Crítica | Bandidos na TV

Reprodução/Netflix

Foi em uma edição do programa Fantástico que a vida de Wallace Souza ganhou repercussão nacional. Apresentador do Canal Livre, programa de maior audiência do estado de Manaus, Wallace era um herói da classe mais pobre. Seu programa misturava humor e a realidade violenta da periferia, assolada por crimes e o tráfico.

Pessoas assassinadas e seus familiares aos prantos abraçados ao corpo ganhavam o foco da câmera do programa. Tudo em busca de audiência.

No final da década  de 90 e até o início dos anos 2000, Wallace Souza se tornou a voz da população. Ele não tinha vergonha de dar nome aos bois sobre os casos de corrupção e bandidagem. E como todo apresentador de programas sensacionalistas, decidiu seguir carreira política como Deputado, se tornando o mais votado da história.

Mas as aparências enganam. Logo começaram a surgir denúncias sobre um suposto envolvimento de Wallace com traficantes. A bomba veio quando um ex-policial acusou o então deputado de liderar uma quadrilha que organizava crimes para serem apresentados em seu programa. As mortes eram planejadas para serem mostradas no Canal Livre e, assim, alavancar a audiência.

Bandidos na TV é uma série documental instigante por apresentar com eficiência uma rede de corrupção, mentiras e jogadas políticas por disputas de poder. Nem tudo é o que parece ser. E a série mostra os dois lados.

Quando tudo parece que Wallace é, de fato, um grande criminoso, surge uma pista que pode provar sua inocência. Mas, logo depois, aparece uma nova denúncia e fatos que comprovam sua ligação com líderes do narcotráfico.

Ao longo dos sete episódios e com depoimentos dos dois lados, Bandidos na TV mostra que a trajetória de Wallace Souza e sua ascensão política foi parte de um jogo de xadrez. Em seu programa de TV, ele usou como peões a classe mais pobre que ingenuamente o transformou em herói e o defenderia a qualquer custo diante do que estava por vir. Na política, logo entendeu que a Câmara dos Deputados é um grande espetáculo e, ele foi a principal estrela.

Do lado da autoridades que o perseguiram, eles se deixaram seduzir pela alta exposição do caso pela imprensa, onde fizeram de tudo para acusar a personalidade local e receber os louros pela prisão. Mas esqueceram que Wallace era apenas um peão também.

4

Ótimo

Ao longo dos sete episódios e com depoimentos dos dois lados, Bandidos na TV mostra que a trajetória de Wallace Souza e sua ascensão política foi parte de um jogo de xadrez em busca de poder.