Equal | Saiba tudo sobre a série documental com temática LGBTQ+

Divulgação

O HBO Max lançou novas fotos dos atores que foram definidos para retratar ativistas LGBTQ+ icônicos na próxima série documental em quatro partes Equal, que estreia em outubro de 2020 durante o mês da história LGBT. O elenco interpretará pioneiros reconhecidos por sua luta implacável por justiça e igualdade na comunidade queer dos Estados Unidos do pós-guerra e do levante pré Stonewall.

Incluídos no elenco estão Cheyenne Jackson (Glee), Anthony Rapp (Rent: Os Boêmios), Shannon Purser (Sierra Burgess é uma Loser), Heather Matarazzo (A Pé Ele Não Vai Longe), Jamie Clayton (Sense 8), Isis King (Olhos que Condenam), Samira Wiley (Orange Is the New Black) e Gale Harold (Andron: Labirinto Negro).

Equal homenageia os rebeldes do passado com imagens de arquivo nunca antes vistas, juntamente com representações estilísticas que trazem à vida as histórias de fundo emocionantes e verdadeiras desses líderes e heróis desconhecidos. Ao longo da série, os espectadores conhecerão uma ampla gama de visionários LGBTQ+ retratados pelo elenco, muitos dos quais se identificam como membros da comunidade LGBTQ+.

Cada parte tem uma narrativa distinta e conectada: a parte um explora o surgimento das primeiras organizações, The Mattachine Society e The Daughters of Bilitis em Los Angeles e San Francisco, respectivamente; a segunda parte narra a experiência trans do século 20, encerrada pelos tumultos da Compton Cafeteria em 1966 em San Francisco; a parte três examina as contribuições da comunidade negra no crescente movimento dos direitos civis LGBTQ+ e a parte quatro se concentra nas lutas de décadas com a revolta culminante de Stonewall – o início do movimento do Orgulho.

O aclamado cineasta e produtor Stephen Kijak (Sid & Judy) é o showrunner e diretor dos episódios um, três e quatro, ao lado da revolucionária diretora trans Kimberly Reed (Prodigal Sons), que dirige o segundo episódio. Você pode verificar as descrições dos episódios e dos personagens abaixo.

Episódio 1

Divulgação

O indicado ao Grammy Cheyenne Jackson estrela como Dale Jennings em Equal. Dale era um ativista dos direitos dos homossexuais, dramaturgo e escritor. Ele foi um dos membros fundadores da Mattachine Society no início dos anos 1950, um dos primeiros grupos de direitos gays nos Estados Unidos. Após cair em uma armadilha que o levou a prisão por acusações sexuais, Jennings lutou contra as acusações, o que se tornou um marco para o movimento. Ele também foi um dos fundadores da One Magazine, a primeira publicação pró gay nos EUA.

Divulgação

Anthony Rapp, indicado ao SAG, estrela como Harry Hay. Harry foi o fundador da Mattachine Society. Seu manifesto, The Call, escrito febrilmente em uma noite de 1948, clamava pela proteção e melhoria dos direitos dos homossexuais e foi a base sobre a qual o grupo foi construído.

Divulgação

Shannon Purser e Heather Matarazzo estrelam como Del Martin e Phyllis Lyon em Equal. Del & Phyllis eram um casal de lésbicas (ficaram juntas por 56 anos, até a morte de Martin em 2008) que fundou a The Daughters of Bilitis em San Francisco em 1955, a primeira organização social e política para lésbicas nos Estados Unidos. Elas também publicaram The Ladder, a primeira publicação lésbica distribuída nacionalmente nos Estados Unidos. Ativas na política gay e feminista por toda a vida, elas foram o primeiro casal do mesmo sexo a se casar legalmente.

Equal
Divulgação

Sara Gilbert estrela como J.M. de Cleveland. “JM” é uma “leitora anônima” do The Ladder, representando as lésbicas isoladas dos anos 1950 que encontraram um salva-vidas nas páginas da revista, mas que foram forçadas a viver vidas escondidas por medo de perder o emprego, amigos e família.

Divulgação

A indicada ao SAG, Anne Ramsay, estrela como A Agente do FBI em Equal. O FBI manteve agentes ativos na Mattachine Society e The Daughters of Bilitis – grupos gays eram frequentemente ligados ao comunismo e considerados subversivos e perigosos.

Episódio 2

Divulgação

A indicada ao Emmy, ao Globo de Ouro e vencedora do GLAAD Media Award, Alexandra Gray, interpreta Lucy Hicks Anderson. Socialite, chef e empresária da era da proibição – e uma das primeiras travestis negras documentadas nos EUA – Lucy Hicks Anderson foi uma das cidadãs mais proeminentes de Oxnard, Califórnia, até 1945, quando um surto de sífilis em seu bordel foi sua ruína, revelando-a para a comunidade.

Equal
Divulgação

Theo Germaine estrela como Jack Starr. Jack é um personagem pouco conhecido na história de pessoas que provavelmente teriam se identificado como trans. Ele foi um proscrito local proeminente na virada do século em Montana, dentro e fora da prisão e dentro e fora das manchetes locais por se recusar a usar roupas que correspondessem ao gênero atribuído a Jack no nascimento. Um pau-pra-toda-obra e contador de histórias fantásticas, Jack Starr (também conhecido como Jacques Moret) é uma figura enigmática que ultrapassou os limites da expressão de gênero.

Divulgação

Jamie Clayton estrela como Christine Jorgensen em Equal. Amplamente conhecida como a primeira celebridade transgênero do mundo, Christine se tornou uma figura internacionalmente conhecida após a publicidade em torno de sua cirurgia no início dos anos 1950. Ela se tornou uma popular animadora de boate, autora e conferencista e usou seu status de celebridade para promover a causa dos direitos dos transgêneros.

Divulgação

Isis King estrela como Alexis. “Alexis” é um personagem composto, o espírito do Compton’s Cafeteria Riot em 1966, um dos primeiros exemplos conhecidos de pessoas trans e queer se levantando contra o assédio policial – três anos antes dos distúrbios de Stonewall.

Episódio 3

Divulgação

A vencedora do Emmy, Samira Wiley, estrela como Lorraine Hannsberry em Equal. Autor da peça histórica A Raisin in the Sun, Lorraine Hansberry foi a primeira autora afro-americana a ter uma peça encenada na Broadway. Ela era uma voz radical e forte dentro do Movimento dos Direitos Civis, que morreu muito jovem aos 34 anos de câncer no pâncreas. Ela escreveu extensivamente sob uma variedade de pseudônimos – em peças, histórias e cartas que discutiam seu lesbianismo e a opressão sofrida pelos homossexuais na sociedade.

Equal
Divulgação

Keiynan Lonsdale estrela como Bayard Rustin. Bayard foi um líder americano em movimentos sociais pelos direitos civis, socialismo, não violência e direitos dos homossexuais. Ele foi um mentor próximo e conselheiro do Dr. Martin Luther King Jr. e um dos principais arquitetos da Marcha em Washington. Por causa de uma prisão em 1953 por acusações sexuais, sua sexualidade foi frequentemente usada como arma contra ele e o movimento, mas ele permaneceu um defensor incansável da justiça social por toda a sua vida – e foi postumamente premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente Barak Obama em 2013.

Divulgação

O vencedor do Emmy, Jai Rodriguez, estrela como José Sarria. Em 1961, José se tornou o primeiro candidato assumidamente gay a um cargo público nos Estados Unidos, concorrendo a uma vaga no Conselho de Supervisores 16 anos antes de Harvey Milk. Ele também é lembrado como um artista drag amado e inspirador no Black Cat Bar de São Francisco, que levantou o espírito e a consciência política dos clientes gays do bar com seu hino empolgante God Save Us Nelly Queens! Defensor e ativista de longa data, José fundou o Imperial Court System, uma das maiores e mais antigas organizações LGBT do mundo.

Episódio 4

Divulgação

Hailie Sahar estrela como Sylvia Rivera em Equal. Sylvia era uma ativista dos direitos dos transgêneros e da libertação gay latino-americana. Proeminente como ativista e trabalhadora comunitária em Nova York, Rivera, junto com a amiga Marsha P. Johnson, foi cofundadora do Street Transvestite Action Revolutionaries em 1970, um grupo dedicado a ajudar drag queens jovens sem-teto, jovens gays e mulheres trans. Sylvia se colocou no centro dos distúrbios de Stonewall.

Divulgação

Scott Turner Schofield, indicado ao Emmy, estrela como Craig Rodwell. Craig foi um ativista dos direitos gays americano conhecido por fundar a Oscar Wilde Memorial Bookshop em 1967, a primeira livraria dedicada a autores gays e lésbicas. Testemunha e participante dos distúrbios de Stonewall, ele foi um dos principais responsáveis ​​pela criação da primeira demonstração do Orgulho da cidade de Nova York.

Divulgação

Cole Doman estrela como Mark Segal. Mark é um jornalista americano e proeminente ativista dos direitos dos homossexuais. Ele participou dos distúrbios de Stonewall e foi um dos fundadores da Frente de Libertação Gay, onde criou o programa da Juventude Gay.

Divulgação

Elizabeth Faith Ludlow estrela como Stormé DeLarverie. Stormé era um ícone gay dos direitos civis e artista cuja briga com a polícia foi, de acordo com muitas testemunhas oculares, a centelha que desencadeou os motins de Stonewall, levando a multidão à ação. Ela trabalhou durante grande parte de sua vida como MC, cantora, segurança, guarda-costas e patrulheira de rua voluntária, a “guardiã das lésbicas no Village”.

Divulgação

Gale Harold estrela como Howard Smith. Howard foi um diretor de cinema, produtor, jornalista, roteirista, ator e locutor de rádio vencedor do Oscar. No auge dos históricos motins de Stonewall na cidade de Nova York em 1969, ele conseguiu entrar no agora famoso bar com suas credenciais policiais de repórter do Village Voice. Ele foi o único jornalista que relatou sobre o cerco daquele ponto de vista perigoso.

Divulgação

Sam Pancake estrela como Dick Leitsch. Dick foi um proeminente ativista dos direitos LGBTQ e presidente da Mattachine Society na década de 1960. Ele também é conhecido por ser o primeiro repórter gay a publicar um relato sobre os motins de Stonewall, que apareceu em uma edição especial do Mattachine Newsletter um dia depois de ele testemunhar a primeira noite do motim.