma das cenas mais relevantes e bonitas de “Dragonstone” foi justamente a chegada de Daenerys Targaryen ao seu lar de nascimento. A HBO já havia liberado nos trailers que isso aconteceria, mas, ainda assim, a cena sem falas, foi de uma beleza arrebatadora.

Mas, se você não está por dentro da importância de Pedra do Dragão (em português), saiba mais sobre o antigo lar Targaryen.

A fortaleza

A fortaleza de Pedra do Dragão fica localizada na Ilha do Dragão, no litoral da Baía da Água Negra. De acordo com as lendas, ela foi construída com pedras de dragão – daí o nome, que é um material mais duro do que aço e diamante. Ela é bem grande e fica sobre o Monte Dragão, um grande vulcão ainda ativo — e por isso que abriga em grandes quantidades de Vidro de Dragão (alô, Jon Snow).

Há muitos anos

Os Targaryen construíram a Pedra do Dragão cerca de um século antes da chamada Perdição de Valíria, um cataclismo que destruiu a cidade de Valíria, antiga capital de um império desenvolvido. O castelo se tornou uma fortaleza militar e serviu aos valirianos por muito tempo.

Graças às visões da caçula da família Targaryen, Daenys, que previram a destruição, eles se mudaram para o local doze anos antes da Perdição acontecer.

Assim, quando Aegon, o Conquistador, decidiu conquistar Westeros e tornou-se Rei dos Sete Reinos, ficando com o Trono de Ferro em Porto Real, deixou com que a Pedra do Dragão virasse lar do Príncipe de Pedra do Dragão.

Pedra do Dragão também foi palco de A Dança dos Dragões, famosa guerra de sucessão Targaryen, disputada entre Aegon II e Rhaenyra — os dois morreram e quem acabou assumindo o trono foi o filho da dela, Aegon III.

A Rebelião de Robert

Rei Robert
(Divulgação/HBO)

Bem depois de A Dança dos Dragões, Robert Baratheon começou sua rebelião contra os Targaryen e a fortaleza acabou se tornando o último refúgio da família. Por conta do suposto sequestro de Lyanna Stark  que era prometida à Robert e seu grande amor, por Rhaegar Targaryen.

Durante a Guerra, Rhaegar Targaryen, Príncipe da Pedra do Dragão, enviou suas tropas para confrontar os exércitos de Robert e então aconteceu a Batalha do Tridente, em que o Baratheon venceu, matando o príncipe com seu machado. Quando recebeu a notícia, o Rei Aerys II, mais conhecido como O Rei Louco, enviou sua irmã-esposa para o castelo na ilha e lá ela deu a luz a  Daenerys Targaryen, morrendo após o parto. A menina e seu irmão, Viserys, foram mandados para longe e cresceram sobre os cuidados de Magíster Illyrio, um homem poderoso da Cidade Livre de Pentos.

 

Veja também: Análise | Game of Thrones: Episódio 7×01 – Dragonstone

Herança de Stannis Baratheon

Stannis Baratheon em Game of Thrones
(Divulgação/HBO)

Ao final da Rebelião, Robert tornou-se Rei de Westeros, e seu irmão, Stannis Baratheon, o governante de Pedra do Dragão —contra a sua vontade, já que ele acreditava que deveria herdar Ponta Tempestade, o lar dos Baratheon.

Mais tarde, Robert morre e a Guerra dos Cinco Reis se inicia. Quando Stannis perde a Batalha da Água Negra tentando clamar seu direito pelo trono, ele volta para a fortaleza e planeja seus próximos movimentos que culminaram em sua morte na série. Nos livros, a história ainda está em desenvolvimento.

A Chegada de Daenerys Targaryen

Daenerys Targaryen em Game of Thrones
(Divulgação/HBO)

Ou seja, na série, Daenerys chegou a um lar abandonado, (estranho não ter sido herdado por ninguém, dado pelo Rei Tommem, por exemplo, ou os vassalos de Stannis não estarem lá para recebê-la). O que se pode dizer é que o local é de grande importância histórica e emocional para Dany e a Mãe dos Dragões pode transformá-lo em um lugar estratégico ou mesmo de novo centro de poder Targaryen, aguardemos as cenas dos próximos episódios.

A sétima temporada de Game of Thrones é exibida aos domingos na HBO!

Veja também: Trailer de “Stormborn”, segundo episódio da sétima temporada!