Elite da Netflix Elite da Netflix

Crítica | Elite mostra potencial, mas se perde nos clichês

Divulgação

Após o enorme sucesso de La Casa de Papel, obras internacionais começaram a ganhar destaque na Netflix. Saindo do eixo Estados Unidos – Inglaterra, o streaming adicionou produções faladas em diversos idiomas em seu cardápio. Embora o inglês ainda seja a língua mais encontrada, tramas em espanhol, alemão e português também andam fazendo sucesso. O mais novo lançamento da Netflix, que chega no próximo dia 5, promete gerar alvoroço nos mais jovens. Trazendo uma mistura de Rebelde, Big Little Lies e Riverdale, Elite tem todos os aspectos necessários para ser bem aceita pelo público.

Entretanto, justamente por seguir os pré-requisitos de produções do gênero, a série não economiza nos clichês. E até mesmo para aqueles que gostam de finais previsíveis, um desfecho surpreendente transformaria Elite em algo ainda mais incrível.

A História

A vida dos alunos de classe alta do colégio Las Encinas seguia dentro dos conformes. Trajando uniformes refinados, a única preocupação dos jovens é o destino de sua próxima viagem. Estudantes do colégio mais exclusivo do país, vivem em uma bolha absortos da realidade. Quando uma escola da periferia desaba, três dos melhores alunos são transferidos para Las Encinas. Embora tenham se destacado na outra escola, suas contas bancárias os transformam em chacota perante os alunos do colégio. Quando foram transferidos, os jovens pensaram ter tirado a sorte grande. Mal sabiam eles, porém, que números no banco não significam nada.

Elite
Divulgação/Netflix

O que os membros da escola não imaginavam, era o quanto suas vidas iriam mudar após a chega de Nadia, Christian e Samuel. As mudanças foram tantas, que logo no primeiro capítulo ficamos sabendo de um assassinato. Um dos alunos perdeu a vida em meio aos segredos e as intrigas geradas dentro das paredes do Las Encinas. Mas o que será que aconteceu? É melhor se preparar, pois tal informação só é revelada no último capítulo!

Elite

Os fãs de Rebelde irão ver as semelhanças logo de cara. Começando pelo tipo de roupa, temos todos os elementos que nos faziam amar tanto o Elite Way school. Não podemos deixar de pensar também no nome da série, que embora pareça uma coincidência, carrega o nome da escola da novela mexicana. Entretanto, quando a trama começa a convergir para o mistério, as semelhanças felizmente acabam.

A história gira em torno de um seleto grupo de estudantes. Embora se digam amigos, sabem a quem realmente devem sua lealdade. Escondidos atrás de rostinhos bonitos, estão dispostos a tudo para conseguirem o que querem. As mentiras são tantas, que nos pegando perguntando se alguma promessa feita é verídica. Elite certamente traz o significado real de seu nome apenas no título. Quando passamos a conhecer a história, conhecemos o quão cruéis os alunos da escola podem ser.

Elite
Divulgação/Netflix

O Que Achamos?

É provável que você reconheça alguns dos rostos de Elite. Inicialmente, buscamos nos identificar com algum dos personagens, tentando ter um lado. Entretanto, cada vez que tentávamos escolher um favorito, algo acontecia e passávamos a odiá-lo. Ninguém é confiável em Elite, não se deixa enganar por um rosto bonitinho e olhos claros.

Um ponto positivo (ou negativo) da série, é a ausência de um destaque no elenco. Embora tenhamos os protagonistas, nenhuma atuação merece ser elogiada em especial. A performance dos atores é mediana, sem grandes momentos. Houve situações inclusive, que as interpretações eram robóticas e extremamente artificiais. Quando juntamos tais atuações aos clichês já presentes na trama, temos uma produção morna. Nem mesmo o grande mistério consegue sustentá-la por muito tempo, e nos pegamos ansiando pelo final.

A grande revelação do assassino me surpreendeu, pois confesso que esperava ser outra pessoa. Entretanto, a escolha feita pelos produtores foi inteligente. A partir do momento em que o culpado é revelado, conseguimos enxergar o gancho para uma próxima temporada. Além disso, apesar dos pontos negativos, estamos longe de estar diante de um material ruim. Elite é divertida, dinâmica e uma vez tratada como uma produção adolescente, será bem aceita pelo público. Não espere algo digno de um Emmy, mas é uma ótima pedida para aquelas maratonas de final de semana.

Elite
Divulgação/Netflix

O Elenco

Miguel Herrán, Jaime Lorente e María Pedraza ganharam o coração do público em La Casa de Papel. Com exceção da última, os dois rapazes parecem repetir seus personagens em Elite, apenas com algumas mudanças. Para os fãs de Rio e Denver, certamente é uma ótima maneira de matar a saudade. Além deles, o elenco principal ainda é composto por Itzan Escamilla, Mina El Hammani, Miguel Bernardeau, Danna Paola, Arón Piper, Ester Expósito e Álvaro Rico. Por último, temos ainda Omar Ayuso, que embora não seja aluno da escola, sofre as consequências do grupo.

3

Bom

É provável que você reconheça alguns dos rostos de Elite. Inicialmente, buscamos nos identificar com algum dos personagens, tentando ter um lado. Entretanto, cada vez que tentávamos escolher um favorito, algo acontecia e passávamos a odiá-lo. Ninguém é confiável em Elite, não se deixa enganar por um rosto bonitinho e olhos claros.