Cidade Invisível | Conheça as novas lendas da 2ª temporada

Divulgação

Cidade Invisível retornou à Netflix com sua segunda temporada e vem dando muito o que falar. Repetindo a fórmula de seus primeiros episódios, o seriado criou seu roteiro ao redor de novas lendas do folclore brasileiro. A nova temporada foi lançada no último dia 22 e já é um dos destaques da plataforma de streaming.

Foram liberados cinco novos capítulos e para tristeza dos fãs, serão apenas esses por enquanto. Nos novos episódios, vemos o retorno de Eric (Marco Pigossi), agora ainda mais envolvido nas tramas do folclore brasileiro. Alessandra Negrini retorna como Cuca e juntos, eles precisam desvendar alguns dos muitos mistérios que moram no interior da Floresta Amazônica.

No final da primeira temporada de Cidade Invisível, Eric é possuído pelo Corpo-Seco e enfia uma estaca de madeira em seu peito. Surpreendendo a todos, porém, ele não morre e é levado pela Cuca para o reino das águas. A mudança de cenário entre o Rio de Janeiro e Belém do Pará é explicada com o retorno de Eric do reino das águas, de forma misteriosa. Luna (Manu Dieguez) já é adolescente e enquanto procurava pelo pai, encontrou um livro de histórias brasileiras. Começa aí a nova lista de lendas do folclore de Cidade Invisível:

Matinta Perê

Também conhecida como Matinta Pereira, ela é uma lenda conhecida na região Norte do Brasil. A personagem é interpretada por Leticia Spiller, que dá um show como a velha bruxa. Embora a história tenha passado por algumas variações, a lenda de Matinta diz que ela é uma bruxa velha que se transforma em um pássaro à noite, como a coruja rasga-mortalha ou um corvo. Ela pousa no telhado e assobia até que o morador lhe prometa algo para acabar com o barulho. No dia seguinte, ela volta para cobrar o combinado e, caso a promessa não seja cumprida, uma tragédia acontece na casa.

Divulgação

Mula Sem Cabeça

Cidade Invisível não poderia deixar de falar de uma das principais figuras do folclore. Simone Spoladore é a Mula Sem Cabeça e sua primeira aparição como a figura flamejante é digna de aplausos. A série criou uma versão “desconstruída” da Mula. Enquanto na lenda mulheres que tivessem relações sexuais antes do casamento, sobretudo com padres, seriam amaldiçoadas e se tornariam a Mula Sem Cabeça, na série ela apenas se apaixona por um padre e vive de refém de Débora, de quem falaremos a seguir.

Divulgação

Boiuna

A Boiuna é outra lenda com origem na região Norte, algo que pode ser explicado pelo novo cenário de Cidade Invisível. Na história, Boiuna é uma cobra gigantesca que vive no fundo dos rios e lagos da Amazônia. Através do olhar, ela atrai pescadores e se alimenta deles quando se aproximam. Como vemos na série, a Boiuna consegue mudar a forma de seu corpo, se transformando em uma mulher, navio ou canoa. Ela é interpretada por Zahy Tentehar, atriz e artista que faz parte do povo tentehar-guajajara.

Divulgação

Cobra Norato

Ainda falando da lenda da Boiuna, Cidade Invisível misturou duas histórias: a da Boiuna e a da Cobra Norato. Logo no primeiro episódio, vemos uma cobra gigantesca atacando garimpeiros ilegais e logo depois se transformando em índio ao ser capturado. Momentos após ser morto por outros garimpeiros, ficamos sabendo que o índio se chama Honorato, uma referência a Cobra Norato das lendas da Amazônia.

De acordo com a história, uma índia da região amazônica ficou grávida de um boto e dessa união nasceram gêmeos, que na verdade eram cobras. A menina ganhou o nome de Maria Caninana, enquanto o menino foi chamado de Norato. Os irmãos viviam nas águas, pois o pajé da tribo condenou sua mãe a jogá-los no fundo do rio. Cobra Norato era bom, gentil, meigo e forte, enquanto sua irmã era vingativa, perigosa, malvada e violenta.

Divulgação

Lobisomem

Bento (Tomás de França) interpreta o lobisomem em Cidade Invisível, algo que fica claro logo no começo da série. A história não deve ser desconhecida pelos fãs, visto que a lenda do lobisomem já foi tema de inúmeros filmes e séries. Assim como Bento, o menino nascido depois que a mãe tivesse sete filhas mulheres, receberia a maldição da licantropia. Desde então, em noites de lua cheia, Bento se torna metade lobo, criando garras, pelos e presas.

Divulgação

Zaori

Saindo um pouco da região Norte e indo para o extremo oposto, na região Sul, temos a lenda dos Zaori, homens nascidos na sexta-feira santa e que por isso, ganharam a habilidade de enxergar além do normal. No lugar de olhos, eles têm um par de esferas douradas que enxergam as riquezas da terra, como minas de ouro e pedras preciosas. Na série, Lazo (Mestre Sebá) é um Zaori escravizado por garimpeiros ilegais, que usam suas habilidades para encontrar ouro. Ele é salvo por Eric logo no primeiro episódio.

Divulgação

Cidade Invisível está disponível na Netflix.