Crítica | Segunda temporada de Narcos humaniza para o bem e para o mal a figura de Pablo Escobar

narcos-s02-posterLembro-me de acompanhar nos noticiários nos anos 90 sobre a caçada de Pablo Escobar. Mesmo uma criança, perguntava-me se aquele homem era tudo aquilo que o taxavam. Para uns, Escobar foi um herói e para outros, foi um traficante e terrorista. Essa dualidade, a figura que se tornou folclórica do colombiano, é o destaque da segunda temporada de Narcos, que acompanha os últimos 18 meses de vida do traficante.

Ao longo dos 10 episódios, acompanhados a queda de alguém que acreditava ser o dono do cartel de Medelin, que se achava acima de lei. Mas com sua ascensão, surgiram inimigos e, Pablo Escobar (Wagner Moura) acumulou bastante. Los Pepes, um grupo formado por Judy Moncada (Cristina Umaña), o Cartel de Cali e guerrilheiros anticomunistas foram alguns dos responsáveis por sua queda.

Enquanto a primeira temporada estabelecia um ritmo eletrizante na maioria dos episódios, o novo ano da série foca no peso dramático, na humanização para bem e para o mal de Pablo Escobar. A mesma pessoa que demonstra um amor incondicional por sua família e, com o povo do bairro que ajudou a criar, é a mesma capaz de atos tenebrosos como explosões que resultaram na morte de milhares de inocentes.

Wagner Moura entrega novamente uma baita performance. Por conta disso, os melhores episódios são os que aproveitam mais de sua atuação, regrada na solidão de Escobar, que passa seus últimos momentos foragido após a fuga da prisão La Catedral. Percebe-se uma mudança de feições do início para o final desta temporada. De início, Pablo está sempre com o rosto erguido, olhando para os outros com muita autoridade. No final, ele está esguio, com a voz sempre baixa, fruto de todo seu “reino” indo por água abaixo.

Os demais personagens, o agente Murphy (Boyd Holbrook), mais ficou como narrador, e o excelente Pedro Pascal, tem alguns momentos de brilho no papel do agente Pena.

A segunda temporada de Narcos termina de maneira justa e com um caminho aberto para uma terceira temporada. O próprio título já se diz que a série se trata do narcotráfico. Pablo Escobar foi apenas uma peça eliminada de um jogo, que continua sendo jogado até os dias de hoje.

https://youtu.be/orvwtuoNEik

[masterslider id=”353″]

  • Ótimo
4

Resumo

A segunda temporada de Narcos termina de maneira justa e com um caminho aberto para uma terceira temporada. O próprio título já se diz que a série se trata do narcotráfico. Pablo Escobar foi apenas uma peça eliminada de um jogo, que continua sendo jogado até os dias de hoje.

Sending
User Review
5 (6 votes)