Depois de tanto tempo desde que o primeiro episódio de Friends foi exibido em 1994, é difícil imaginar qualquer um dos personagens protagonistas minimamente diferente do que vimos em tela. Chandler com suas piadas, Ross com seu jeito mais nerd e maduro, Monica sempre preocupada com a organização, Rachel tentando estar na moda e ser mundialmente conhecida, Phoebe sempre em outra realidade e Joey com seu jeito brincalhão e um pouco bobo muitas vezes. E por mais que seja difícil imaginar, esse último quase não aconteceu.
Uma mudança crucial no personagem de Joey Tribbiani pode ter salvado a série a longo prazo. No início de Friends, o personagem de Matt LeBlanc é apresentado como um aspirante a ator de uma grande família ítalo americana. Ele é mulherengo e cheio de charme, usando suas cantadas icônicas para conseguir um encontro por dia. Devido a carreira instável, Joey não tem um fluxo constante de renda e luta regularmente com dinheiro, além é claro, de ser apaixonado por comida e nunca compartilhar seus pratos com ninguém.
Algo que tornou Joey tão querido pelos fãs de Friends logo no começo foi seu intelecto nada elevado. Ele nunca foi planejado para ser nenhum tipo de intelectual, mas também estava longe de não ser nada inteligente. No entanto, após os primeiros episódios da série, vemos Joey demorar cada vez mais para entender coisas óbvias, o que torna-se uma espécie de charme engraçado. Ele muitas vezes interpreta mal a piada ou perde totalmente o sentido dela, além de fingir que entendeu o que está acontecendo várias vezes quando claramente não tem ideia. E isso não foi nada planejado.
Joey ficar mais burro em Friends foi na verdade uma escolha deliberada dos criadores da série, David Crane e Marta Kauffman. De acordo com James Burrows, um diretor dos primeiros episódios de Friends, Crane e Kauffman começaram a deixar Joey mais desligado porque o diretor achou que Joey e Chandler eram muito parecidos. Ainda segundo Burrows, na versão original de Joey ele era muito inteligente. Para evitar que os dois amigos roubassem as cenas um do outro, Crane e Kauffman começaram a escrever o personagem de LeBlanc de forma diferente.
Embora Chandler sempre tenha sido mais sarcástico e autodepreciativo do que Joey, não havia distinção suficiente entre as personalidades de Joey e Chandler em comparação com os outros quatro protagonistas. Faz sentido que sejam parecidos, já que são melhores amigos e colegas de quarto, mas em uma sitcom os personagens principais têm que ser diferentes entre si para que a dinâmica cômica funcione, principalmente em um grupo de seis amigos. Se Joey fosse muito parecido com Chandler, alguns de seus melhores momentos, tanto em dupla quanto de forma independente, nunca teriam existido.
Era crucial que cada um dos seis personagens de Friends fosse diferente o suficiente um do outro e ao mesmo tempo tivesse o suficiente em comum para serem tão próximos de forma realista. Chandler não teria sido capaz de tirar proveito da ingenuidade de Joey ou fazer comentários sarcásticos sobre suas atrapalhadas, e Joey não teria agradado o público com sua compreensão infantil de conceitos básicos. Felizmente, o personagem de Joey mudou cedo o suficiente na série para que Friends ainda pudesse ser um grande sucesso e durar dez temporadas.
Os episódios de Friends estão disponíveis no Max.