Doctor Who não terá especial de Natal em 2018

Novos relatórios afirmam que a atual temporada de Doctor Who não terá um especial de Natal. Doctor Who tem sido um programa popular da BBC desde sua estreia em 1963. O show original, agora comumente referido como Classic Who, durou 26 temporadas antes de ser reiniciado em 2005 com Christopher Eccleston (G.I. Joe: A Origem de Cobra) como o Doctor. A cada poucas temporadas o Doctor regenera e outro ator assume o papel, na versão mais recente, além de Eccleston, já tivemos David Tennant (Jessica Jones), Matt Smith (The Crown) e Peter Capaldi (Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível) no papel principal. Jodie Whittaker (Broadchurch) é a atriz mais recente – e a primeira mulher – a desempenhar o papel.

Quando foi anunciado que Whittaker iria assumir o papel de Doctor, muitos fãs ficaram furiosos, uma vez que o Doctor nunca tinha sido mulher antes. E, de fato, essa nova temporada fez muitas mudanças ousadas no programa. Por exemplo, na 11ª temporada, a protagonista não tem mais acompanhantes, agora eles são chamados de amigos. Esta temporada também começou a mudar a história de origem da Doctor, fornecendo um novo lado secreto para a vida do Time Lord/Lady. Agora, o show parece estar fazendo outra mudança significativa.

Segundo o The Mirror, Whittaker não terá a oportunidade de estrelar um especial de Natal este ano, uma vez que os showrunners “esgotaram” as histórias relacionadas ao Natal. Dito isto, está sendo relatado que a 11ª temporada terá um décimo primeiro episódio, que será um especial de uma hora focado no enredo do Ano Novo. A decisão foi feita pelo showrunner e escritor Chris Chibnall, que anteriormente sugeriu um episódio extra na San Diego Comic-Con deste ano.

Embora Whittaker tenha recebido muita repercussão negativa quando foi anunciada para o papel, muitos fãs estão começando a aceitá-la. O primeiro episódio da 11ª temporada foi o mais assistido da era moderna, quebrando o recorde que até este ano pertencia a estreia de Christopher Eccleston. Nesta temporada, Doctor Who também modificou elementos repetitivos alterando a dinâmica dos “companheiros” e relançando episódios de eventos históricos, como o enredo de Rosa Parks.

Muitos fãs provavelmente ficarão desapontados com o fato de Doctor Who não ter um especial em 2018, especialmente porque este será o primeiro ano em que o show não será exibido nas festividades de Natal desde 2005. Dito isso, a adição de Whittaker pode ter sido controversa no início, mas incluir uma mulher como protagonista chamou bastante atenção para a série. Da mesma forma, passar de um episódio com tema de Natal para um episódio com tema de Ano Novo poderia ser outro passo na direção certa.