Firefly ganhará série de livros canônicos, mas não voltará para a TV

Firefly, a série de TV favorita dos fãs de Joss Whedon, está programada para continuar como uma série de romances canônicos. Firefly teve apenas 14 episódios, mas a série atraiu um culto de seguidores, os quais sempre demonstraram interesse em ver a história de Firefly ganhando uma continuação nas telinhas. Apesar do elenco ter ido fazer outros projetos, eles sempre são questionados se voltariam aos antigos papéis.

Agora, parece que os fãs poderão ver mais histórias do universo de Firefly, mas não da maneira como esperavam. A Titan Books e a 20th Century Fox Consumer Products se juntaram para lanças uma série de romances de Firefly. O próprio Whedon estará voltando para esse mundo e atuando como diretor e consultor. Whedon tem sido bastante cauteloso ao trazer Firefly de volta, temendo que não alcançasse as expectativas, mas definitivamente concordou com esse projeto.

Cada um dos primeiros três livros focará em um personagem diferente. Big Damn Hero de Nacy Holder mostrará o Capitão Malcolm Reynolds sendo “sequestrado por um bando de Browncoats veteranos”. The Magnificent Nine de James Lovegrove mostrará Jayne recebendo “uma ligação angustiada de sua ex Temperance McCloud” o que leva a equipe para uma aventura em um planeta distante. E a terceira, Generations de Tim Lebbon, mostrará River Tam e a “descoberta da locação de uma nave arca legendária que trouxe os humanos da Terra para o Universo”

Os livros serão considerados canônicos e isso levantou muitas questões. Em 2005, Whedon revisitou o universo de Firefly ao lançar o filme Serenity. O filme se passa alguns anos após a série, Serenity trouxe de volta uma série de personagens. Parece que esses romances mostrarão a jornada dos personagens entre a série e o filme. O filme deixou os fãs com muitas questões e esperamos que os livros possam responde-las. Pelo menos, eles reintroduzirão os leitores a um complexo e sofisticado futuro, uma espécie de bang bang de ficção científica misturado com cultura chinesa.

É claro que a Titan Books está super animada. A editora Cat Camacho disse em uma entrevista para a EW:

“Eu estou animada por estar trazendo histórias novas e oficiais aos fãs do programa que tem continuado a crescer em popularidade ao longo dos anos, encontrando novos públicos de uma forma sem precedentes. Firefly é um título único e a Titan Books está animada em se tornar parte do legado da série”

Camacho está correta. Apesar de Firefly ter tido baixa audiência quando a série estava no ar, os fãs têm se reunido em torno do programa desde então. O cancelamento de Firefly é visto como um dos piores erros da Fox e existe uma incessante pressão para que a emissora relance a série. Infelizmente, com Firefly continuando como uma série de livros, torna essa possibilidade ainda mais remota.