Crítica | The Rain: Série dinamarquesa da Netflix é surpreendente!

A Netflix vem investindo pesado em série originais. Umas com muita divulgação como os sucessos Stranger Things e 13 Reasons Why e outras que passam batido, mas que merecem atenção. The Rain, primeira produção do serviço de streaming na Dinamarca, chegou neste final de semana e foi uma grata surpresa.

Com oito episódios em sua primeira temporada, a série traz o tema pós-apocalíptico de uma forma instigante, sendo um prato cheio para os fãs do gênero.

A série

Desenvolvida por Jannik Tai Mosholt (Rita), Esben Toft Jacobsen (O Reino do Rei Pena) e Christian Potalivo (Dicte), The Rain acompanha a jornada dos irmãos Simone (Alba August) e Rasmus (Lucas Lynggaard Tønnesen), que testemunham uma chuva tóxica carregada por um vírus mortal que dizima todos os humanos na Escandinávia. Com a ajuda o pai cientista Frederico Anderson (Lars Simonsen), eles são enviados para um bunker para se protegerem da contaminação. Na espera do pai retornar com uma cura, eles acabam aguardando seis anos sem respostas. Os irmãos decidem sair do local e começam a investigar que existem outros bunkers e buscam ajuda de outros sobreviventes para encontrarem segurança.

Roteiro

A narrativa cria um ambiente instigante e que parece ser uma série de zumbis como The Walking Dead, mas na verdade o tema central está em como a humanidade reage em uma situação caótica. O grande terror não está nos afetados, que logo morrem e não retornam como zumbis. O que aterroriza na série é a própria humanidade que se matam em busca de comida e suprimentos. Há um episódio que choca pela atrocidade lembrando bastante o game The Last of Us, que por sinal, tem grande influência no programa.

Elenco e Produção

Apesar da série ser focada nos irmãos Simone e Rasmus, um grupo de sobreviventes liderados por Martin (Mikkel Følsgaard) se tornam recorrentes. Cada um deles contam com um passado traumatizante. À medida que a história avança, a série reserva um momento para cada personagem criando uma empatia com o público.

A produção surpreende na criação de um cenário angustiante. Mais uma vez citando a referência ao game The Last of Us em cenários que misturam a beleza natural com a desolação após a chuva tóxica.

O que achamos?

Depois de muitas séries e filmes seguindo o mais do mesmo do tema pós-apocalíptico, The Rain surpreende com uma história convincente e que vai muito além trazendo duras críticas sociais. Destaque para os três últimos episódios. Um soco no estômago do quão longe a humanidade é capaz de ir para sobreviver. Ao final, a série deixa a mensagem de que não estamos preparados para ajudar uns aos outros em momentos difíceis. A individualidade falará sempre mais alto.

4

Ótimo

The Rain, primeira produção do serviço de streaming na Dinamarca, chegou neste final de semana e foi uma grata surpresa. Com oito episódios em sua primeira temporada, a série traz o tema pós-apocalíptico de uma forma instigante, sendo um prato cheio para os fãs do gênero.