Claire Foy, a protagonista de The Crown recebeu salário menor que Matt Smith

Claire Foy recebeu menos do que a sua co-estrela Matt Smith na série The Crown. A série criada por Peter Morgan é um drama biográfico lançado em 2016 que faz a crônica dos 65 anos de reinado da Rainha Elizabeth II. O drama mais caro já produzido pela Netflix espera continuar por mais algumas temporadas até alcançar os dias atuais.

Por duas temporadas incríveis, Claire Foy e Matt Smith interpretaram brilhantemente a Rainha Elizabeth e seu marido, o Príncipe Phillip, desde os primeiros dias do casamento até vários anos após o inicio do reinado de Vossa Majestade. A série mostrou o amoroso, mas muitas vezes tenso, relacionamento entre o casal – deixado ainda mais complicado pelas responsabilidades da Rainha como soberana. Durante suas temporadas na série os dois atores conquistaram muitos prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Atriz para Foy. Entretanto, apesar disso, recentemente foi revelado que ela, a protagonista da série, recebia um salário menor do que o de sua co-estrela.

Andy Harries, o CEO do Left Bank e a diretora criativa Suzanne Mackie falaram durante a INTV Conference em Jerusalém sobre os salários das duas estrelas. Foi dito: “os produtores sabiam que ele ganhava mais por conta de sua fama em Doctor Who, mas eles consertariam isso no futuro”. Obviamente números não foram citados, nem a diferença entre os salários, mas Mackie prometeu que “no futuro ninguém irá ganhar mais do que a Rainha”

É absurdo pensar que Smith ganhava mais do que Foy, não que ele não seja um bom ator, mas simplesmente por que era a cara de um outro programa. Não teve nenhum episódio sem a presença da Rainha, mas existem alguns sem Phillip. Na segunda temporada houveram alguns episódios mais centrados no príncipe, mas nada se comparada ao tempo em cena que Foy teve. Considerando que os salários foram pagos baseados em seus primeiros contratos, a experiência de Smith em Doctor Who certamente fez com que ele conseguisse um salário maior, mas seria interessante ver se aconteceria o mesmo se Foy tivesse sido parte de uma série tão popular antes de The Crown ou se na verdade esse é mais um caso de pagamentos diferentes entre homens e mulheres.

Infelizmente a participação tanto de Foy quanto de Smith em The Crown está finalizada, já que para a terceira temporada Olivia Colman (O Gerente da Noite) ficará com o papel da Rainha. A procura para uma versão mais velha do Duque de Edimburgo ainda não foi concluída. Mas certamente as pessoas vão ficar de olho em como a Netflix vai pagar os atores daqui pra frente.