Cidade Invisível | Batemos um papo incrível com Marcos de Andrade

Divulgação/Netflix

Um dos maiores sucessos brasileiros dos últimos tempos, Cidade Invisível trouxe sua segunda temporada para a Netflix há algumas semanas e é claro, vem causando burburinho entre os fãs. Com novas lendas, o seriado começa a explorar ainda mais a região Norte do Brasil, bem como suas histórias e mitos.

Divulgação

O foco da segunda temporada é o garimpo ilegal, um reflexo do que vem acontecendo diariamente em diversos lugares do Brasil. Índios assassinados, ativistas torturados e mortos, áreas desmatadas e espécies destruídas são apenas algumas das consequências do minério ilegal, reforçando ainda mais a importância da trama de Cidade Invisível no momento atual.

A convite da Netflix, tivemos a oportunidade de conversar com o líder dos garimpeiros ilegais de Cidade Invisível, o ator Marcos de Andrade, que vive o garimpeiro Danilo.

Divulgação

Logo no começo da série, é ele que protagoniza um dos piores assassinatos do seriado, que desencadeia toda a trama que vemos nos episódios seguintes.

Desde o começo eu tinha noção que o personagem ia para esse lado do garimpo. Essa tragédia com os povos indígenas é antiga e nos últimos anos nos ela vem se intensificando, se intensificando. E se intensificou de uma maneira muito brutal. A série precisou passar por essa mudança de perspectiva da primeira pra segunda temporada, no sentido de dar voz aos povos indígenas originários. Eu acho que era a coisa certa a fazer, na hora certa a fazer.

A dedicação de Marcos para viver Danilo em Cidade Invisível foi tanta, que o ator chegou a ficar horas estudando materiais e vendo vídeos sobre atividades ilegais relacionadas ao garimpo. Até o nome do maquinário ele acabou aprendendo e decorando.

Você tem acesso a um material muito vasto na internet. Existem até canais oficiais de garimpo no YouTube, com uma espécie de influencers do garimpo. E eles contam o cotidiano na integridade, tanto a questão do perigo como o funcionamento de tudo. Existem inúmeros documentários, desde os anos 70, que falam sobre a atividade garimpeira, esse faroeste cheio de mortes e assassinos contratados.

Mesmo vivendo um dos vilões de Cidade Invisível, Marcos garante que gostou muito de viver seu personagem:

O Danilo é um personagem incrível de viver. Ele é um assassino, com uma xenofobia retroalimentada dentro dele, que aumentou ainda mais com a chegada dos Castro. O personagem tem que afetar você de algum jeito e não é que você não possa julgar ele, mas você precisa exercitar em você o percurso dele, como ele chegou ali. Pra dar humanidade a um personagem você não precisa justificar o que ele faz, entender o que ele faz, justificar a existência dele. Mas você entende como ser humano, até que ponto um homem pode chegar por dinheiro, por aquilo que ele quer. Eu tento não ser caricato, um “vilãozão” tradicional.

O futuro de Cidade Invisível na Netflix ainda é incerto e os fãs mal podem esperar por novidades sobre uma possível terceira temporada. Nenhuma notícia foi confirmada ou oficializada até agora. A série está disponível com duas temporadas na plataforma de streaming.