Os fãs dos livros de Game of Thrones estão acostumados com a história do Príncipe Prometido. Por muito tempo, esperou-se que o arco de Jon Snow culminasse na história relatada nas antigas lendas, mas infelizmente a série da HBO seguiu por outro caminho. Agora, A Casa do Dragão traz novamente o conto, dessa vez pelos sonhos de Viserys Targaryen.
A profecia conta que o Príncipe Prometido será um herói que surgirá para libertar o mundo das trevas, o que presumivelmente sugere o Longo Inverno ou a vinda dos Caminhantes Brancos. Existem alguns critérios estabelecidos para a profecia que apontam para quem poderá ou não ser tal herói, começando pelo mais importante: a profecia é traduzida do valiriano, onde a palavra príncipe não tem gênero, ou seja, pode ser homem ou mulher. Além disso, é preciso que tal personagem:
- Seja nascido em meio ao sal e à fumaça, sob uma estrela sangrenta.
- Desperte dragões de pedra.
- Puxe das chamas uma espada chamada Luminífera, que será usada para combater as trevas.
O príncipe prometido é o mesmo que Azor Ahai?
Embora A Casa do Dragão ainda não tenha mencionado tal nome, os fãs de Game of Thrones devem se lembrar de teorias envolvendo o nome de Azor Ahai. Os termos são frequentemente usados para descrever a mesma coisa, mas Azor Ahai tem uma conotação ligeiramente diferente. O nome vem dos seguidores de R’hllor, o Senhor da Luz, como Melisandre afirma na série da HBO. Ele é mencionado em contos como um herói lendário que empunhou uma espada em chamas. Ao que tudo indica, o Príncipe Prometido pode ser a reencarnação de Azor Ahai.
Em A Casa do Dragão, quando Viserys conta à Rhaenyra sobre o grande segredo dos reis Targaryen, ele revela que Aegon, o Conquistador, teve um sonho sobre A Longa Noite e o fim do mundo através de uma grande escuridão vinda do Norte. Ele acreditava que apenas os Targaryens e seus dragões poderiam liderar os Sete Reinos contra o Rei da Noite.
O conhecimento de Rhaenyra sobre o sonho de Aegon é apenas uma das razões pelas quais ela acredita que tem que se sentar no Trono de Ferro. Viserys mostrou a Rhaenyra a adaga de Aegon, que tinha a profecia estampada em sua lâmina de aço valiriano.
“Do meu sangue vem o príncipe que foi prometido, e sua vontade será a Canção de Gelo e Fogo.”
É possível que o envolvimento da profecia seja apenas uma forma de ligar o enredo de A Casa do Dragão com uma teoria no universo de George Martin. O que os fãs querem saber, porém, é se o autor eventualmente confirmará a identidade do Príncipe Prometido em As Crônicas de Gelo e Fogo.