Titãs | Papel do Batman na série é revelado no primeiro episódio

A partir do momento em que a série de TV Titans / Titãs foi anunciada com Robin no papel principal, os fãs da DC se perguntaram como a história seria contada sem incluir o Batman. Mas a estreia confirma o papel do Batman na história de Dick Grayson da maneira mais clara possível – com uma participação especial do próprio Bruce Wayne.

O segredo foi revelado, agora que os fãs puderam ver não apenas a estreia de Titãs, mas também o segundo episódio, assumindo que eles estavam presentes na New York Comic Con para se juntar à diversão. Vendo como Brenton Thwaites (Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar) traz Robin, ex-ajudante de Batman, à vida foi uma questão importante. Mas com Gotham em seu espelho retrovisor, havia uma chance de deixar o Batman fora de sua história completamente. A aparição de Bruce Wayne pode não ser o que os fãs esperavam, mas sugere a presença contínua do Cavaleiro das Trevas em futuros episódios também.

Obviamente, qualquer um que deseje evitar até mesmo SPOILERS menores para a estreia da série deve parar de ler agora, mas basta dizer que o programa de TV está adaptando a história de origem de Dick, começando com sua família, os Flying Graysons e sua morte durante uma performance.

Quando a mística Raven toca a mão de Dick, as memórias do que veio depois da morte de seus pais não deixam dúvidas. Sentado atordoado ao lado do local onde sua mãe e seu pai morreram, as sirenes da polícia zumbindo ao redor, uma mão é gentilmente colocada no ombro de Dick – com a voz de um homem dizendo “eu quero ajudá-lo”.

E com isso, um momento muitas vezes esquecido no passado de Batman e Robin finalmente recebe alguma atenção: como Bruce Wayne primeiro se oferece para ajudá-lo, depois oferece amizade e, eventualmente, toma a tutela de Dick Grayson. As imagens que se seguem também parecem começar essa história, passando de uma sala de estar na Mansão dos Wayne, para uma carta manuscrita endereçada a Dick por seu novo mentor. Resta saber se foi Bruce tomando Dick sob sua asa naquele momento, ou Batman avistando um ajudante e sucessor. Mas considerando como Bruce está presente na mente de Dick neste primeiro episódio, duvidamos que os flashbacks sejam um dispositivo único – especialmente agora que Titãs foi renovada para a segunda temporada.

Para os fãs, a inclusão de Bruce Wayne, mesmo sem um ator na peça, significa que os criadores de Titãs não estão incomodados com as questões e conflitos em potencial uma vez propostos pelos céticos da DC. Não há como contar a história de Dick sem Bruce e Alfred – Dick é, publicamente, o filho adotivo de Bruce Wayne, sendo suas identidades de vigilante conhecidas ou não. Por enquanto, a equipe dos Titãs está mantendo Bruce fora do quadro, o que pode ser o melhor. E como já observamos anteriormente, a decisão de escalar Jason Todd ajuda a manter Batman fora da história, com sua influência sendo sentida, mas não necessariamente vista (o que soa como o tema principal com o qual Dick está lutando).

A mão de Batman vai evoluir para algo mais? Uma silhueta? Mais de sua voz? Os fãs terão que esperar para ver, mas agora há pelo menos motivos para esperar.

Titãs vai estrear na DC Universe em 12 de outubro de 2018 nos EUA, com lançamento internacional via Netflix.